segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Wines of Chile 2014

Wines of Chile 2014

No dia 6 de agosto, novamente os salões do Hotel Unique foram palco para um dos eventos mais aguardados do calendário de 2014, o Wines of Chile São Paulo. Com impecável organização da CH2A, os presentes puderam degustar uma vasta gama de vinhos de diferentes regiões Chilenas, um fantástico passeio pelos seus vales e climas, que acabam doando aos vinhos características únicas e marcantes.

Na sequência, comento alguns vinhos que, em minha opinião, tiveram um destaque positivo e surpreenderam pela qualidade e tipicidade oferecidas.



Aliara Odfjell 2009:
35% Syrah, 30% Carignan, 20% Malbec e 15% Cabernet Sauvignon. Nariz aberto, notas de especiarias, minerais, discreto tostado e frutas vermelhas maduras, com destaque para cereja. Elegante em boca, taninos redondos, mineral, fresco, excelente persistência.

Coyam 2011:
41% Syrah, 29% Carmenere, 20% Merlot, 7% Cabernet Sauvignon, 2% Mourvedre, 1% Petit Verdot. Intensa cor violeta. Aromas de frutas negras maduras, notas terrosas, de baunilha e uma pontinha mineral. Apresenta bom corpo, acidez viva, taninos macios, e muita fruta em evidencia. Final longo e persistente.

El Principal 2010:
95% Cabernet Sauvignon, 5% Carménère. Início fechado, após algum tempo em taça, revelou aromas de cerejas maduras, discreta nota herbácea, chocolate, baunilha e balsâmico. Fino, taninos presentes de ótima qualidade, boa acidez, fruta vermelha em profusão, um vinho ainda jovem e com grande potencial de guarda.

Casa Silva Carmenere Microterroir 2007:
Visual vermelho rubi intenso. Aromas típicos da casta, com destaque para notas herbáceas, de pimenta e frutas vermelhas. Em boca é um vinho denso, encorpado, acidez e taninos bem integrados e presença marcante de frutas vermelhas no final de boca.

Outer Limits Sauvignon Blanc 2011:
Visual amarelo palha. Nariz muito intenso, revelando aromas cítricos, minerais e herbáceos. Fresco, de acidez salivante, confirmando toda a palheta aromática em boca, final de boca elegante e sem amargor.


Cheers!
Lucas. 

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ALENTEJO, REGIÃO DE ENOTURISMO

ALENTEJO É CONSIDERADO  “MELHOR REGIÃO DE ENOTURISMO DO MUNDO”
PELO JORNAL USA TODAY
Esporão na rota do melhor destino de enoturismo do mundo



A região do Alentejo acaba de ser eleita como a “Melhor Região de Enoturismo do Mundo”, em votação promovida pelo Jornal norte-americano USA Today. A região competiu com concorrentes de peso, como o Napa Valley, na California e a região de Champagne, na França. 

No Alentejo, a vinícola Herdade do Esporão recebe milhares de turistas de todo o mundo. Com um complexo de Enoturismo, os visitantes podem conhecer mais sobre como os vinhos e azeites são produzidos, além de visita às vinhas, adegas e caves, e degustação. O Enoturismo do Esporão também comtempla passeios e piqueniques e almoço no restaurante comandado pelo chef Miguel Vaz. A grande novidade desta temporada de verão em Portugal são os sunsets aos finais de semana na esplanada, que contam com uma bela seleção de petiscos e vinhos, servidos ao ritmo de música.