quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Avant-Première Viñas de Colchagua



No dia 14 de outubro, em um agradável salão do Hotel Tivoli, 13 vinícolas da Associação Viñas de Colchagua apresentaram seus vinhos ao público.





O evento, com impecável organização da CH2A Comunicação, foi embalado do começo ao fim por trilha sonora de muito bom gosto, e contou ainda com didáticas “Ilhas Temáticas”, cada uma com as seguintes propostas: “Herança: vinhos de vinhedos antigos”, “Uvas Mediterrâneas e não-tradicionais” e “Carmenere de Colchagua”.



Mais sobre Colchagua:



A zona do Vale de Colchagua, palavra que significa “lugar de pequenas lagunas”, conta com ricas tradições e aspectos culturais muito interessantes de conhecer. Historicamente foi parte do império inca e posteriormente passou a ser o lugar escolhido pelas famílias da oligarquia do Chile para construir grandes mansões, algumas das quais continuam em pé.


O vale de Colchagua é outro dos vales transversais da zona central do Chile, cujas terras estão regadas pelas águas do rio Tinguiririca e no qual estão localizadas as cidades de San Fernando e Santa Cruz, duas das mais importantes da região, e algumas localidades de grande interesse turístico como Chimbarongo, Lolol ou Pichilemu.


Um ponto importante em sua visita ao vale é a conhecida Rota do Vinho Colchagua, que inclui adegas produtoras de vinhos tintos e brancos, reconhecidos internacionalmente por sua excelente qualidade, e tours para percorrer os vinhedos e provar os vinhos. Além disso, você encontrará hotéis, restaurantes, lojas de alimentos típicos, cavalgadas e o Trem do Vinho.


Porém, a cultura tradicional chilena cumpre um rol turístico igualmente importante. Chimbarongo, por exemplo, é um pequeno povoado que destaca pelo artesanato de vime, que você poderá conhecer inclusive desde a estrada em pequenos postos que estão do lado dela. Lolol, por sua parte, conta com o título de Zona Típica ou pitoresca, uma das categorias entregadas pelo Conselho de Monumentos Nacionais, graças a seu esforço por manter a formosa arquitetura colonial de séculos passados.


E se você quer conhecer um dos melhores balneários para praticar surf, não pode deixar de visitar Pichilemu, localizado na costa da região. A só 40 km ao leste você chega a Santa Cruz, onde poderá visitar o Museu de Colchagua, que alberga algumas das coleções mais importante em quanto ao acervo cultural nacional, conhecendo assim um pouco mais da história desta atrativa zona e do pais.


Fonte: http://chile.travel





A seguir, alguns dos vinhos que se destacaram durante o evento:




Casa Silva Edición Limitada Petit Verdot 2011:

Vermelho rubi intenso. Aromas de frutas negras, notas florais, especiarias e leve tostado. Elegante, mineral, taninos presentes, acidez gastronômica e longa persistência.




El Incidente Carménère 2011:

Vermelho rubi profundo. Nariz elegante, fresco, revelando aromas de frutas vermelhas, notas de chocolate, especiarias, tabaco e discreto herbáceo.




Viu 1 2011:

Visual purpura concentrado. Ao nariz, mostra-se intenso, porem elegante, aromas de frutas negras maduras, notas de especiarias, café e cedro. Complexo, fino, de taninos sedosos, exibe boa estrutura e corpo, acidez e mineralidade em harmonia, final de boca frutado e muito persistente.




Ramirana Gran Reserva Sauvignon Blanc e Gewurztraminer 2013:

Visual amarelo dourado. Extremamente aromático, notas florais, cítricas, herbáceas e mel. Em boca é untuoso, cítrico e mineral, demonstrando fantástica acidez e confirmando toda sua paleta aromática, termina fresco e com ótima persistência.



Cheers!
Lucas.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

VINHOS DA CORTES DE CIMA



Na noite de quarta-feira, dia 01/10/2014, na companhia de 9 confrades, realizamos desgustação de 7 vinhos da Vinícola Cortes de Cima, importados pela Adega Alentejana.
O encontro foi coroado com jantar no Restaurante Zéffiro, localizado no bairro da Bela Vista (SP), com serviço de vinhos de forma correta por seu sommelier  Chagas.





A Cortes de Cima, foi fundada em 1988 e está localizada perto de Vidigueira no Alentejo. 
É uma propriedade familiar formada por um casal, sendo um dinamarquês e uma americana que partiram em um veleiro a procura de um lugar para criar uma família, encontrar terras para plantar vinhas e produzir vinhos. Foi assim que descobriram as terras do Alentejo, onde se estabeleceram.
A seguir a descrição dos vinhos:


SAUVIGNON BLANC  2013

100% Sauvignon  Blanc         AH13,5%


Aromas perfumados a relva, maracujá e frutas cítricas. Intenso no paladar com acidez vibrante, equilibrado e ótima persistencia.



CORTES DE CIMA TINTO  2011

35% Aragonêz, 35% Syrah, 13% Touriga Nacional, 7% Petit Verdot, 5% Alicante Bouschet e 5% Cabernet Sauvignon          AH14%


Estagiou 12 meses em barricas, sendo (80%) em carvalho francês e (20%) em carvalho americano.
Aroma intenso de frutas vermelhas, com notas de especiarias e baunilha. Suave e macio no palato, bem equilibrado e final persistente.


SYRAH  2011 

100% Uva Syrah     AH14%


Passou 8 meses por barricas de carvalho francês e americano.
Seus aromas predominantes são de frutos negros, tom vegetal, com notas de especiarias e baunilha.
Na boca é sumarento com taninos polidos e presente que proporcionam excelente estrutura.



ARAGONÊZ 2011

100% Uva Aragonêz    AH14%


Envelheceu 9 meses em barricas, sendo (80%) de carvalho francês e (20%) de carvalho americano.
Desponta um aroma balsâmico, especiarias, discretamente mentolado com notas vegetais.
No paladar apresenta taninos suculentos, saboroso frutado, muito frescor e final de boca longo.



TRINCADEIRA 2011

100% Trincadeira     AH14%


Passou 6 meses por barricas de carvalho francês.
Seus aromas lembram ameixa madura com canela, rico em frutas vermelhas com algumas notas de terroso e boa persistência. 
Seu paladar é suave e redondo, boa concentração de frutas e final com boa acidez.



PETIT VERDOT 2010

100% Uva Petit Verdot    AH14%


Envelhecido 12 meses em barricas de carvalho francês.
Boa complexidade aromática, lembrando groselha negra com notas de menta, especiarias e madeira tostada.
Na boca concentrado e intenso, equilibrado com taninos poderosos, acidez natural e refrescante. Este vinho pelas suas características pede comida para ser melhor apreciado. 





HOMENAGEM A HANS CHRISTIAN ANDERSEN 2010

100% Uva Syrah       AH14%


Este vinho foi produzido em comemoração ao bicentenário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e em ano que não se produziu outro vinho ícone da Cortes de Cima, ou seja, o vinho Incógnito, cuja produção somente ocorre em anos de safras excepcionais.
Estagiou 8 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Seus aromas são complexos a tabaco, baunilha, especiarias e frutas vermelhas.
Na boca é carnudo, doce, equilibrado, apresentando frutas vermelhas bem presentes no paladar, terminando com taninos macios e acidez agradável.




Até o próximo post

Clovis Pavan

 

American Wine Show - Os Vinhos







Uma imersão, completamente focado em vinhos Americanos! Para mim foi assim que se resumiu os dias 23 e 24 de setembro, datas em que pude conhecer e degustar fantásticos exemplares provenientes de Napa Valley, Sonoma, Oregon e Washington.


Sob a batuta da importadora Smart Buy Wines e com divulgação da Inbox Comunicação, diversos representantes e personalidades do vinho Americano estiveram em São Paulo com a finalidade de apresentar e difundir os vinhos de seu país, tão pouco conhecidos por aqui.





Nesse primeiro post, irei comentar sobre os vinhos oferecidos durante almoço no BOS BBQ, que como o nome já diz, tem como carro chefe o churrasco típico americano.



Chateau Montelena Chardonnay 2010:

Visual amarelo dourado. Fresco e ainda jovem, revelando aromas florais e de frutas brancas, notas minerais e discreto amendoado. Elegante, confirmou suas características olfativas em boca, adicionado um toque cítrico envolto por leve baunilha, final longo e sem arestas.



Duckhorn Merlot 2011:

Corte: 83% Merlot, 10% Cabernet Sauvignon, 2,5% Petit Verdot. 2,5% Malbec e 2% Cabernet Franc. Vermelho rubi brilhante. Aromas abertos, com destaque para notas de cereja, especiarias, alcaçuz e tabaco. Sedoso, taninos finos, mineral, excelente concentração de frutas vermelhas frescas em um final de boca persistente e complexo.



Clos du Val Cabernet Sauvignon 2010:

Corte: 86% Cabernet Sauvignon, 5% Merlot, 7% Cabernet Franc e 2% Petit Verdot. Vermelho rubi intenso. Nariz elegante, com aromas de frutas vermelhas maduras, notas de chocolate, pimenta preta, defumados e leve herbáceo. Complexo, fino, taninos macios de boa qualidade, acidez e mineralidade presentes, termina persistente com um toque de baunilha e frutas vermelhas.



Ferrari-Carano Prevail West Face 2005:

Corte: 65% Cabernet Sauvignon e 35% Syrah. Vermelho rubi com discreto alo. Aromas de frutas vermelhas maduras, anis e uma nota doce. Encorpado, confirma os aromas no palato, prevalecendo a nota doce.



Buena Vista Zinfandel Sonoma 2010:

Vermelho intenso. Potente aroma de frutas negras (ameixa e mirtilo) e notas de baunilha e especiarias. Denso e estruturado, bem característico da casta, entregando muita fruta madura em boca, taninos ricos, acidez presente, final longo e persistente. Companhia ideal para um BBQ.



Silver Oak Alexander Valley Cabernet Sauvignon 2008:

Vermelho rubi brilhante. Um show de elegância nos aromas, floral, frutas vermelhas, especiarias e discreta nota de cedro. Paladar expressivo, fino, taninos macios, acidez gastronômica, o floral e frutado do nariz é intenso e presente, final de boca persistente e elegante.



Gordon Estate Syrah 2010:

Vermelho rubi intenso. Aromas de frutas negras maduras escoltados por notas herbáceas, terrosas, de especiarias e defumado. É um vinho concentrado, vivo, de taninos sedosos e acidez equilibrada, confirmando seus aromas no palato, com destaque para um gostoso defumado e final de boca muito persistente. Para mim, o grande destaque do almoço, extremamente elegante e ao custo de R$ 152 reais no site da importadora, exibe uma relação custo/beneficio imbatível em relação aos seus pares do Novo Mundo.


Cheers!
Lucas.