segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Maior exportação de espumante brasileiro já feita para a Suécia é da Miolo

Espumante do Vale do São Francisco batizado pelos suecos com o nome de Cuvée N°7 ganha distribuição nacional e já está disponível nas 448 lojas do Systembolaget -




 

A Miolo Wine Group acaba de escrever um capítulo histórico para o vinho brasileiro ao realizar a maior exportação de espumante já feita pelo Brasil para a Suécia. O lote de 200 mil garrafas – 17 mil caixas de 12 unidades – do espumante brut Cuvée N°7, elaborado com uvas Chenin Blanc cultivadas na Vinícola Terranova, em Casa Nova (BA), no Vale do São Francisco, saiu do Porto de Salvador em junho e já está disponível para os consumidores em todo o território sueco. Com distribuição nacional, o rótulo pode ser encontrado nas 448 lojas do Systembolaget, rede estatal que controla a comercialização de bebidas alcoólicas no país.

 

Com vendas em ritmo acelerado, já há expectativa de que novos lotes atravessem o Atlântico em menos de um ano. Para celebrar o feito, o Export Manager da Miolo Wine Group, Lucio Motta, estará em Estocolmo no dia 21 de setembro para o lançamento oficial. Segundo ele, a conquista é fruto de um trabalho de longo prazo: “Esse marco é resultado de meses de dedicação, de relações construídas e de investimentos consistentes em feiras internacionais. Todo o time está muito feliz em representar o vinho brasileiro na Suécia, um mercado altamente exigente, e comprovar que o Brasil tem espumantes de qualidade para conquistar o mundo”, destaca.

 

O espumante da Miolo foi o único escolhido em uma degustação às cegas entre diversos rótulos brasileiros, dentro de um processo de licitação internacional. O nome Cuvée N°7 foi definido pelo próprio importador, que associou o número ao simbolismo universal da sorte, além de ter participado ativamente da criação do rótulo junto com a Miolo.

 



Segundo os organizadores da licitação, a decisão pela Miolo considerou não apenas a qualidade sensorial do espumante — com equilíbrio de açúcar, acidez e álcool —, mas também critérios de sustentabilidade e competitividade, como o peso da garrafa, adequado aos padrões ecológicos estabelecidos pela Suécia, além do preço.

 

Com presença consolidada em mais de 30 países, a Miolo reafirma sua posição como a maior exportadora de vinhos finos do Brasil. A empresa possui cinco unidades em terroirs distintos: quatro no Brasil — Vale dos Vinhedos (RS), Campanha Meridional (RS), Campanha Central (RS) e Vale do São Francisco (BA) — e a Bodega Renacer, em Mendoza (Argentina). Seu portfólio soma mais de 150 rótulos.

 

Informações para a imprensa:

Jornalista Lucinara Masiero – MTB 16.950

lucinara@conceitocom.com.br

@agenciaconceitocom

 

Região Demarcada dos VINHOS VERDES intensifica conexões com o Brasil



A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) retorna ao Brasil com uma nova programação de eventos já em outubro. Degustações livres e comentadas serão promovidas no dia 6 (segunda-feira), no Palácio de São Clemente, com o apoio do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e da Câmara Portuguesa do Comércio e da Indústria Rio de Janeiro. E na cidade de Florianópolis (SC), no dia 8 (quarta-feira), no LK Design Hotel.

A programação contará com a participação de cerca de 20 vinícolas portuguesas e foi pensada para dois públicos distintos: o período da tarde (14h30 às 17h30) será dedicado a profissionais do setor e mídia, enquanto o início da noite (17h30 às 19h30) será aberto aos consumidores.

Além da degustação livre, haverá apresentações guiadas por especialistas brasileiros, nomeadamente Alexandre Lalas (editor Revista Gula) e Tita Morais (sommelier) no Rio e Eduardo Araújo (sommelier) e Cris Santanna (criadora de conteúdos especializada) em Florianópolis.

O objetivo é aproximar ainda mais o consumidor brasileiro da Região dos Vinhos Verdes, localizada em Porttugal, entre o Douro e o Minho, em uma paisagem marcada por montanhas, rios, o verde exuberante da natureza e o azul do Atlântico, dando a conhecer os seus terroirs únicos que dão origem a vinhos únicos, reconhecidos pelo frescor, leveza e versatilidade.




Tradição, inovação e proximidade com o mercado brasileiro

A CVRVV vem intensificando sua presença no Brasil por meio de degustações, feiras e mastarclasses, apresentando ao público uma seleção primorosa de produtores, que unem história e tradição a investimentos constantes em tecnologia, resultando em vinhos de qualidade excepcional, que refletem tanto a riqueza desse terroir quanto a modernidade da vitivinicultura portuguesa.

Nos encontros no próximo mês de outubro, os participantes terão a oportunidade de conhecer rótulos de diversos perfis — dos monovarietais, como Alvarinho, Loureiro e Avesso, a vinhos de vinhas velhas, com passagem em carvalho, de safras mais antigas, além de tintos expressivos como Vinhão, Alvarelhão e Borraçal.

A região promete assim diversidade, propondo vinhos para todos os estilos e ocasiões. Evoca ainda a sua capacidade de evolução, de harmonização e uma oferta excepcional de enoturismo – a Rota dos Vinhos Verdes é um convite a mergulhar na história de Portugal, visitar vinícolas, trilhar paisagens deslumbrantes e apreciar a culinária regional em meio a um patrimônio cultural e natural de rara beleza.

 

Vinhos que combinam com o Brasil

O Brasil ocupa hoje a quinta posição entre os maiores mercados consumidores de Vinhos Verdes, reflexo de uma afinidade natural entre o estilo desses rótulos e a cultura local. Sua acidez vibrante e frescor fazem deles a escolha ideal para o clima tropical e para harmonizar com a diversidade da gastronomia brasileira: da feijoada ao peixe fresco, dos pratos mais leves às receitas mais condimentadas. São vinhos democráticos, que agradam a todos os gostos e acompanham diferentes ocasiões de consumo.


Programação das atividades da Região Demarcada dos Vinhos Verdes no Brasil

Grande Degustação no Rio de Janeiro
06 de outubro

14h30 - 17h30 para trade e press

17h30 - 19h30 para consumidor
Palácio de São Clemente

Grande Degustação em Florianópolis

08 de outubro

14h30-17h30 para trade e press

17h30-19h30 para consumidor
LK Design Hotel 

Entrada franca, sujeita a inscrição prévia online, sujeita a validação e lotação:
https://bit.ly/VinhosVerdes2025


 

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Vinícola Basso, de Farroupilha, RS, traz novos rótulos na Prowine 2025



Participação na ProWine 2025 e a inclusão de novas marcas, como a argentina Finca Rivadávia e a portuguesa Porta da Ravessa, da Adega de Redondo, com vinhos DOC Alentejo, fazem parte das comemorações

 

A Vinícola Basso comemora 85 anos de história e para celebrar essa trajetória e intensificar sua presença no mercado estará na ProWine em São Paulo apresentando vinhos de países que são referência na produção vinícola, como Finca Rivadavia, da região de Mendoza, Argentina, Toro de Piedra, do Chile, e o grande lançamento na ProWine 2025: a entrada no portfólio da Porta da Ravessa, DOC Alentejo da Adega de Redondo, Portugal. “Somos produtora, importadora e distribuidora, presente em todo o território brasileiro. Possuímos uma curadoria criteriosa de vinhos e espumantes, selecionando rótulos reconhecidos internacionalmente”, segundo a coordenadora de marketing Fernanda Lima.

 

A trajetória da vinícola traz uma herança de história e pioneirismo na criação e desenvolvimento de vinhos e espumantes. Teve início com Vitório Basso, que trouxe para o Brasil no final do século XIX as primeiras mudas de videira da Itália, e posteriormente foi fundada em 1940 por Hermindo Basso em Farroupilha, na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, cidade que marca o início da colonização italiana no Brasil. A Basso possui o IP Farroupilha – Capital Nacional do Moscatel, o terceiro maior produtor vitivinícola do país, maior produtor nacional de uva moscatel, e segunda posição no estado na produção de uvas vitis vinífera.

 

Atualmente, a Basso conta com mais de 170 rótulos de diferentes países. No Brasil, possui uma área construída de 10 mil metros quadrados com vinhedos próprios para a produção de vinhos especiais e o produto do trabalho agrícola de mais de 200 famílias que somam cerca de 800 hectares de uvas plantadas e 13 milhões de quilos de uvas processadas. Para os vinhos tintos Reserva e Gran Reserva, são selecionadas uvas da Campanha Gaúcha. “O nosso cuidado com a qualidade dos produtos marcam uma trajetória de aprimoramento, reconhecida com mais de 300 premiações nacionais e internacionais pela excelência de nossos vinhos e espumantes”, diz a coordenadora de marketing.

 

MARCAS

 

Finca Rivadavia | Argentina - A Vinícola Basso traz ao Brasil uma viagem rica em cultura e sabor por terroirs únicos de Mendoza com a inclusão da marca argentina Finca Rivadávia, com vinhos Varietais, Reserva e Gran Reserva. São vinhos com garantia de procedência e qualidade, produzidos com uvas provenientes de vinhedos próprios da Bodega Eugênio Ferreyra, localizada em Rivadavia - província de Mendoza - Argentina.



Porta da Ravessa | Portugal - Desde 1990 a Porta da Ravessa, da Adega de Redondo, é referência quando se fala em vinhos DOC Alentejo, que estreia com os rótulos Special Edition, Reserva e Grande Escolha. Nova parceria da Vinícola em terras brasileiras, é o grande lançamento da ProWine 2025.

 

Toro de Piedra | Chile - A marca chilena Toro de Piedra traz vinhos de caráter singular e uma qualidade de excelência. O toque pessoal e familiar da Viña Requingua, uma vinícola familiar localizada na região de Sagrada Família, no Valle de Curicó, produz vinhos de alta qualidade nos terroirs mais destacados do Chile, marca com o Gran Reserva mais vendido no Chile e está entre os cinco mais vendidos no Brasil. Uma marca Survalles Wine Group.

 

Alma de Lisboa | Portugal - Entrou para o portfólio em 2023, reforçando a distribuição ao mercado brasileiro e as parcerias internacionais da Vinícola Basso. Uma marca Adega São Mamede da Ventosa.

 

Santa Alba | Chile - Marca Survalles Wine Group de vinhos chilenos, importados com exclusividade pela Vinícola Basso.

 

Mayos - É uma marca multi origem com rótulos tanto produzidos pela Vinícola Basso como outros selecionados pelo mundo, com conceito de exclusividade para o canal especializado. O Mayos Nature ganhou 92 pontos no guia Descorchados 2025.

 

Monte Paschoal | Brasil | Premium Wines - É a marca mais premiada da Vinícola Basso, produzida em Farroupilha, com terroirs selecionados que vão da Serra até a Campanha Gaúcha. O Monte Paschoal Moscatel Rosé ganhou 92 pontos no guia Descorchados, sendo eleito por quatro anos o melhor moscatel da América Latina.

 

VINÍCOLA BASSO

Site

vinicolabasso.com.br

Siga em

@vinicolabasso

Endereço: Rod. VRS 834 km 9,14 S/N – Farroupilha – RS

Telefone: (54) 2109-7400

 

Informações para imprensa:

Cristina Bielecki

Contato: (11) 99111-8970

crisbielecki@uol.com.br

@crisbielecki


quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Vinho no Boteco ganha unidade na Vila Mariana

Após o sucesso da primeira unidade em Pinheiros, o Vinho no Boteco agora chega ao bairro da Vila Mariana.

Sob o comando da empresária Daniela Ferigato, a nova unidade será inaugurada na segunda-feira 25 de agosto, na famosa rua Joaquim Távora, 1306. A proposta segue a mesma: oferecer rótulos com ótimo custo-benefício, em um ambiente descontraído, ao lado de um cardápio recheado de boas opções de petiscos.

Decorado com objetos garimpados pela proprietária, o ambiente se divide entre salão interno, calçada e Parklet. No piso superior, haverá um espaço para eventos fechados, a partir de 10 pessoas.

O cardápio foi elaborado pela chef Marciele Médice, com ótimas opções para compartilhar. Entre as sugestões, Tiras de Mignon (R$ 89) com fonduta de queijos; Panceta com Agrião (R$ 74) que acompanha batatas ao murro, goiabada cascão defumada e picante; Bolinho de Costela (R$ 59) com molho de cerveja preta; Choripan Vegano de Cogumelos (R$ 69) com chimichurri e vinagrete no pão de tapioca.

Também vale provar o trio de risotos: de Cogumelos (R$ 55), Limão Siciliano (R$ 51) e Parmesão (R$ 49). Como sobremesa, Brigadeiro de colher da chef (R$ 18) e Churros com doce de leite, que chegam em versões com 3 ou 7 unidades (R$ 28 e R$ 79).

Para acompanhar, o boteco oferece cerca de 80 rótulos entre o velho e novo mundo, incluindo muitas opções em taças. A carta está dividida entre Tintos, Brancos, Rosés e Diferentões, além de Champagnes, Espumantes e Cavas.

A proposta da casa é receber desde os conhecedores de vinho, que querem degustar bons rótulos de uma maneira relaxada e despretensiosa, até o público iniciante.



VINHO NO BOTECO:

Endereço: Rua Joaquim Távora, 1306 – Vila Mariana – São Paulo
Horário de Funcionamento: Terça a quinta, das 16h à 00h. Sexta a domingo, das 16h à 01h.
Telefone: 11 91992-8754 (whatsapp)
Capacidade: 60 lugares
Possui acessibilidade
@vinho.no.boteco

 

Lais Araujo

Gina von Hertwig Comunicações
Tel: (11) 5044-0550 / (11) 99510-7497
lais@ginacomunicacoes.com.br

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

VINHO – TUDO QUANTO HÁ: Um brinde à cultura, ao prazer e ao futuro do vinho, por Júlio Anselmo de Sousa Neto

 


Ipê das Letras apresenta Vinho Tudo quanto , escrita por Júlio Anselmo de Sousa Neto, uma obra que mergulha na história, ciência, prazer e complexidade do universo dos vinhos sem floreios nem fórmulas prontas. Indicado para enófilos iniciantes e experientes, sommeliers, produtores e amantes da bebida, o livro traz uma abordagem abrangente, envolvente e crítica sobre tudo que envolve o vinho: da uva ao mercado, do terroir à saúde, das rolhas à filosofia, propondo uma descoberta cultural e sensorial sem paralelo. Com uma escrita direta, rica e apaixonada, o autor entrega uma narrativa que instrui, encanta e transforma a forma como entendemos e degustamos o vinho.

Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o mundo enfrenta uma crise na produção e consumo de vinho, com desafios climáticos, pragas e novas demandas de mercado. Em meio a isso, Vinho Tudo quanto oferece uma cartografia completa e acessível para entender o passado, o presente e os dilemas do futuro da vitivinicultura global.

 

SINOPSE

Mais que um livro sobre vinhos, esta é uma obra sobre tudo o que o vinho representa: cultura, ciência, tradição, inovação e emoção. Reunindo textos publicados ao longo de 20 anos e capítulos inéditos, Júlio Anselmo percorre com maestria temas como doenças que ameaçam vinhedos, uvas esquecidas, enoturismo, vinhos brasileiros e de regiões exóticas, análises sensoriais, saúde, mercado, história, polêmicas e curiosidades tudo narrado com paixão e profundidade. Um verdadeiro mapa do tesouro para quem deseja compreender e se encantar com o universo do vinho.




SOBRE O AUTOR


Júlio Anselmo de Sousa Neto é enófilo, professor, colunista da revista Vinho Magazine e autor de três livros e centenas de artigos sobre vinhos. Com mais de quatro décadas dedicadas à pesquisa e ao ensino do tema, Júlio é referência no Brasil e reconhecido por sua atuação como divulgador, educador e defensor da cultura do vinho



SOBRE A IPÊ

 

A Ipê das Letras está na linha de frente das publicações de novos autores brasileiros contemporâneos, transformando o cenário literário com uma abordagem inovadora. Nossa missão é democratizar a literatura, oferecendo aos leitores uma diversidade de obras em todos os gêneros e proporcionando oportunidades únicas para autores talentosos. Acreditamos que a literatura é uma ferramenta de inspiração e transformação, convidando todos a explorar novas ideias e emoções. Juntos, buscamos romper barreiras literárias e criar experiências de leitura inesquecíveis