sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025 chega em Videira - SC

 Premiação visa aproximar produtores e consumidores e mostrar a qualidade alcançada pelo vinho de mesa brasileiro -



O Brasil é, ao lado dos Estados Unidos, um dos maiores produtores de vinhos de uvas híbridas e americanas do mundo. Os vinhos de mesa representam a identidade vinícola nacional e as tradições dos imigrantes europeus. O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa visa mostrar ao mercado nacional o salto de qualidade que esse produto vem dando, através de intenso investimento e dedicação por parte de seus produtores.

 

“Um dos objetivos do concurso é implementar e consolidar a ideia de que os vinhos de uvas híbridas – muitas delas excepcionalmente desenvolvidas ao longo de anos de pesquisas e do trabalho dedicado dos melhores técnicos em agricultura do país – oferecem qualidade, boas características organolépticas e, consumido com moderação, também traz benefícios à saúde”, diz Zoraida Lobato, organizadora do concurso.

 

De acordo com dados de estudo da OIV – Organização Internacional da Uva e do Vinho, o Brasil se destaca como líder na América Latina em expansão da área de vinhedos, com um aumento de 1,5% em 2023, alcançando 83 mil hectares (Dados da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB). Segundo a executiva, a realização do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa também destaca os investimentos que os produtores estão fazendo em recursos humanos, financeiros e tecnológicos na produção do vinho de mesa, para oferecer produto de melhor qualidade com competitividade para o consumidor, mercado que representa 80% do consumo brasileiro.

 

Esses dados também refletem o aumento na participação dos produtores de vinhos de mesa nesse concurso que, desde a primeira edição, vem crescendo e deve alcançar agora na edição de 2025 um aumento de 25% em amostras inscritas vindas de todas as regiões produtoras: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. “O concurso proporciona ao vinho de mesa ganhar visibilidade no varejo, além de estimular o comércio eletrônico, fazendo com que o produto alcance novos consumidores”, destaca a executiva.

 

Sobre o Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025

 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM 2025 será realizado de 22 a 24 de abril na sede da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, localizada na Estação Experimental de Videira, SC. As inscrições para participação serão aceitas até o dia 08 de abril e a data limite para envio das amostras é dia 14 de abril.

 

A realização desse concurso conta com o apoio da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS - Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG, Sindivinho RS, SPVinho, Sindusvinho – São Roque e AGAVI – Associação Gaúcha de Vinicultores.

 

As amostras serão provadas às cegas por jurados brasileiros, entre enólogos e jornalistas especializados. A premiação é feita em três categorias pela ordem de pontuação: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.

 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa é uma iniciativa que conta com a expertise dos mesmos organizadores do Brasil Selection by CMB - Concours Mondial de Bruxelles que já está na sua 25ª edição.

 

Serviço

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa - CBVM

Data: 22 a 24 de abril

Local: Epagri – Estação Experimental de Videira, SC

 

Inscrições

www.concursovinhosdemesa.com.br

Data limite para inscrições: 08 de abril

Data limite para envio de amostras: 14 de abril

 

Siga nas redes

@cbvinhosdemesa

 

Informações para imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970

 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Uma geladinha sustentável, por favor, seu garçom!


 Os tipos de cerveja que vão estar no copo do brasileiro em 2025 e os hábitos de consumo das novas gerações que tendem a moldar e impulsionar o mercado nos próximos anos


Coordenadora de Marketing da O-I Glass, Raissa Almeida. 




Segundo a Euromonitor International – empresa britânica que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre setores econômicos do mundo todo –, embora o mercado de cerveja no País tenha crescido 3%, em média, nos últimos três anos, e dado um ligeiro salto de 1%, em 2024, ultrapassando os mais 14,6 bilhões de litros consumidos pelos brasileiros, os novos hábitos de consumo das gerações Millenium e Z serão determinantes para impulsionar as preferências à mesa nos próximos anos.

 

Em 2020 houve uma expressiva retração do mercado de cerveja devido à pandemia de Covid-19, que deixou legados, como a maior conscientização da população para questões relacionadas à saúde física e mental. O impacto disso se reflete no consumo de bebidas alcoólicas no geral. No caso das cervejas, observamos mudanças em dinâmica e preferência: as pessoas estão bebendo menos, porém melhor. É o que chamamos de “premiunização”, quando o consumidor passa a escolher marcas de maior valor agregado, mesmo que isso signifique reduzir a quantidade consumida.

 

Outra tendência que pegou carona no período pós pandemia foi a de “saudabilidade”, com o consumidor passando a reduzir ou parar totalmente o consumo de bebida alcoólica, buscando versões zero álcool ou com baixa caloria. Esse movimento é impulsionado sobretudo pela geração Z, ou pós-millenial, hoje na faixa etária dos 20 anos, bastante sensível ao chamado consumo consciente, cujo conceito amplo inclui modo de produção sustentável, qualidade e rastreabilidade dos produtos, preservação do meio ambiente, dentre outros aspectos.

 

A união dessas duas tendências, premiunização e saudabilidade, tem sido muito positiva para o vidro, embalagem que mais agrega valor às marcas e a única 100% inerte, ou seja, que conserva as características originais do produto envasado, sem riscos de contaminação por resíduos ou micropartículas, como pode acontecer com embalagens feitas de outros materiais.

 

Esse contexto fez com que as gigantes Ambev e Heineken, principais fabricantes de cerveja no Brasil e no mundo, se movessem para acompanhar e atender a demanda de consumo, ampliando seus portfolios lançando versões zero álcool e com menos calorias de suas principais marcas, como a Heineken 0.0%, Budweiser Zero, Corona Cero Sunbrew, Michelob Ultra e Amstel Ultra. O sucesso desses lançamentos se refletiu em números: 2024 foi o ano em que esse segmento se consolidou, apresentando crescimento médio de 25% no volume de litros consumidos, em relação ao ano anterior. 

 

Embalagens menores e individuais também têm sido uma outra estratégia adotada pelos fabricantes de cerveja para cativar os jovens consumidores, que apresentam maior necessidade de experimentação. Em 2024, houve um crescimento de 4,8% na produção desses itens no Brasil, que passam a ocupar cada vez mais espaço nas gôndolas de supermercados.

 

Por serem descartáveis, o aumento da demanda por embalagens menores poderia resultar na geração de mais lixo. Para evitar esse possível impacto negativo ao meio ambiente, a indústria de embalagens de vidro e as marcas de cerveja se uniram para desenvolver versões retornáveis das tradicionais long necks. Dessa forma, entregam ao consumidor solução para atender suas aspirações e ideais de consumo consciente e sustentável – necessidades que seguirão em curva ascendente.

 

(*) Raissa Almeida é formada em Administração e Marketing, e atua como Coordenadora de Marketing da O-I Glass

 

Sobre a O-I Glass

Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser líderes na produção de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022. Saiba mais sobre nós: O-I Glass /Facebook / Twitter / Instagram / LinkedIn

 

Informações à imprensa | Ketchum

Adelson Júnior | adelson.junior@ketchum.com.br| Tel.: 11 99853-0729

Jaqueline Frederes | jaqueline.frederes@ketchum.com.br | Tel.: 11 99148-4478

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Cachaça Trade Fair acontece entre os dias 20 e 22 de maio

 Em sua 9ª edição, a Cachaça Trade Fair, evento 100% B2B, voltado para os profissionais e produtores dos segmentos de cachaça e demais destilados, será entre os dias 20 a 22 de maio de 2025, das 14h às 20h, no Pavilhão de Exposições Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. 

 

Para a edição 2025, estão confirmados produtores de cachaça e destilados, abrangendo fabricantes de equipamentos para destilaria, fornecedores de insumos, fabricantes de rótulos e embalagens, importadores, exportadores e distribuidoras, entre outros.

 

Simultaneamente à feira, acontece o CICAVI - Congresso Internacional da Cachaça e do Vinho, com uma grade de palestrantes de profissionais de destaque, brasileiros e estrangeiros, palestras específicas do setor e cursos de mixologia, entre outros. No espaço Spiriturismo Space, serão apresentadas as rotas de destilarias do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinou termo de cooperação com a organização do evento para o fomento à imagem e à produção de bebidas tipicamente paulistas e brasileiras. O setor de elaboração de destilados, com a cachaça à frente, tem raízes históricas que remontam ao período colonial no Estado, mas têm vivido em tempos recentes momentos de intenso desenvolvimento na qualidade, refinamento e valor agregado.

 

“É nosso dever e é com muito orgulho que nos propomos a levar adiante o sucesso dos produtos paulistas e brasileiros diante do mundo, encargo que assumimos e temos cumprido ao longo de décadas de atuação séria e comprometida com os setores produtivos”, diz a diretora-executiva do evento, Zoraida Lobato.

 

Cachaça Trade Fair conta com parceiros e apoiadores como o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), Defesa Agropecuária, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Turismo de São Paulo e Associação Comercial de SP.

 

O credenciamento para os visitantes profissionais do setor é gratuito e já pode ser feito diretamente no site do evento, que traz as informações completas e inscrições para os congressos, concursos, master class e como participar.




Serviço

Cachaça Trade Fair

Data: 20 a 22 de maio

Horário: das 14h às 20h

Local: Pavilhão de Exposições Amarelo do Expo Center Norte, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP

 

Credenciamento

As inscrições já estão abertas e o credenciamento pode ser feito diretamente no site https://www.cachacatradefair.com.br/

 

Mais informações

e-mail eventos@marketpress.com.br 

(11) 98347-2093

https://www.cachacatradefair.com.br/

 

Informações para imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

CELLAR VINHOS promove jantar exclusivo com EGON MÜLLER, ícone mundial do vinho, na Cellar Cave


São Paulo, 13 de janeiro de 2025 – A Cellar Vinhos, única importadora brasileira a trazer os renomados rótulos de Egon Müller, o maior produtor de Riesling do mundo, realizará no próximo dia 31 de janeiro um evento histórico no universo dos vinhos no Brasil: um jantar harmonizado com a presença do próprio produtor, no aconchegante e sofisticado ambiente da Cellar Cave, localizada na Vila Nova Conceição, em São Paulo.

 

Egon Müller é reconhecido mundialmente como um dos maiores nomes da viticultura, responsável por vinhos que transcendem o paladar e figuram entre os mais caros e desejados do mundo. O icônico Scharzhofberger Riesling Trockenbeerenauslese, por exemplo, combina terroir singular, expertise secular e uma produção extremamente limitada, com uvas colhidas grão a grão, consolidando-se como uma verdadeira joia do Mosel, na Alemanha.

 

O evento contará com um menu exclusivo, elaborado pela chef Giovanna Perrone, vencedora do programa Mestre do Sabor e ex-chef do renomado restaurante Pipo. A harmonização será cuidadosamente pensada para exaltar a complexidade e elegância dos rótulos de Egon Müller, proporcionando uma experiência sensorial inesquecível.

 

Com vagas limitadíssimas, o jantar será uma oportunidade única de degustar vinhos icônicos em um ambiente intimista, enquanto Egon Müller compartilha histórias e curiosidades sobre sua trajetória e os segredos por trás de seus vinhos lendários.

 

Serviço

O que: Jantar harmonizado com Egon Müller

Quando: 31 de janeiro de 2025

Onde: Cellar Cave – Vila Nova Conceição, São Paulo

Mais informações e reservas: diretamente com a importadora

Vagas: limitadas

 

Sobre Egon Müller

Egon Müller IV é a quinta geração de uma família com mais de dois séculos de história na viticultura. Seus vinhos são reconhecidos pela excepcional longevidade, equilíbrio e profundidade de sabores, características que os tornam únicos e reverenciados no mundo todo.

 

Sobre a Cellar Vinhos

A Cellar Vinhos é referência no Brasil em curadoria de rótulos exclusivos e experiências enogastronômicas. Importadora oficial de Egon Müller no país, oferece mais de 1.500 rótulos, que podem ser encontrados em sua loja, no site e no restaurante e wine bar Cellar Cave.

 

CELLAR CAVE

Endereço: Rua Diogo Jácome, 372 – Vila Nova Conceição
Telefone: 11-93260-2000
Horário de funcionamento: Terça, das 19h às 22h30. Quarta à sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30. Domingo, das 12h às 15h30.
Possui acesso à deficientes. Aceita todas as bandeiras de cartões.
Site: https://www.cellarvinhos.com/
Instagram: @cellar.cave

 

Luciana von Hertwig Ferraz Mesquita

Gina von Hertwig Comunicações

Tel: (11)5044-0550

Cel (11) 99648-0128

luciana@ginacomunicacoes.com.br

www.ginacomunicacoes.com.br

Wine São Paulo Trade Fair acontece entre os dias 20 a 22 de maio de 2025



A 9ª edição da Wine São Paulo Trade Fair, evento 100% B2B, voltado para os profissionais e produtores dos segmentos de vinhos, será entre os dias 20 a 22 de maio de 2025, das 14h às 20h, no Pavilhão de Exposições Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Para a edição 2025, estão confirmados produtores e importadores de vinhos nacionais e internacionais, importadoras, exportadoras, distribuidoras, fabricantes de maquinário, fornecedores de insumos, indústrias de embalagens como fabricantes de garrafas, gráficas de rótulos, entre outros.

 

A expectativa é que mais de oito mil profissionais participem do evento, entre gerentes de A&B do setor hoteleiro, compradores de supermercados e redes de atacado e varejo e proprietários de bares e restaurantes. Para atender a demanda desses profissionais, serão realizadas Rodadas de Negócios com agendamento prévio.

 

Na grade de atividades serão realizadas palestras específicas do setor com o tema “Do campo ao copo”, Master Class sobre a diversidade no mundo do vinho e destaque para o Enoturismo. “Quero garantir ao profissional que visita a feira informações que vão agregar conteúdo ao seu trabalho e ao seu produto”, diz Zoraida Lobato, organizadora do evento.

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinou termo de cooperação com a organização do evento para o fomento à imagem e à produção de bebidas tipicamente paulistas e brasileiras. O objetivo é apoiar e incentivar o desenvolvimento desse setor de base agrícola no Estado de São Paulo.  Seu crescimento é recente em São Paulo, com a chegada de extensos vinhedos ao Estado e a elaboração de produtos de alta qualidade, premiados internacionalmente.


Wine São Paulo Trade Fair conta com parceiros e apoiadores como o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), Defesa Agropecuária, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Turismo de São Paulo, Câmara Setorial do Vinho de SP e Associação Comercial de SP.

O credenciamento para os visitantes profissionais do setor é gratuito e pode ser feito diretamente no site do evento, que traz as informações completas e inscrições para os congressos, concursos, master class e como participar.

 

Serviço

Wine São Paulo Trade Fair

Data: 20 a 22 de maio

Horário: das 14h às 20h

Local: Pavilhão de Exposições Amarelo do Expo Center Norte, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo - SP

 

Credenciamento

As inscrições já estão abertas e o credenciamento pode ser feito diretamente no site https://www.winetradefair.com.br/

 

Mais informações

e-mail eventos@marketpress.com.br 

(11) 98347-2093

https://www.winetradefair.com.br/

 

Informações para imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Miolo chega na Argentina e desbrava seu quinto terroir

Grupo brasileiro adquire a Bodega Renacer, localizada em Luján de Cuyo - Mendoza, consolidando assim, sua internacionalização em uma das principais regiões vitivinícolas do mundo.

Do Vale dos Vinhedos, a Miolo Wine Group avançou pelo Brasil, desbravando novos terroirs. Em 35 anos, o grupo expandiu suas fronteiras para a Campanha Meridional com a Vinícola Seival, em Candiota (RS), em 2000; no Vale do São Francisco com a Vinícola Terranova, em Casa Nova (BA), em 2001, e na Campanha Central com a Vinícola Almadén, em Santana do Livramento (RS), em 2009. Do Sul ao Nordeste Brasileiro, a família Miolo carrega consigo a mesma esperança que o imigrante italiano Giuseppe Miolo trouxe em sua bagagem de viticultor em 1897, aprendendo com o clima, o solo e a videira, esta paixão pela vitivinicultura. Agora, a empresa expande suas fronteiras além do Brasil, estreando seu quinto terroir em Luján de Cuyo, região da primeira Denominação de Origem da Argentina.



Há 20 quilômetros de Mendoza, aos pés da Cordilheira dos Andes, em Perdriel, a Bodega Renacer está situada em uma propriedade com 30 hectares de vinhedos – alguns deles com mais de 70 anos. Fundada pelo chileno Patricio Reich, a vinícola foi construída em 2003, exibindo torres e muros inspirados na Toscana, com galerias e jardins que lembram a Itália, uma homenagem às raízes familiares. Desde 2021, a Renacer possui Certificação de Vinha Biológica, reafirmando o compromisso com o meio ambiente e a produção sustentável.

 

Atualmente, com presença em mais de 40 países, os rótulos da bodega boutique se destacam por se enquadrarem em categorias super e ultra premium. São vinhos varietais e de cortes, que utilizam castas emblemáticas como a Malbec, além de Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon, e as brancas Chardonnay e Sauvignon Blanc, entre outras. Em seu portfolio, já obteve premiação pela prestigiada Revista Wine Spectator, entre os 100 melhores vinhos do mundo.

 


Além de ser uma vinícola de excelência, a Bodega Renacer também é um destino consolidado de enoturismo, oferecendo aos visitantes uma variedade de experiências imersivas que celebram a cultura do vinho e a riqueza do terroir local. A cozinha argentina, por exemplo, é destaque no Restaurante Renacer, indicado pelo Guia Michelin 2024. O menu se baseia em ingredientes frescos e sazonais, refletindo uma cozinha local, com vocação para a sustentabilidade, que, juntamente com pratos da alta gastronomia, geram sabores únicos e experiências memoráveis. Tem, ainda, a experiência Vinho e Tango, dois clássicos argentinos, passeio de bike pelos vinhedos, piquenique, visitas pela vinícola e degustações.

 

Com a aquisição da Bodega Renacer, a Miolo entra no grupo das marcas internacionais do vinho, produzindo rótulos em diferentes regiões e estilos, oferecendo ao mercado global um portfólio amplo e diferenciado. Também, a operação em Mendoza, proporcionará ao grupo, um verdadeiro intercâmbio tecnológico, de conhecimento e de experiências.

 

“Para nós da Miolo, vai ser um passo importante na internacionalização da empresa e na expansão de um novo terroir, nosso quinto terroir. Com isso, também mantemos viva nossa essência de viticultores “desbravadores”, desde 1897, quando Giuseppe Miolo chegou ao Brasil, atravessando o Atlântico para plantar suas primeiras vinhas. Agora, nós atravessamos a fronteira do Brasil em busca desse novo terroir”, afirma o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.




Contato para Imprensa:

Conceitocom Brasil - @agenciaconceitocom

Lucinara Masiero – Jornalista MTB 16.950

lucinara@conceitocom.com.br – WhatsApp: (54) 99151.0006