terça-feira, 18 de março de 2025

Com 71,6 milhões de quilos colhidos, Cooperativa Vinícola Aurora finaliza segunda maior safra da uva em duas décadas!

Volume é 42,3% superior à vindima de 2024, com destaque para a qualidade das variedades americanas e híbridas e das vitis vinífera. Boas condições climáticas e investimentos que vão do campo à indústria garantem a elaboração de produtos de excelência -


 

A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de receber a segunda maior safra das últimas duas décadas. Entre o final de dezembro e a primeira quinzena deste mês, foram colhidos 71,6 milhões de quilos de uva, um volume 42,35% superior ao da vindima de 2024, quando foram colhidos 50,3 milhões de quilos. Somente em 2021 a quantidade de uvas cultivadas pelas 1,1 mil famílias cooperadas foi maior do que em 2025, quando atingiu 90 milhões de quilos, um recorde histórico.

Além de recuperar as perdas do último ano, quando houve uma quebra de 28,6%, a colheita de 2025 também foi marcada pela qualidade da matéria-prima. Desde o cultivo no campo até a chegada aos três pontos de recebimento da cooperativa, as uvas apresentaram excelente nível de açúcar (grau babo), sanidade e outros parâmetros técnicos que garantem a elaboração de produtos de excelência. 

O gerente Agrícola da Aurora, Maurício Bonafé, destaca variedades americanas e híbridas, como a BRS Magna, Bordô e Isabel, que resultarão em sucos de uva integrais com o padrão já reconhecido pelo consumidor e que conferem à empresa a liderança de mercado, com 38% de share. Segundo o gerente, tanto em cor, como em grau brix, que é a concentração de açúcar natural da fruta, a matéria-prima colhida está nas condições perfeitas para a elaboração da bebida que é responsável por 60% das vendas da cooperativa. 

“Neste ciclo tivemos uma boa combinação entre as condições climáticas em todas as etapas do cultivo. Tivemos a antecipação da maturação de algumas variedades, mas todas elas apresentaram um grau de açúcar muito bom e uma cor excelente, que são duas características fundamentais para o suco de uva integral, elaborado apenas com a fruta”, informa Bonafé.   

As uvas vitis vinífera, que dão origem aos vinhos finos e espumantes, também se apresentaram com ótima qualidade. O enólogo-chefe da Cooperativa Vinícola Aurora, Nauro Morbini, que neste ano completa meio século de atuação na empresa, destaca as variedades tintas Merlot, Tannat e Cabernet Franc e também uvas brancas, como Chardonnay, Riesling e Trebbiano.  

“Foi uma safra muito boa tanto para a produção de vinhos mais jovens, que chegarão ao mercado ainda neste ano, como para rótulos com potencial de guarda. Temos uvas que chegaram na cantina entre 19 até 23 de grau brix, o que permite elaborar vinhos de excelente qualidade e com a tipicidade da Serra Gaúcha”, endossa.

Colheita para ser celebrada         

E se depender das uvas viníferas colhidas pelo cooperado Mauri Giordani (52 anos), a safra 2025 tem tudo para ser especial. O viticultor, que mora e produz na localidade de 40 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, conta que tanto ele como os demais associados têm motivos para comemorar a vindima deste ano. Na propriedade de sete hectares de vinhedos, a família Giordani colheu 200 mil quilos de uvas, 38 mil a mais na comparação com a safra 2024.          

“É o resultado de um trabalho do ano todo que culmina com a safra e neste ano ela foi excelente para nós. Em algumas variedades como a Merlot e a Riesling conseguimos um grau de açúcar muito bom, o que nos deixa felizes porque estamos fazendo a nossa parte para que a cooperativa elabore vinhos com uma qualidade muito boa. Todos saem ganhando”, vibra Giordani.           

O viticultor conta que para poder colher um volume maior fez um planejamento que incluiu a poda escalonada, a diversificação de variedades e o auxílio da própria família no período inicial da vindima.
“Esse cuidado começa bem antes da safra, lá nos meses de julho e agosto, quando fizemos a poda já pensando em intervalos para conseguirmos colher as uvas com a melhor qualidade possível. Para isso é muito importante o trabalho da equipe agrícola da cooperativa, que acompanha os associados durante todo o ano”, garante.         

Investimentos rumo à safra dos 95 anos          

O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, lembra que ainda antes do término de uma safra é preciso planejar a próxima. O presidente, que assim como Giordani é viticultor cooperado e produz uvas para suco, antecipa que estão previstos investimentos em equipamentos para o recebimento da matéria-prima e também para o envase de produtos.

“Devemos ter um aporte de R$ 25 milhões em equipamentos e melhorias em processos. Entre as maiores aquisições estão 25 tanques de estabilização e refrigeração automáticos, o que diminuirá em 95% os espaços confinados na unidade industrial Vinhedos. São investimentos importantes que faremos, sempre ouvindo os associados e com um planejamento que inclui, entre outras novidades, a ampliação da unidade do Vale dos Vinhedos”, valoriza Tonello.

A colheita da Aurora nos últimos anos*                
2015 - 65,5 milhões              
2016 - 33,6 milhões             
2017 - 71,5 milhões              
2018 - 61,8 milhões              
2019 - 68,2 milhões             
2020 - 61,9 milhões   
2021 - 90 milhões      
2022 - 66 milhões      
2023 – 70,5 milhões  
2024 – 50,3 milhões  
2025 – 71,6 milhões

* (quilos de uva)        

 

FOTO DE ABERTURA

Cooperativa Vinícola Aurora registrou a segunda maior safra em duas décadas
Crédito: Anderson Pagani -

Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora             
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao) | (54) 3538.3048          
Cassiano Farina: cassiano@mcombr.com.br | (54) 9.9937.9027            
Camila Ruzzarin: 
camila@mcombr.com.br | (54) 9.9190.1392  

segunda-feira, 17 de março de 2025

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de São Paulo

 

No último dia 12 de março, aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que contou com a presença de autoridades, lideranças e personalidades femininas de diversas áreas.


Na solenidade, foram homenageadas mulheres que se destacam em diferentes áreas, como cultura, saúde, educação, gestão pública, empreendedorismo, entre outras, em reconhecimento as suas contribuições e impacto na sociedade paulistana. O evento, uma iniciativa do MDB Mulher SP Capital, foi presidido pela vereadora Sandra Santana, e contou com a presença da primeira-dama da capital paulista, Regina Nunes, e outras autoridades.

 

Uma das homenageadas, a executiva Zoraida Lobato, recebeu seu certificado pelo Secretário-Chefe da Casa Civil e presidente municipal do MDB SP Capital, Enrico Misasi. “Receber esse reconhecimento como mulher empreendedora é um momento de gratidão, mas também de reflexão sobre a importância de continuarmos promovendo a equidade de gênero e o empoderamento feminino em todas as esferas da sociedade”, diz a executiva.

Informações para imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970

sexta-feira, 14 de março de 2025

CBVM 2025 - CONCURSO BRASILEIRO DE VINHOS DE MESA - Últimas semanas para inscrição

 As amostras são inscritas diretamente pelo site até o dia 05 de abril -


 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM 2025 será realizado de 22 a 24 de abril na sede da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, localizada na Estação Experimental de Videira, SC. As inscrições para participação são feitas diretamente pelo site até o dia 05 de abril e a data limite para envio das amostras é dia 14 de abril. “O espaço de degustação profissional da Epagri é dedicado a excelência na avaliação do vinho brasileiro, reafirmando a qualidade e a diversidade que o Brasil tem a oferecer”, diz Zoraida Lobato, organizadora do concurso.

 

As amostras serão provadas às cegas por jurados brasileiros, entre enólogos e jornalistas especializados. A premiação é feita em três categorias pela ordem de pontuação: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata. No Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa os vinhos serão avaliados por categorias, sendo:

 

Vinhos Brancos Tranquilos: Os clássicos brancos, ideais para pratos leves e frescos, que trazem leveza e frescor ao paladar.

Vinhos Tintos Tranquilos: Elegantes e encorpados, os tintos tranquilos são perfeitos para acompanhamentos como carnes e massas.

Vinhos Secos:
Para os amantes de vinhos com menos doçura, esses vinhos são equilibrados, com um perfil mais seco e sofisticado.

Vinhos Frisantes: Com suas borbulhas delicadas, são refrescantes e ótimos para comemorações e eventos festivos.

Vinhos Espumantes: As estrelas das celebrações! Com intensidade nas borbulhas, trazem elegância e sofisticação para qualquer ocasião.

Vinhos Filtrados Doces:
Para os apreciadores do doce, esses vinhos encantam com sua doçura equilibrada, perfeitos para sobremesas.

Jurupingas Mistelas: Uma categoria única, com sabores marcantes, ideais para quem busca algo diferente e ousado.

Vinhos Licorosos:
Elegantes e intensos, com maior teor alcoólico, trazendo riqueza e complexidade ao paladar.

 

De acordo com os produtores, essa pode ser considerada a melhor safra dos últimos anos. O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, desde a primeira edição, vem crescendo e deve alcançar agora na edição de 2025 um aumento de 25% em amostras inscritas vindas de todas as regiões produtoras: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. “Isso mostra ao mercado nacional o salto de qualidade que esse produto tem apresentado, através de intenso investimento e dedicação por parte de seus produtores”, destaca a executiva.

 

Sobre o Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025

 

A realização desse concurso conta com o apoio da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS - Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG, Sindivinho RS, SPVinho, Sindusvinho – São Roque e AGAVI – Associação Gaúcha de Vinicultores.

 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa é uma iniciativa que conta com a expertise dos mesmos organizadores do Brasil Selection by CMB - Concours Mondial de Bruxelles que já está na sua 25ª edição.

 

Serviço

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa - CBVM

Data: 22 a 24 de abril

Local: Epagri – Estação Experimental de Videira, SC

 

Inscrições

www.concursovinhosdemesa.com.br

Inscrições até o dia 05 de abril

Data limite para envio de amostras: 14 de abril

 

Siga nas redes

@cbvinhosdemesa

 

Informações para imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970