quarta-feira, 30 de abril de 2025

Embrapa e Vinhedos da Quinta apresentam iniciativa inédita com leveduras autóctones em painel na Wine South America 2025


A autenticidade dos terroirs brasileiros  ganha destaque na Wine South America 2025 com o painel "Inovação e Autenticidade – O Poder das Leveduras Autóctones na Qualidade dos Vinhos Brasileiros", que será realizado no dia 8 de maio, das 14h30 às 15h30, em Bento Gonçalves (RS).

Com foco em um dos temas mais inovadores da enologia atual, o encontro reunirá especialistas para apresentar os avanços de um projeto de pesquisa iniciado em 2020 pela Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a empresa Vinhedos da Quinta Ltda. que, dentre outras ações, selecionou leveduras autóctones, originárias dos vinhedos localizados em Encruzilhada do Sul (RS), na Serra do Sudeste e que, posteriormente foram utilizadas para produzir vinhos  finos varietais.

“As leveduras representam uma ferramenta poderosa para a valorização da identidade sensorial dos vinhos, promovendo maior expressão do terroir e diferenciação no mercado”, destaca Celito Guerra, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, que liderou o projeto de pesquisa e será o mediador do painel.

O evento abordará desde os avanços científicos no isolamento e caracterização de leveduras autóctones - tema que será apresentado por Gildo Almeida da Silva, pesquisador aposentado da Embrapa Uva e Vinho e referência nacional em microbiologia enológica, e Bruna Carla Agustini, analista da Embrapa que atua diretamente no desenvolvimento de tecnologias empregando leveduras como protagonistas - até os desafios e benefícios de sua utilização em escala comercial, com a experiência prática relatada por Gustavo Bertolini e Mônica Rossetti, da Vinhedos da Quinta Ltda e Manus Vinhas e Vinhos.

O painel será uma oportunidade para produtores, enólogos e pesquisadores conhecerem em profundidade uma experiência pioneira no Brasil, além dos caminhos para o uso das leveduras autóctones como elemento-chave na construção de uma identidade enológica própria, alinhada ao terroir e à autenticidade dos vinhos brasileiros. 

A atividade faz parte da programação oficial da Wine South America 2025, maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, e reforça o compromisso do evento com a qualificação e o desenvolvimento da vitivinicultura nacional.

Mais informações sobre a programação completa e inscrições em: www.winesa.com.br.

Serviço:

O que: Painel "Inovação e Autenticidade – O Poder das Leveduras Autóctones na Qualidade dos Vinhos Brasileiros", dentro da programação da Wine South America 2025

Data: 8 de maio de 2025 (quinta-feira)

Horário: 14h30 às 15h30

Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves – RS

Investimento: Acesso mediante credenciamento para a feira

Inscrições: www.winesa.com.br

Informações: atendimento@winesa.com.br

Programa completo: https://www.winesa.com.br/a-feira/programacao

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Miolo Lote 43 Safra 2022 é a grande estrela da vinícola na GP Vinhos do Brasil 2025

Vinícola vence nas categorias Tinto Cortes, Branco de Outras Castas e Branco Gewürztraminer, performando 33 rótulos com mais de 90 pontos -




 Ele ajudou o Brasil Vitivinícola a se tornar conhecido mundialmente. Ele se tornou um símbolo nacional quando o assunto é vinho. Ele carrega a expressão do lote mais emblemático do Vale dos Vinhedos, cultivado desde 1897, quando o imigrante Giuseppe Miolo plantou as primeiras mudas de vinhas. Ele nasceu em 1999, e desde então só é elaborado pela Família Miolo em safras excepcionais. Ao todo, foram 10 grandes safras - 1999, 2002, 2004, 2005, 2008, 2011, 2012, 2018, 2020 e 2022. E é justamente o Miolo Lote 43 Safra 2022 - a 10ª edição do rótulo - que ganha a maior pontuação da vinícola – 94 pontos - na 10ª edição da Grande Prova de Vinhos do Brasil 2025, vencendo na Categoria Tinto Cortes. O podium se completa com o Miolo Winemaker French Colombard 2024 – Melhor na Categoria Branco Outras Castas, com 92 pontos - e pelo Miolo Single Vineyard Gewurztraminer 2022 – Melhor na Categoria Branco Gewurztraminer, com 90 pontos, que, particularmente, chama a atenção por ser um meio seco. A premiação será dia 7 de maio, na Wine South America, em Bento Gonçalves.

 

Além de liderar as três categorias, a Miolo Wine Group também comemora sua excelente performance com 33 rótulos alcançando mais de 90 pontos em suas quatro marcas brasileiras: Miolo – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves/RS, Terranova – Vale do São Francisco – Casa Nova/BA, Seival – Campanha Meridional – Candiota/RS e Almadén – Campanha Central – Santana do Livramento/RS. Outro destaque foi a impressionante pontuação do suco de uva Miolo Sunny Days Integral Branco e Miolo Sunny Days Integral Tinto, ambos com 93 pontos.

 

Ao longo de 10 edições da Grande Prova Vinhos do Brasil, a Miolo vem permanecendo no topo da premiação com dezenas de rótulos. Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, manter esta constância é muito gratificante e ao mesmo tempo um desafio. “Todo vinho nasce no vinhedo, mas cada safra é particular. Precisamos compreender o terroir para colher as melhores uvas, aliar tecnologia de precisão para elaborar vinhos únicos e fazer isso todos os anos. Por isso, receber continuamente este reconhecimento é motivo de orgulho e nos enche de alegria”, celebra.

 

A 10ª Grande Prova Vinhos do Brasil reuniu, em março, no Rio de Janeiro, 1.007 amostras, que foram avaliadas às cegas por um júri formado por grandes especialistas de todo o Brasil. O evento é idealizado pelo Grupo Baco Multimídia, através dos sócios Sérgio Queiroz e Marcelo Copello, que também presidiu o júri.

 

OS MELHORES EM CATEGORIAS


 

Miolo Lote 43 Safra 2022 – O Melhor na Categoria Tinto Cortes (Duplo Ouro - 94 pontos)

É impossível falar da Miolo sem falar do Miolo Lote 43, o grande ícone do Vale dos Vinhedos. Criado para homenagear o patriarca da família, o Miolo Lote 43 se tornou emblemático. Sua consistência na qualidade e entrega da única região com Denominação de Origem de vinhos do Brasil tem forte e direta representatividade para o vinho nacional. Toda safra de alta qualidade no Vale entrega este vinho, uma representação da história da família Miolo. Ele simboliza o legado dos imigrantes, passado de geração em geração e que se mantém vivo. A partir deste vinho, a Miolo criou grandes ícones e viveu importantes momentos, transformando a empresa na maior produtora de vinhos finos do país, chegando a mais de 30 países de todos os continentes e acumulando mais de mil premiações internacionais.

 

Miolo Winemaker French Colombard 2024 – O Melhor na Categoria Branco Outras Castas (Ouro – 92 pontos)

Este é o primeiro vinho branco criado pela Miolo com a turma de Winemakers Módulo Vinho Branco, elaborado com uvas French Colombard e Chardonnay, cultivadas nos vinhedos próprios em Santana do Livramento, na Campanha Central/RS. Conceituado pelo pioneirismo, tanto pela variedade quanto pelo método de elaboração feito em tanques de inox, barricas de carvalho e recipiente de concreto, é um vinho límpido, com bonita tonalidade de cor, indo do amarelo esverdeado a palha. Sua marcante intensidade aromática traz frutas, mineralidade e notas de carvalho. Seus descritores lembram pêssego, pera, damasco, flores brancas e ervas finas. Na boca, intensa cremosidade acompanhada de bom volume, acidez equilibrada e retrogosto prolongado.

 




Miolo Single Vineyard Gewürztraminer 2022 – O Melhor na Categoria Gewürztraminer (Ouro – 90 pontos)

Os vinhos de vinhedos únicos são o melhor retrato da verdadeira tipicidade de um terroir. Este Gewurztraminer revela e caracteriza o micro lote do vinhedo Pedregal das Abelhas, na Campanha Central/RS. A versatilidade é sua principal virtude. Ao aproximar a taça dos lábios, aromas de notas de abacaxi em calda, mel e flores como rosas envolvem o olfato, transportando você para um jardim secreto em plena primavera. No paladar, uma dança suave entre notas de frutas tropicais e um toque delicado de especiarias desperta o desejo de saborear cada gota lentamente. Límpido, com tonalidade amarelo claro e traços esverdeados, traz marcante intensidade, complexidade aromática e notas tropicais. Os descritores de aroma vão de notas de abacaxi em calda e mel a flores como rosas. Em boca, é macio, leve e agradável.

 

DUPLO OURO

Miolo Lote 43 Safra 2022

 

OURO

Miolo Winemaker French Colombard 2024

Miolo Vinhas Velhas Tannat 2022

Miolo Testardi Syrah 2022

Miolo Single Vineyard Pinot Noir 2023

Almadén Moscatel Rosé

Miolo Reserva Malbec 2023

Miolo Cuvée Giuseppe Merlot/Cabernet 2022

Miolo Sunny Days Integral Branco

Miolo Sunny Days Integral Tinto

 

O JÚRI

Presidente: Marcelo Copello

Mais informações para a imprensa:

Lucinara Masiero – Jornalista MTB 16.950

54 9 9151.0006

@agenciaconceitocom

terça-feira, 15 de abril de 2025

Jurados do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025

 


Conheça os jurados da terceira edição, que acontece entre os dias 22 e 24 de abril na sede da Epagri, em Videira, SC

 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM 2025 será realizado de 22 a 24 de abril na sede da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, localizada na Estação Experimental de Videira, SC. “O espaço de degustação profissional da Epagri é dedicado à excelência na avaliação do vinho brasileiro, reafirmando a qualidade e a diversidade que o Brasil tem a oferecer”, diz Zoraida Lobato, organizadora do concurso.

 

As amostras serão provadas às cegas por jurados brasileiros, entre enólogos e degustadores especializados. A premiação é feita em três categorias pela ordem de pontuação: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.

 

No Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa os vinhos serão avaliados por categorias, sendo:

Vinhos Brancos Tranquilos, Vinhos Tintos Tranquilos, Vinhos Secos, Vinhos Frisantes, Vinhos Espumantes, Vinhos Filtrados Doces, Jurupingas Mistelas e Vinhos Licorosos.

 

Presidido pelo jornalista especializado em vinhos Eduardo Viotti, o corpo de jurados conta com a presença de:

Vinícius Caliari – Químico Industrial, Doutor em Ciência de Alimentos e Pesquisador em Enologia na Epagri;

Mauro Celso Zanus – Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitotecnia e pesquisados da Embrapa Uva e Vinho desde 1989;

João Carlos Taffarel – Especialista e Mestre em Gestão Vitivinícola e Analista da Embrapa Uva e Vinho;

Jefferson Dantas de Souza – Técnico em Enologia pela Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves, hoje IFRS, atua na Epagri na vinícola da Estação Experimental de Videira;

Jean Pierre Rosier – Pesquisador em Enologia e Viticulcura da Epagri em Videira, SC;

Giuliano Elias Pereira – Engenheiro Agrônomo e Doutor em Viticultura e Enologia, com experiência na França e nos EUA. É pesquisador da Embrapa Uva e Vinho desde 2005;

Fábio Ecco – Tecnólogo em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal do RS;

Valtair Comachio – Faz parte do corpo de Análise Sensorial da Embrapa. Participa como jurado em concursos de uvas em municípios da Serra Gaúcha, RS.

 

Apoiadores - Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025

 

A realização desse concurso conta com o apoio da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS - Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho - Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG, Sindivinho RS, SPVinho, Sindusvinho – São Roque e AGAVI – Associação Gaúcha de Vinicultores.

 

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa é uma iniciativa que conta com a expertise dos mesmos organizadores do Brasil Selection by CMB - Concours Mondial de Bruxelles que já está na sua 25ª edição.

 

Serviço

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa - CBVM

Data: 22 a 24 de abril

Local: Epagri – Estação Experimental de Videira, SC

 

Site

www.concursovinhosdemesa.com.br

 

Siga nas redes

@cbvinhosdemesa

 

Informações para imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Wine São Paulo Trade Fair traz palestra sobre novas frentes para o enoturismo

Apresentação do case “Grand Hyatt” mostra como o trabalho inovador com o vinho pode ampliar oportunidades de negócios para o setor de turismo - 
 
Diretor de Operações do Grand Hyatt São Paulo, Carlos Eduardo Queiroz Netto


Com o aumento de consumo de vinho no mercado brasileiro, cresce o interesse desse consumidor por oportunidades de saber mais sobre essa bebida, como participar de degustações, fazer cursos e conhecer harmonizações que enriquecem essa cultura. A procura pelo enoturismo também tem aumentado, o que traz a oportunidade das vinícolas mostrarem ao consumidor a qualidade e particularidade de seus vinhos.

 

Mas quando se pensa em enoturismo, geralmente se imagina uma região rural com plantações de vinhedos, uma vinícola ou um hotel instalado em uma cidade do interior. No entanto, o Grand Hyatt São Paulo está redefinindo o conceito de enoturismo com um sistema de fidelização baseado no vinho para atrair e atender hóspedes de alto poder aquisitivo.

 

O hotel desenvolveu um clube exclusivo, o Hyatt Wine Club, que oferece jantares harmonizados, adegas com vinhos selecionados e eventos de vinhos com importadores e vinícolas. Essa iniciativa tem obtido sucesso em conquistar o público-alvo.

 

Para compartilhar essa experiência, o Diretor de Operações do Grand Hyatt São Paulo, Carlos Eduardo Queiroz Netto, realizará uma palestra durante o Congresso da Wine São Paulo Trade Fair, que acontece de 20 a 22 de maio no Expo Center Norte.

 

SOBRE A WINE SÃO PAULO E CACHAÇA TRADE FAIR

 

A 9ª edição das feiras Wine São Paulo Trade Fair Cachaça Trade Fair, eventos 100% B2B, voltados para os profissionais e produtores dos segmentos de vinhos, de cachaça e destilados em geral será entre os dias 20 a 22 de maio de 2025, das 14h às 20h, no Pavilhão de Exposições Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

 

As feiras Wine São Paulo Trade Fair e Cachaça Trade Fair contam com parceiros e apoiadores como o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios), Defesa Agropecuária, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Turismo de São Paulo, Câmara Setorial do Vinho de SP e Associação Comercial de SP.

 

SERVIÇO

Wine São Paulo Trade Fair e Cachaça Trade Fair

Data: 20 a 22 de maio

Horário: das 14h às 20h

Local: Pavilhão de Exposições Amarelo do Expo Center Norte, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo - SP

 

CREDENCIAMENTO

O credenciamento para os visitantes profissionais do setor é gratuito e pode ser feito diretamente no site do evento, que traz as informações completas e inscrições para os congressos, concursos, master class e como participar.

https://www.winetradefair.com.br/

https://www.cachacatradefair.com.br/

 

Mais informações

e-mail eventos@marketpress.com.br 

(11) 98347-2093

https://www.winetradefair.com.br/

 

Siga nas redes

@winetradefairsp

@cachacatradefair

 

Informações para imprensa

Cristina Bielecki

@crisbielecki

11-99111-8970

terça-feira, 1 de abril de 2025

Última semana para inscrever amostras no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025



As amostras são inscritas diretamente pelo site até o dia 05 de abril

 


As vinícolas têm até o próximo sábado, dia 5 de abril, para inscrever suas amostras no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa 2025. O envio das amostras poderá ser realizado até o dia 14 de abril. A avaliação acontecerá de 22 a 24 de abril, na Estação Experimental de Videira da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Videira, SC.

 

Segundo Zoraida Lobato, organizadora do concurso, a expectativa é de um crescimento de 25% no número de amostras enviadas por produtores das principais regiões vinícolas do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco. “Isso demonstra o salto de qualidade do vinho de mesa brasileiro, resultado de investimentos contínuos e da dedicação dos produtores”, destaca a executiva.


“Temos acompanhado e contribuído para o crescimento do Concurso desde a sua criação, e é gratificante ver como ele se tornou uma referência para a valorização do vinho de mesa brasileiro”, afirma Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho. A instituição tem um papel essencial na qualificação desses vinhos, desenvolvendo novas cultivares, aprimorando técnicas de manejo e apoiando o processamento e a elaboração das bebidas. “Os vinhos premiados carregam um selo de qualidade que orienta o consumidor e fortalece o mercado nacional”, pontua Cargnin. Além do apoio institucional, a Embrapa Uva e Vinho estará representada na Avaliação Sensorial dos Vinhos pelos degustadores Giuliano Elias Pereira, João Carlos Taffarel, Mauro Zanus e Valtair Comachio.

 

O concurso - O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa recebe inscrições até 5 de abril, exclusivamente pelo site www.concursovinhosdemesa.com.br. As amostras serão degustadas às cegas por um júri especializado, composto por enólogos e jornalistas do setor. As premiações são divididas em três categorias: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata. No concurso, os vinhos serão avaliados nas categorias de: Vinhos Brancos Tranquilos; Vinhos Tintos Tranquilos; Vinhos Secos; Vinhos Frisantes; Vinhos Espumantes; Vinhos Filtrados Doces; Jurupingas Mistelas; e Vinhos Licorosos.

 

A realização desse concurso conta com o apoio da Embrapa Uva e Vinho, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), do Sindicato da Indústria do Vinho MG (SindVinho), Sindivinho RS, SPVinho, Sindusvinho – São Roque e AGAVI – Associação Gaúcha de Vinicultores.

 

Serviço

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM 2025

Inscrições: até 05 de abril – www.concursovinhosdemesa.com.br  

Envio das amostras: até 14 de     abril
Avaliação: 22 a 24 de abril | 📍 Local: Epagri – Estação Experimental de Videira, SC
Redes sociais: @cbvinhosdemes    

Informações para a imprensa: Cristina Bielecki – @crisbielecki

 

 

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

--


Viviane Zanella
Jornalista / Assessoria de imprensa
Embrapa Uva e Vinho
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Bento Gonçalves/RS

viviane.zanella@embrapa.br
Telefone: +55 (54) 991-42-4930  |    
www.embrapa.br/uva-e-vinho | fb.com/embrapa | twitter.com/embrapa