terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Gastronomia sustentável: um compromisso Relais & Châteaux
 
Há soluções que ajudam a encarar o desafio das mudanças climáticas. Uma delas é mudar as nossas práticas com relação aos alimentos. Um terço das emissões de gases com efeito estufa são provenientes da produção de alimentos. Comer alimentos de procedência local, especialmente vegetais e produtos da estação, contribuirá a reduzir este número em cerca de 15%. Baseada nesta informação, a Relais & Châteaux tomou providências.

Em 2014 a associação já apresentou na Unesco seu Manifesto “para tornar o mundo um lugar melhor através da culinária e da hospitalidade”.

A 21ª Conferência do Clima, COP21, oferece uma oportunidade única para se mobilizar. Como parceiros da associação Bon pour le Climat, os membros aderentes da Relais & Châteaux expor seu trabalho diário em prol de uma gastronomia sustentável e saudável. Triagem dos restos de comida, compra de equipamentos de alta performance, respeito às estações, compra de fornecedores locais com foco em frutas e legumes: todas essas medidas expressam comprometimento da parte de proprietários, gerentes e chefs de cozinha com a gastronomia sustentável.

Para o Planeta, para seus hóspedes, a Relais & Châteaux assume um posicionamento. Segue alguns exemplos com 7 estabelecimentos membros.

 
Blackberry Farm | Estados Unidos: 
A experiência « do prado ao prato »
A culinária do Blackberry Farm está enraizada na história da região e nos produtos indígenas do terroir de Smoky Mountain. Os pratos misturam a lata culinária com ingredientes locais. A agricultura integrada permite abastecer as cozinhas com produtos agrícolas provenientes de seu próprio jardim. A coleção de artesãos do Blackberry Farm divide seus talentos próprios a cada um para propor aos convidados a melhor experiência « do prado ao prato ». 
Restaurant Toqué! | Canadá:
A arte culinária responsável
abastecimento direto com produtores locais significa pouca poluição ligada ao transporte. De junho a outubro, o jardim suspenso ajuda a combater os gases de efeito estufa e permite rechear nossos pratos com legumes e ervas de frescor máximo. Produtos de qualidade, de preferência selvagens ou indígenas, incentivam a evitar desperdícios. Há três anos, a quantidade de resíduos foi reduzida em 85%. Técnicas de conservação e de transformação foram aperfeiçoadas pelo chef Normand Laprise e sua equipe assegurando a proveniência de produtos locais, mesmo durante o inverno.
Chewton Glen | Reino Unido:
Terroir local e sustentável
Doze suítes « casas da árvore », singulares e sustentáveis, foram construídas em um vale arborizado na propriedade de Chewton Glen e valeram ao hotel o Gold Award, concedido pelo programa Green Tourism Business Scheme. Além disso, o real engajamento com o abastecimento local de produtos da fazenda, provenientes da despensa natural da New Forest e da costa Solent, complementados de maneira impressionante por frutas e legumes do pomar da propriedade e pelo mel de 60 colmeias, renderam a mais alta classificação três estrelas do SRA (Associação de Restaurantes Sustentáveis).
Londra Palace | Itália:
O verdadeiro sabor do terroir
O restaurante Do Leoni é a síntese perfeita da tradição veneziana e da inovação gastronômica. Os pratos são preparados com produtos frescos do terroir fornecidos por horticultores, criadores de animais, pescadores e artesãos locais. O menu evolui com as cores naturais das estações. Os legumes vêm de Sant’Erasmo, uma pequena ilha situada em uma lagoa veneziana conhecida como « a horta de Veneza ». « A alcachofra violeta de Sant’Erasmo » está protegida pela Slow Food Presidium como patromônio alimentar da região veneziana.

www.relaischateaux.com/fr/italie/londra-veneto-venezia
Lucas Carton | França:
Uma receita sazonal, com um foco em frutas e legumes
Localizado na Place de la Madeleine, em Paris, este lendário restaurante continua a inspirar. O Chef Julien Dumas está agora encarregado de defender a brilhante reputação do restaurante. Ele busca continuamente a harmonização entre pratos e vinhos com absoluto respeito às mudanças das estações.
Como parceiro da associação Bon pour le Climat, o Chef nos oferece uma receita perfeitamente em sintonia com os tempos. Inovador, respeitoso dos recursos marinhos, e com foco em frutas e legumes, descubra sua Juliana em crepe de trigo sarraceno e espinafre temperado com frutas cítricas (lieu jaune en crêpe de sarrasin et épinards aux agrumes).
Régis et Jacques Marcon | França:
A experiência ecológica completa
O restaurante com certificação Ecolabel dos Chefs Régis e Jacques Marcon possui vista para os vales da Ardèche e para os Monts du Velay. O restaurante, premiado com três estrelas Michelin, traz o melhor da produção local ao longo das estações. Os quartos e suítes do hotel também são eco-friendly. Apresentando uma disposição subterrânea para fornecer ar condicionado natural, o hotel foi construído com materiais ecológicos provenientes principalmente da região próxima. Esta é a imersão total.
The Maisons de Bricourt | França:
Culinária firmemente enraizada em seu ambiente circundante

Chef e amante de tudo o que vem do mar, Olivier Rœllinger é nativo da baía de Cancale. Sua culinária expressa a história da região e sua própria paixão e respeito pelo meio ambiente. No Le Coquillage, o Mont Saint- Michel orgulhosamente ocupa a cabeceira da mesa, e os frutos do mar são pescados localmente, em respeito a seu habitat natural. Os legumes e verduras são colhidos no jardim do restaurante e outros produtos são provenientes de explorações agrícolas orgânicas ou sustentáveis, ​​ou comprados de fornecedores de comércio equitativo... Para preservar e expressar os verdadeiros sabores desta região excepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário