Degustação na cave da família e a 45 metros de altura, cabanas e piquenique no Vale dos Vinhedos, Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico e até uma expedição lendária na Campanha Gaúcha entre as atrações das vinícolas da Miolo Wine Group -
Quando a Vinícola Miolo abriu as portas do porão da casa de pedra erguida pelo imigrante Giuseppe Miolo para receber turistas, o Vale dos Vinhedos estava florescendo. As estradas ainda eram de chão batido. Naquela época, no início da década de 1990, a Família Miolo já dava as primeiras investidas no enoturismo, antes mesmo de o roteiro se tornar oficial. A Osteria Miolo, como era chamado o pequeno restaurante, foi onde a vinícola recebeu os primeiros grupos em torno da boa mesa italiana e de uma bela taça de vinho. De lá para cá, o turismo de experiência só cresceu e hoje as quatro vinícolas que integram a Miolo Wine Group (MWG) oferecem uma dezena de atrações enoturísticas nas quatro estações do ano.
O Roteiro DOVV Espumantes junto a Vinícola Miolo, é um dos mais disputados. Instagramável, a experiência encerra com degustação na torre a 45 metros de altura com uma vista de 360° do Vale dos Vinhedos. Antes disso, o visitante é guiado por um enólogo em visita ao vinhedo e à vinícola, onde conhece o processo de elaboração dos espumantes. Para quem prefere uma vivência em torno dos vinhos, o Roteiro DOVV Vinhos é a melhor opção. Além de conhecer as etapas de elaboração dos vinhos finos com Denominação de Origem, o visitante tem a oportunidade de degustar na Cave da Família Miolo um patrimônio engarrafado. A experiência é restrita a apenas oito pessoas no máximo.
Outra opção no Vale dos Vinhedos é o Roteiro Terroirs, uma verdadeira viagem pelas quatro regiões onde a Miolo Wine Group produz, sendo elas: Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves, RS (Miolo), Campanha Meridional – Candiota, RS (Seival), Vale do São Francisco – Casa Nova, Bahia (Terranova) e Campanha Central – Santana do Livramento, RS (Almadén). São quatro rótulos, um de cada terroir. Tem também o Roteiro Os Sete Lendários que contempla uma degustação premium com os sets ícones que compõem a coleção da empresa. Ainda no Vale dos Vinhedos, onde a vinícola recebe mais de 200 mil visitantes por ano, também é possível fazer o Roteiro Turístico que encerra com degustação no varejo, este sem a necessidade de agendamento prévio.
O jardim do vinho mais famoso do Brasil completa as opções no roteiro. O Wine Garden é um wine bar ao ar livre, cercado pelos vinhedos do emblemático Lote 43. Integrado à natureza, oferece vinhos e espumantes da Miolo em taça ou em garrafa, além de comidinhas e boa música, sempre aos finais de semana ou em datas especiais. Eventualmente, realiza festivais gastronômicas e de música.
Nos trilhos da Campanha Gaúcha
A Vinícola Almadén, em Santana do Livramento, conta, desde julho, com o Trem do Pampa, operado pela Giordani Turismo, que vem impulsionando o turismo do vinho na região. Com vinho a bordo e parada na Estação de Palomas, os viajantes seguem para a vinícola, onde fazem uma imersão no mundo do vinho, conhecendo o primeiro free shop de vinhos brasileiros em uma vinícola. O novo modelo de venda oferece todos rótulos da Miolo Wine Group com preços até 30% mais baixos. Quem visita a Almadén também pode fazer o Roteiro IP Campanha Gaúcha, com rótulos que exibem o Selo da IP. A visita pelo local inclui o Museu Semente, deck panorâmico nos vinhedos, torres, passarela sobre tanques, salas de degustação, terminando no free shop.
Outra opção para quem busca viver uma experiência única na Campanha Gaúcha é o Roteiro Expedição Lendária. É lá, em uma propriedade de 1.200 hectares, sendo 450 destinados, exclusivamente, ao cultivo de uvas, que o visitante pode degustar os ícones da MWG em um almoço campeiro harmonizado, que exalta a cultura gaúcha muito forte na região.
Enoturismo no Sertão
Uma das experiências mais inusitadas do grupo fica no nordeste brasileiro, na Vinícola Terranova. É o Roteiro Turístico aliado ao Vapor do Vinho pelas águas do Velho Chico, no Vale do São Francisco. Surpreendente, o tour parte de Juazeiro, com degustação de espumantes Terranova no barco até chegar à vinícola, onde os visitantes encontram vinhedos em meio ao semiárido, além de uma estrutura composta por cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo. Lá, são degustados quatro rótulos que nascem de duas safras alimentadas pelas águas do rio por meio de irrigação (gotejamento).
Fotos: Divulgação
Lucinara Masiero – MTB 16.950
54 9 9151.0006 – lucinara@conceitocom.com.br
@lucinaramasiero
Conceitocom Brasil - @agenciaconceitocom