Edição de 2024 contou com espaço dedicado ao enoturismo e compromisso com a sustentabilidade
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Crédito da imagem: Lex Studio |
Os aromas e sabores indomáveis do Chile invadiram o exuberante Hotel Rosewood São Paulo durante o Wines of Chile Grand Tasting 2024, dia 15 de outubro. Com o tema Taste the Untamed, o evento apresentou a diversidade, a tradição e a inovação na indústria vitivinícola chilena, consolidando seu status de líder no mercado brasileiro de vinhos importados.
Prestigiados sommeliers, chefs, consultores e representantes de alguns dos mais expressivos e importantes restaurantes, empórios, supermercados, importadoras, bares e hotéis da capital paulista participaram da degustação, que reuniu aproximadamente 600 profissionais.
Duas masterclasses conduzidas pelo especialista Paulo Brammer integraram a programação: Taste the Untamed e Premium Collection. O Embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo, participou abordando as relações comerciais entre os dois países, especialmente no setor vinícola. “Quando me apresento como Embaixador do Chile, muitos dizem: ‘Então você é o embaixador dos vinhos!’. A produção vinícola é, sem dúvida, uma parte marcante de nossa identidade”, destacou Depolo.
Após as degustações guiadas, que contam, também, com a participação de enólogos e agentes das vinícolas, os salões do Rosewood abriram suas portas para o concorrido Walk Around Tasting, que recebeu uma delegação de 25 vinícolas apresentando sua diversificada oferta de vinhos:
Anakena, Arboleda, Baron Philippe de Rothchild, Bodegas Tagua Tagua, Carmen, Casa Silva, Concha y Toro, El Principal, Emiliana, Encierra, Errázuriz, Estampa, Garcés Silva, Haras de Pirque, Invina, Kaune, La Ronciere, Viña Montes, MontGras, Ravanal, Saba Winery, Santa Rita, Siegel, Toro de Piedra (Requingua) e Viu Manent.
“Trouxemos nomes icônicos do vinho de nosso país, novas e promissoras vinícolas, e rótulos que expressam a essência dos terroirs de um extremo ao outro do Chile. Uma oportunidade de nos posicionar como origem premium e sustentável, em um evento que promove a proximidade cultural e as boas relações que temos com este país que amamos”, destacou Angelica Valenzuela, diretora comercial da Wines of Chile.
Turismo e sustentabilidade
Um dos pilares da indústria vitivinícola chilena, e pauta constante na atuação da WOC, a sustentabilidade foi uma das preocupações do evento: pela primeira vez foi realizada a coleta de resíduos para seleção e reciclagem. Do material coletado, 71,5% correspondem a garrafas de vidro, seguidos de 16,4% de papel e 12,1% de plástico.
Também pela primeira vez este ano, o Wines of Chile Grand Tasting contou com um espaço exclusivo dedicado ao enoturismo, destacando a oferta única do país neste tipo de roteiro, com sua ampla gama de vinícolas, lindas paisagens e experiências inesquecíveis.
O espaço organizado pela Wines of Chile com apoio da Chile Travel recebeu operadores de turismo, que conheceram a programação enoturística das vinícolas Concha y Toro, Viña Montes, Santa Rita, Kaune e Saba Winery.
www.winesofchile.org | @winesofchilebr
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Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br
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