segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Vinhos do TEJO promovem eventos pelo BRASIL

 O jornalista Marcelo Copello é o novo embaixador dos vinhos do Tejo e comandará Master Classes em várias capitais brasileiras -

 
A Caravana do Tejo, uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo, está de volta ao Brasil. Celebrando este ano 11 anos a caravana conta com um novo embaixador, o renomado jornalista especializado em vinhos Marcelo Copello.
 
O evento itinerante está passando por seis capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Brasília e Goiânia, ao longo deste ano. Em cada cidade Copello comandará Master Classes abertas ao público amante dos vinhos. 
 
O próximo evento está marcado para São Paulo no dia 30 de setembro no restaurante Refúgio, link para compra de ingressos: https://www.ingresse.com/jantar-harmonizado-com-marcelo-copello-sao-paulo/
 
Copello, que esteve na região no início deste ano, visitou 13 produtores, avaliou mais de 150 vinhos e selecionou os melhores para os eventos no Brasil. As vinícolas participantes da caravana serão:
 
Adega Coop Almeirim
Adega do Cartaxo
Casa Cadaval
Enoport
Falua
Fiuza
ODE Winery
Quinta da Alorna
Quinta da Badula
Quinta da Lapa
Quinta da Ribeirinha
Quinta do Casal Branco
Quinta do Casal Monteiro
 
GUIA WINE TEJO
Ainda como parte da promoção do Tejo no Brasil, teremos o lançamento do Guia Marcelo Copello – Os Melhores Vinhos do Tejo. A publicação digital trará um panorama completo da região com sua história, produção, terroir, castas, mapas, enoturismo, gastronomia, além dos mais de 150 vinhos descritos e avaliados com o selo MC, com a eleição dos melhores em cada categoria.
 
Sobre a Região dos Vinhos do Tejo
A Região Vitivinícola do Tejo está localizada no centro de Portugal, a cerca de uma hora de carro de Lisboa. A região tem cerca de 12.500 hectares são de vinhedos. Em litros, são vinificados cerca de 61 milhões de litros (uma produção que vem crescendo ano a ano), tendo sido certificados 30 milhões de litros em 2023.
 
Sobre a CVRTEJO
A Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo tem sido uma das entidades que mais tem apostado na educação vínica dos brasileiros. Seus vinhos são cada vez mais uma revelação na qualidade, produzindo alguns dos mais reconhecidos vinhos de Portugal e do mundo, premiadíssimos em todos os mercados. A CVRTEJO foi pioneira em projetos educativos com vinho tendo já realizado formação técnica sobre os vinhos da região a milhares de brasileiros.
 
Sobre Marcelo Copello
Um dos maiores especialistas em vinho do Brasil, com mais de 30 anos de carreira. Eleito “o mais influente jornalista de vinhos do Brasil” pela revista Meininger´s Wine Business International. Publisher da Revista BACO Wine Report, curador do Rio Wine and Food Festival. Colunista de Veja São Paulo, Veja Rio e rádio CBN. Embaixador do Le Cordon Bleu. Autor de 7 livros premiados em 3 idiomas, jurado em dezenas de concursos internacionais.
 
Contato para imprensa
Link com fotos da região: https://83fo3i.s.cld.pt
  
Comissão Vitivinícola Regional do Tejo
Rua de Coruche 85, 2080-094 Almeirim | NIF 508 379 679
T+351 243 309 403 M+351 966 205 783  

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Vinhos da Geórgia na ProWine

 Casal lidera missão internacional de promoção de rótulos que nascem no berço do vinho no mundo, conduzindo, em outubro, masterclass em cinco capitais brasileiras, além da feira em São Paulo -



 

Depois de terem visitado mais de 100 países em busca dos melhores vinhos do Planeta, André Baader (Brasil) e Karla Baader (Guatemala) estabeleceram residência na República da Geórgia, desde 2023. Os wine-hunters – caçadores de vinhos – resolveram aprender ‘in loco’ a história do berço do vinho no mundo e hoje fazem a curadoria e seleção dos melhores rótulos georgianos para o mercado brasileiro. O casal ‘Locoporvino’, como é conhecido no Instagram, volta ao Brasil, por ocasião da ProWine, de 1º a 3 de outubro, em São Paulo, além de masterclass que serão realizadas na sede da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) de capitais brasileiras.

 

No estande da feira serão oferecidos 28 rótulos de sete vinícolas, sendo elas: Askaneli, Shilda, Palavani, Dugladze, Vazisubani, GWS e Chateau Mhukrani. André e Karla estarão no local atendendo os apreciadores. Depois da ProWine, eles percorrem o Brasil passando por capitais como Belo Horizonte, Brasília, Recife, Fortaleza e Florianópolis, realizando masterclass para promoção dos vinhos georgianos.

 

“Nossa curadoria é focada num trabalho que guia o setor vitivinícola georgiano para elaborar rótulos que atendam ao paladar brasileiro, sem deixar de lado a tradição do processo milenar de vinificação da Geórgia. Além disso, abastecemos produtores e consumidores de informação relevante para ambos, despertando o interesse de apreciar estes vinhos emblemáticos e complexos”, explica Baader. O sommelier comenta, ainda, que estes vinhos estão entre os mais potentes e gastronômicos do mundo, entregando tanino, acidez e bom teor alcoólico, elementos essenciais para vinhos de guarda.

 

O casal, ambos chefs, trocaram o fogão e as panelas por garrafas e taças. Esta busca incessante pelos melhores vinhos do mundo, levou o casal de sommeliers a morar em lugares remotos como Alaska e Hawaii, além de acumularem a expertise de voluntariar em vinícolas na Itália, Turquia, Alemanha e Portugal. A frente da organização desta missão internacional inédita da Geórgia no Brasil, eles contam com o apoio da Agência Nacional de Vinhos Georgianos. “Estaremos com o estande Wines of Georgia na ProWine, além de conduzir uma masterclass na feira para quem deseja conhecer de perto o perfil dos vinhos georgianos. Será uma oportunidade única. Também estaremos conduzindo as masterclass nas cinco capitais entre os dias que estivermos com a comitiva no Brasil”, comemora. A dupla especialista em vinhos georgianos tem mais de 500 rótulos catalogados no portfólio, um trabalho reconhecido pela Embaixada Brasileira em Tbilisi. Com este amplo conhecimento, eles atuam, por exemplo, com a Wine7, pioneira na importação dos vinhos georgianos desde 2017, atendendo distribuidores em todo o Brasil. A importadora representa diversos vinhos selecionados pelo casal.

 

Para quem tem interesse em ter algumas destas preciosidades em sua loja o contato é através do Instagram, pelo @locoporvino.

 

Mais sobre os vinhos da Geórgia

Os vinhos âmbar georgianos, similares aos vinhos laranja, são outra joia que dão orgulho à nação. Elaborados a partir de uvas brancas, geralmente da variedade Rkatsiteli, são vinificados como tintos, porém em Qvevri (grandes recipientes de barro – ânforas - usados ​​para a fermentação, armazenamento e envelhecimento do vinho tradicional georgiano). André explica que os vinhos feitos na Geórgia apresentam sutilezas como a porcentagem de casca e polpa utilizada na produção, e que isso difere em cada região (de 20 a 100%). “O uso ou não do engaço no Qvevri, o tempo de contato do vinho com as cascas (de 2 a 8 meses), e claro e o residual de açúcar dependem de cada vinícola. Estas nuances produzem vinhos totalmente diferentes. Você pode provar infinitas variações de vinhos georgianos elaborados com a mesma uva. É aí que entra nosso trabalho: selecionar os vinhos voltados ao paladar brasileiro”.

 

Pouco divulgado sem livros, citados em raros cursos de sommeliers, nem mesmo no WSET, por exemplo, estes vinhos são pouco conhecidos. “Estamos falando do primeiro país do planeta a fazer vinhos e que, ainda hoje, utiliza o método milenar em Qvevri, registrados pela Unesco como patrimônio intangível, sendo os únicos produtos não alimentícios no mundo a terem Indicação Geográfica protegida". Um dos motivos deste distanciamento é que a produção destes vinhos passou maus bocados no período soviético. Tudo era dominado pelo governo, que produzia vinhos em grande escala - doces e industriais -, para atender o mercado russo. Após a queda da União Soviética, os Maranis (vinícolas familiares), voltaram para as mãos das famílias. Assim, a tradição foi retomada e hoje os vinhos georgianos estão no radar de especialistas do mundo todo.

 

Existem vinhos com registros arqueológicos de 8.000 anos atrás, sendo a Geórgia, oficialmente, o país berço do vinho, local mais antigo a se encontrar resquícios de vinificação. O Saperavi é um dos vinhos mais antigos do mundo e está se tornando uma das importações de crescimento mais rápida dos Estados Unidos, conforme reportagem exibida na CBS.

  

 


Lucinara Masiero – MTB 16.950

54 9 9151.0006 – lucinara@conceitocom.com.br

@lucinaramasiero

Conceitocom Brasil - @agenciaconceitocom

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Expectativa de recorde prorroga inscrições para Brasil Selection by CMB




- Inscrições se estenderão até o dia 10 de outubro

- Concurso será realizado nos dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo

 

São Paulo (SP) – 25 de setembro de 2024 – Com a expectativa de quebra no recorde de amostras, as inscrições para a edição 2024 do Brasil Selection by CMB (Concours Mondial de Bruxelles), o maior do mundo, foram prorrogadas até o próximo dia 10 de outubro. O concurso, o mais importante de vinhos e destilados do Brasil e que conta com a tradição e o sucesso de 24 anos do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB, será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo, e deve receber mais de 1.000 amostras de vinhos e destilados de produtores brasileiros.

 

“Nossa expectativa de recorde de inscrições do Brasil Selection by CMB está baseada na importância internacional que o concurso ganhou com a chancela do Concours Mondial de Bruxelles, principal e mais conceituada competição internacional de vinhos e bebidas espirituosas”, enfatiza Zoraida Lobato, diretora da Market Press, promotora do evento.

 

Na edição de 2023 do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB foram premiadas 54 amostras de produtores brasileiros, sendo 14 com Medalha Grande Ouro, 24, com Medalha Ouro e 16 com Medalha prata. “Com a parceria com o Concours Mondial de Bruxelles, os vinhos e destilados brasileiros, com ênfase na cachaça, também reconhecida internacionalmente, vão ganhar ainda mais projeção no mercado, o que pode ampliar os negócios e alavancar ainda mais a imagem”, reforça Zoraida Lobato.

 

De acordo com Zoraida Lobato, a previsão para o Brasil Selection by CMB é receber mais de 1.000 amostras inscritas, quase o dobro do registrado na última edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB. “Serão produtores de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Norte e Distrito Federal”, destaca.

 

Competição única e exclusiva

 

Brasil Selection by CMB é muito mais do que uma competição entre produtores e regiões. Tem como objetivos identificar os melhores vinhos e destilados brasileiros, com ênfase na cachaça, oferecer um guia de qualidade e excelência aos consumidores de todo o mundo e promover a vitivinicultura nacional e fomentar o diálogo e criar um ponto de encontro entre os membros de cada setor, seja o de vinhos ou o de bebidas espirituosas.

 

Sobre CMB

 

O Concours Mondial de Bruxelles é uma competição internacional onde cerca de 15.000 vinhos e bebidas espirituosas são inscritos todos os anos por produtores para serem julgados por um painel de especialistas. Trinta anos de experiência permitiram que o concurso se tornasse uma referência entre os concursos internacionais de vinhos e bebidas espirituosas.

 

Crédito das imagens: Divulgação CMB    


Secco Consultoria de Comunicação

Tel. 55 (11) 99932-6258 | jcsecco@secco.com.br


 

sábado, 21 de setembro de 2024

SÃO PAULO - Seminário INVEST PERU - BRASIL: oportunidades de Investimento em Projetos de Energias Renováveis no Peru

Objetivo: apresentação de oportunidades de investimento em projetos de energias renováveis no Peru, destacando oportunidades, potencialidades e casos de sucesso, bem como fortalecer a cooperação bilateral entre Peru e Brasil.

Público-alvo: empresários interessados em investir em projetos de energias renováveis e de hidrogênio verde, entidades financeiras, fundos de investimento, associações, parceiros estratégicos, do setor das energias renováveis

Local.: Auditório BTG PACTUAL - Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.477 - Capital/São Paulo.

Data e Horário:  quarta-feira, 25 de setembro, das 08h30 às 12h30.


crédito imagem: https://embassynews.info/

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Casa Flora na ProWine 2024

 

A Casa Flora marca presença em mais uma edição da ProWine São Paulo, reafirmando sua relevância no mercado de vinhos premium e ampliando sua participação na maior feira do setor na América Latina. Em seu segundo ano consecutivo como expositora, a Casa Flora dobra a aposta: serão dois estandes, com um total de 90 m², estrategicamente projetados para proporcionar uma experiência imersiva e diferenciada aos visitantes.

 De acordo com Paulo Amalfi, gerente de categoria de vinhos da Casa Flora, a expectativa é criar uma jornada envolvente para os participantes:

“Na ProWine São Paulo, destacaremos nossas linhas premium, mas também daremos evidência às maiores marcas do portfólio como Santa Carolina, Pata Negra, Carmim, João Portugal Ramos e Luccarelli. Crescemos nossa área de exposição e levaremos nosso leque completo. Ao mesmo tempo, teremos áreas temáticas e interativas dentro de nosso estande. Queremos criar uma experiência distinta aos que vierem nos visitar.”

 Os dois estandes estarão situados frente a frente. O maior, com 54 m², contará com 12 balcões separados por produtor, oferecendo degustações de vinhos icônicos de marcas renomadas como Caliterra, Tabali, Santa Carolina, Carmim, João Portugal Ramos, entre outras. Ainda terá um balcão especial da vinícola espanhola Pata Negra.

O estande menor, de 36 m², abrigará um Bubbles Bar, dedicado exclusivamente a espumantes e as estrelas serão as marcas Bottega e Veuve Du Vernay, criando um ambiente sofisticado e especializado para os amantes de borbulhas.  Será também o ponto focal da marca Sexy Fish da premiada vinícola Norton.

Os estandes terão ativações especiais das vinícolas participantes, reforçando a linguagem contemporânea das marcas e o olhar da Casa Flora Importadora que “traz o mundo à sua taça!”.

 Espaço de Conexão e Integração.

 A Casa Flora também investiu em um design inovador para seus espaços, concebido pela Voga Design. Uma praça central conectará os dois estandes, proporcionando um ambiente de integração visual e sensorial. Com uma estética fluida e orgânica, remetendo às curvas da natureza, os balcões contínuos dessa área serão compartilhados por 16 marcas, criando uma narrativa sobre a diversidade dos terroirs ao redor do mundo.

 Além disso, o Bubble Bar trará um toque de elegância, enquanto conversas mais reservadas poderão ocorrer em espaços acolhidos por biombos baixos, permitindo tanto a privacidade quanto a permeabilidade visual.

 A ProWine São Paulo 2024 será, para a Casa Flora, uma vitrine não apenas de produtos excepcionais, mas também de experiências marcantes, onde cada detalhe foi cuidadosamente pensado para destacar a qualidade e a diversidade de seu portfólio.

Sobre a Casa Flora




Sobre a Casa Flora Importadora:

            A Casa Flora Importadora é uma empresa que há 54 anos preza pela qualidade de seus produtos e relacionamentos. Sua trajetória é marcada pela elegância da simplicidade no trato com clientes, fornecedores e colaboradores, além do atrevimento empreendedor e cuidado na curadoria de sabores de mais de 20 países. A empresa tem um público fiel e busca evoluir continuamente, investindo nas competências de seus colaboradores e praticando a melhoria contínua de sua gestão. Recentemente, foi premiada como "Great Place to Work". A Casa Flora tem como missão levar o melhor da gastronomia à mesa dos consumidores. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Nova programação de eventos promovidos pela Região Demarcada dos Vinhos Verdes no Brasil



Ações acontecem nas cidades de São Paulo e Salvador com degustação livre de 15 vinícolas da região portuguesa de Vinhos Verdes -

 

Agora é a vez das cidades de São Paulo e Salvador sediarem os eventos promovidos pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) no mercado brasileiro para formação e informação do on e do off trade.

 

Após os eventos bem-sucedidos que ocorrem em junho, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis, a CVRVV continua com sua programação no Brasil reunindo profissionais da área, críticos de vinhos e imprensa. O objetivo é fomentar cada vez mais o conhecimento da região demarcada dos Vinhos Verdes por meio de um programa educacional apresentando os diferentes tipos de vinhos e as formas de produção da região e, principalmente, a revolução e inovação que esta tem vindo a sofrer nos últimos anos.

 

Vale destacar que o Brasil é o terceiro maior mercado em consumo e importação de Vinhos Verdes do mundo. O motivo do grande sucesso talvez seja pelo fato de que o Vinho Verde combine com o clima tropical e por ser bem mais que um vinho, mas sim uma mix de gastronomia, enoturismo, cultura e arte. Assim sendo, anualmente a Região Demarcada dos Vinhos Verdes leva um extenso programa de atividades presenciais a diferentes cidades brasileiras.

 

“Em junho realizamos um programa educativo por Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Já em setembro iremos realizar uma degustação livre com a presença de mais de uma dezena de vinícolas de Vinho Verde em Salvador, na Bahia. Depois seguimos para São Paulo para uma masterclass premium dirigida a sommeliers e jornalistas convidados no Consulado Geral de Portugal e para participar na ProWine São Paulo”, diz Dora Simões, Presidente da CVRVV.

 

“Este programa tem por objetivo mostrar aos profissionais brasileiros todo o potencial produtivo da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Localizada no noroeste de Portugal, e demarcada há 116 anos, a Região dos Vinhos Verdes produz diferentes estilos de vinhos. Desde as nove sub-regiões que constituem a Região Demarcada, às várias castas autóctones e terroirs distintos, tudo se reúne e conjuga de forma perfeita para a produção de diferentes vinhos brancos, tintos, rosados, espumantes e até aguardentes, de um estilo mais jovem e vibrante a vinhos mais estruturados e estagiados. É extenso o universo de possibilidades apresentadas pela Região Demarcada dos Vinhos Verdes”, enfatiza Dora Simões

 

A região demarcada

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes foi oficialmente demarcada no ano de 1908 e que, desde então, prova ao mundo que tem capacidade de produzir Vinhos Verdes para todos os momentos: desde Vinhos Verdes monovarietais, como as castas Alvarinho, Loureiro ou Avesso, a Vinhos Verdes de diferentes parcelas ou terroirs, passando por vinhas velhas, com carvalho ou de safras mais antigas e até mesmo as castas tintas, como Vinhão, Alvarelhão e a Borraçal. Assim como há Vinhos Verdes para acompanhar todos os estilos gastronômicos. Da comida tradicional até a cozinha de autor. Tudo isso complementado com a beleza deslumbrante da Rota dos Vinhos Verdes.

 

Viajar por ela é descobrir as origens e os sabores da antiga cultura do vinho cultura do vinho e mergulhar profundamente na história de Portugal. Andar pelos vinhedos, visitar as vinícolas, passear pelos jardins, trilhas e florestas, saborear a comida regional e deliciar-se com a extraordinária beleza natural e o patrimônio cultural circundante.

 

Agenda

GRANDE DEGUSTAÇÃO DE VINHOS VERDES

26 SETEMBRO, quinta-feira, 14h – 19h

SALVADOR - BAHIA | FERA PALACE HOTEL

CADASTRO ONLINE (só para profissionais, formandos e mídia e com lotação limitada): https://bit.ly/vinhoverde2024

 

MASTERCLASSE DE VINHOS VERDES EXCLUSIVOS

30 SETEMBRO, segunda-feira, 11h – 15h00

SÃO PAULO | CONSULADO GERAL DE PORTUGAL EM SÃO PAULO

 

CVRVV

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes é uma associação regional de carácter interprofissional, coletiva de direito privado, que tem por objeto assegurar a gestão estratégica e a proteção jurídica da Denominação de Origem (DO) "Vinho Verde" e da Indicação Geográfica (IG) "Minho", em representação dos respectivos interesses profissionais da produção e do comércio e de garantir o controlo oficial associado à certificação das referidas DO e IG.

 

Siga em Facebook @vinhoverdenobrasil ou Instagram @vinhoverdewineexperience

 

Informações e fotos para a imprensa:

 Shirley Legnani: slegnani@riverglobal.net

Lucas Alexandre Silveira: lalexandre@riverglobal.net

Cristina Bielecki: crisbielecki@uol.com.br



terça-feira, 17 de setembro de 2024

Gewurztraminer, o novo branco da Miolo que nasce na Campanha Central




Varietal é o sétimo rótulo da linha, o primeiro meio seco, que chega para brindar a Primavera, expressando o terroir de um vinhedo único -

 

Sobrematuradas, as uvas que deram origem ao Miolo Single Vineyard Gewurztraminer Safra 2022 foram colhidas, exclusivamente, da Quadra 35, Parcela A, do Vinhedo Pedregal das Abelhas, em Santana do Livramento, na Campanha Central. Do micro lote de apenas 6,51 hectares, nasceram 13.659 garrafas de um vinho que expressa o que de melhor aquele terroir tem a oferecer para esta variedade. A novidade vem na versão meio seco, celebrando a chegada da Primavera, o lançamento já está no mercado, numa estratégia de atender a demanda cada vez mais crescente por vinhos brancos.

 

Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, enólogo Adriano Miolo, este vinho é mais um testemunho do que a vinícola vem fazendo na viticultura de precisão. “Nossos vinhos nascem nos vinhedos e, assim, conseguimos aplicar toda nossa expertise de 35 anos de trabalho no mapeamento, manejo e condução de cada projeto. O Miolo Single Vineyard Gewurztraminer é mais um exemplar que surge das nossas profundas pesquisas não apenas em cada terroir, mas principalmente de suas relações com cada casta. São anos de testes, investimentos e um olhar também para o mercado”, destaca. Afinal, o vinho branco vem ganhando espaço no gosto dos brasileiros como excelente companhia para dias muito quentes como vem sendo registrado.

 

Adriano comenta, ainda, que este Gewurztraminer é o melhor resultado alcançado da casta neste terroir. “É surpreendente. Depois de muitos ensaios, estamos lançando um vinho no estilo de um autêntico Gewurztraminer da Alsácia. Elaborado com uvas de um vinhedo de quase 20 anos, este vinho é exuberante, muito aromático e com notas complexas que lembram muito o perfil floral, mas também de frutas muito maduras e silvestres”. O que o enólogo considera ainda mais surpreendente é ter conseguido repetir o resultado em mais de uma safra. “Já temos três safras deste vinho na cantina, aguardando o momento certo para ser lançado. Conseguimos reproduzir o resultado e isso é um desafio que precisa ser comemorado, pois fazer um vinho de uma única safra é fácil, o mais difícil é repetir”, enfatiza.

 

O Miolo Single Vineyard Gewurztraminer Safra 2022 é um ‘abraço perfumado’. Elaborado com uvas que sobre maturaram sob o sol da Campanha Gaúcha, este varietal esbanja complexidade aromática com notas tropicais. Sua marcante intensidade manifesta descritores de aromas que vão de notas de abacaxi em calda e mel até flores como rosas. Macio em boca, é leve e muito agradável. Límpido, tem tonalidade amarelo claro e traços esverdeados. A principal virtude deste vinho é a versatilidade, podendo acompanhar petiscos, saladas, pratos frescos, Bacalhau a Gomes de Sá, Bacalhau à Brás, frutos do mar, siri na casca, ostras, peixes de mar ou rio com destaque para Robalo e Côngrio, queijos de massa mole e frescos.

 

Este é o sétimo rótulo da linha Miolo Single Vineyard, que reúne exemplares de terroirs onde a empresa está presente com vinhedos e unidades produtivas. De Candiota (RS), Campanha Meridional, o trio com Alvarinho, Touriga Nacional e Pinot Noir. O Riesling Johannisberg e o Cabernet Franc vêm de Santana do Livramento (RS), na Campanha Central, que agora passa a contar com o Gewurztraminer. Somente o Syrah, que carrega a tipicidade do nordeste brasileiro, vem do Vale do São Francisco, Casa Nova (BA).

 

São vinhos 100% varietais, elaborados de vinhedos únicos, resultado do intenso e criterioso trabalho de viticultura de precisão que mapeia solos em busca da melhor tipicidade e a máxima expressão do terroir de cada rótulo. Tanto que estes vinhos são todos frutos de micro lotes previamente selecionados para determinado fim, o que resulta em vinhos com potencialidades únicas e diferenciadas em cada tipo de uva.



 

OS VINHOS E SEUS MICRO LOTES

 

Miolo Single Vineyard Gewurztraminer Safra 2022 – 13.659 garrafas

Vinhedo plantado há mais de 20 anos na Campanha Central – Micro lote do Vinhedo Pedregal das Abelhas – Quadra 35 - Parcela A

Colheita manual e seletiva de 6,51 hectares

 

Miolo Single Vineyard Riesling Johannisberg Safra 2022 IP Campanha Gaúcha – 18.862 garrafas

Vinhedo plantado em 1978 na Campanha Central – Micro lote do Vinhedo da Toca do Tigre

Quadra 121 – Parcela A

Colheita manual e seletiva de 3 hectares

Material genético originário da Universidade da Califórnia, em Davis.

 

Miolo Single Vineyard Alvarinho Safra 2022 IP Campanha Gaúcha – 17.309 garrafas

Vinhedo plantado em 2001 na Campanha Meridional. Variedade mais estudada no vinhedo e na adega.

Micro lote do Vinhedo da Figueira

Quadra 2 – Parcela G

Colheita manual e seletiva de 2,71 hectares

 

Miolo Single Vineyard Pinot Noir Safra 2022 – IP Campanha Gaúcha – 14.675 garrafas

Vinhedo plantado em 2002 na Campanha Meridional.

Micro lote do Vinhedo da Ponte

Quadra 7 – Parcela C

Colheita manual e seletiva de 3,6 hectares

 

Miolo Single Vineyard Touriga Nacional Safra 2021 – 26.454 garrafas

Vinhedo plantado em 2007 na Campanha Meridional.

Micro lote do Vinhedo da Tapera

Quadra 15 – Parcela B

Colheita manual e seletiva de 3,6 hectares

 

Miolo Single Vineyard Cabernet Franc Safra 2022 – IP Campanha Gaúcha – 27.158 garrafas

Vinhedo plantado em 1999 na Campanha Central.

Micro lote do Vinhedo da Sanga do Jacaré

Quadra 77 – Parcela A

Colheita manual e seletiva de 3,8 hectares

 

Miolo Single Vineyard Syrah Safra 2022 – 20.832 garrafas

Vinhedo plantado em 2009 no Vale do São Francisco.

Micro lote do Vinhedo do Mandacaru

Quadra 14 – Parcela A

Colheita manual e seletiva de 3 hectare

Único vinho da linha Single Vineyard elaborado com uvas cultivadas fora da Campanha Gaúcha.

 

Fotos: Divulgação Miolo

 

Lucinara Masiero – MTB 16.950

54 9 9151.0006 – lucinara@conceitocom.com.br

@lucinaramasiero

Conceitocom Brasil - @agenciaconceitocom


 

domingo, 15 de setembro de 2024

Segunda edição da Sake Fair em 2024 contará com a participação de oito produtores japoneses em São Paulo

 Evento permitirá contato direto com fabricantes e a oportunidade de conhecer mais de 50 rótulos da bebida entre os dias 4 e 5 de outubro -



Após o sucesso da primeira edição, realizada em março deste ano em São Paulo, a Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) — organização dedicada à divulgação da bebida milenar e que reúne os produtores de saquê do Japão —, em conjunto com a importadora Mega Sake, promove nos dias 4 e 5 de outubro de 2024 a segunda edição da Sake Fair. Inspirado nas feiras organizadas por produtores de saquê no Japão, o evento reunirá, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, mais de 50 rótulos produzidos em diferentes províncias japonesas e barracas com comidinhas de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo - Otoshi, Sozai Deli, e Ichigo Itiê com as sobremesas. O objetivo é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer a variedade de sabores, aromas e estilos do fermentado, feito a partir do grão de arroz, água e koji, cujo consumo cresce em todo o mundo.


Durante os dois dias de evento, além de degustar a bebida, os participantes poderão entrar em contato direto com importadores e produtores nacionais e internacionais. Ao todo, serão cinco importadoras (Tokyo Foods, Marukai, Mega Sake, Nippon Bebidas e Tradbras), duas fabricantes nacionais (Thikara, de Piedade (SP), e Tomoe, de Porto Alegre (RS)) e oito produtores japoneses que virão ao Brasil especialmente para o evento (Shimizu Shoten — responsáveis pela marca Zaku —, Yamatogawa Shuzo, Kodama Jozo, Yagi Shuzobu, Amabuki Shuzo, Tenzan Shuzo, Kunimare Shuzo e Daimon Shuzo). Os cinco últimos ainda não têm representação local e alguns deles estarão expondo seus produtos pela primeira vez no Brasil. 


Como prova do entusiasmo com o mercado brasileiro, dessa vez o evento contará com a presença de uma equipe da própria JSS, encabeçada pelo Diretor da entidade o Professor Hitoshi Utsunomiya, uma das maiores autoridades em saquê do Japão e autor de vários livros. 


"A Sake Fair é uma oportunidade única para conhecer os diferentes estilos e variedades, comparando sabores e experiências sensoriais, além de entrar em contato direto com os produtores e suas histórias", diz Fabio Ota, fundador da Mega Sake e Sake Samurai — honraria máxima concedida aos profissionais dedicados à difusão do sake e da cultura japonesa, dentro ou fora do Japão — e responsável pela organização da feira.


Um dos principais divulgadores da bebida no país, Ota também tem contribuído fortemente para a presença do sake em restaurantes não orientais de alta gastronomia, como Evvai, Oteque, Tuju, D.O.M. e Lasai. "O sake tem quatro vezes mais umami que a cerveja, não possui os taninos do vinho tinto, pode ter grande acidez e uma enorme complexidade sensorial ainda não explorada por aqui", afirma.


Os ingressos, vendidos pela plataforma Sympla, custarão R$ 40 e são voltados a profissionais e ao público maior de 18 anos, devendo ser adquiridos antecipadamente. A entrada inclui uma taça para degustações gratuitas nos stands e acesso a palestras educativas sobre o sake e sua cultura, que serão ministradas no local entre 16h e 20h. Durante o evento, não haverá comercialização de garrafas de sake.

Serviço:

2a edição da Sake Fair 2024
Data: 4 e 5 de outubro
Horário: 16h às 20h
Local: Nikkey Palace Hotel
R. Galvão Bueno, 425, Liberdade
Ingresso: R$ 40 (venda pelo Sympla)

Link para compra do ingresso dia 04/10

https://www.sympla.com.br/sake-fair---4-de-outubro-2024-sexta-feira__2633702 

Link para compra do ingresso dia 5/10

https://www.sympla.com.br/sake-fair---5-de-outubro-2024-sabado__2638588 


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Almadén amplia linha com edição comemorativa aos 50 anos no Brasil



 Novidades chegam ao mercado em agosto trazendo a contemporaneidade da marca

 

Sempre atual, a maior linha de vinhos varietais no mercado nacional ergue mais um brinde para celebrar seu cinquentenário em terras brasileiras. A Almadén, que chegou ao Brasil em 1973 e passou a fazer parte da Miolo Wine Group em 2009, expande ainda mais o portfólio com a estreia de uma edição especial que reúne três rótulos comemorativos: o Almadén Marselan, o Almadén Tempranillo e o Almadén Gewürztraminer. O trio integra as novidades do aniversário, trazendo uma identidade ainda mais moderna com a atualização dos rótulos icônicos que ganham traços desenhados a mão, além de evidenciar a emblemática imagem de Mercúrio, Deus da mitologia romana, que acompanha a marca desde sempre.

 

Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, a Almadén é um universo de possibilidades. “Estamos sempre aprendendo com o terroir da Campanha Central, com a diversidade de castas cultivadas, com o que a natureza nos entrega. Poder avançar no tempo, evoluindo com a marca é uma bênção e celebrar os 50 anos da Almadén no Brasil com esta coleção comemorativa é brindar esta história que faz parte do desenvolvimento da vitivinicultura brasileira”, destaca. O enólogo comenta, ainda, que a Almadén entrega não apenas qualidade, mas também diversidade e excelente custo-benefício, sendo uma ótima opção para quem deseja conhecer mais o vinho brasileiro e toda sua potencialidade.

 

Ao apresentar este trio da Safra 2024, todos com o Selo de Indicação de Procedência Campanha Gaúcha, nas comemorações dos 50 anos da marca no Brasil, a empresa também está evidenciando o potencial do terroir para estas variedades. Rompendo com o convencional, a embalagem da edição comemorativa traz uma estética diferente que busca ganhar notoriedade, chamando a atenção do consumidor no ponto de venda. É uma modernização que não abandona ícones históricos, além de destacar o nome da uva de forma clara e direta.


 Pioneirismo

Precursora na tecnologia de aço inox, no controle de temperatura na fermentação, na introdução da prensagem pneumática contínua e na implantação da colheita mecânica, a Almadén tem uma capacidade total de estocagem de 8,5 milhões de litros. A vinícola tem mapeado todos os seus vinhedos cultivados em espaldeira, em 450 hectares de um total de 1.200 hectares da propriedade. A empresa preserva, ainda, a história de 150 hectares com vinhas de mais de 45 anos (vinhas velhas).

 

É desta propriedade que nasce toda diversidade e tipicidade da Campanha Central. Hoje, carregando o nome da marca, são 11 vinhos varietais secos, sendo sete tintos - Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot, Shiraz, Tannat e Tempranillo – e quatro brancos – Chardonnay, Gewürztraminer, Riesling e Sauvignon Blanc – e três suaves - o branco Ugni Blanc, o tinto Cabernet e o rosé Cabernet. Simultaneamente, a empresa segue fazendo novas pesquisas no terroir, somando mais de 25 variedades de uvas.


OS VINHOS DA EDIÇÃO COMEMORATIVA AOS 50 ANOS DA ALMADÉN NO BRASIL

 

Almadén Tempranillo Safra 2024

Apresenta coloração vermelho rubi com leves traços violáceos. Seu aroma franco, traz complexas notas de especiarias e frutas vermelhas. É um vinho de boa estrutura com taninos persistentes, polidos e agradáveis. Ideal ser apreciado com 16°C. A tanicidade do vinho não é compatível com o amargor das carnes bem passadas, assim como seu teor alcoólico. Desaconselha-se que seja servido com alimentos ácidos ou comidas muito salgadas. Por contraposição, a melhor harmonização seria com comidas untuosas e suculentas. Sendo assim, é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodizio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

 

Almadén Marselan Safra 2024

Este vinho tem coloração intensa vermelho rubi com traços violáceos. Com aroma intenso, traz complexas notas de especiarias, frutas em compota e frutas negras. É um vinho com boa estrutura, taninos presentes, persistentes e integrados. Ideal ser apreciado com 16°C. A melhor harmonização é com comidas untuosas e suculentas. Assim, é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodízio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

 

Almadén Gewürztraminer Safra 2024

Límpido, de cor amarelo palha claro, é um vinho que traz aromas intensos de frutas tropicais e cítricas, como lichia e abacaxi, e traços florais, lembrando pétalas de rosa. Jovem e harmônico, tem média acidez que ressalta fineza. Ideal ser apreciado com temperatura entre 8°C e 10°C. Ideal como aperitivo, mas também pode acompanhar saladas, peixes, aves, pizzas, massas de molhos leves e queijos frescos de massa mole do tipo ricota, cottage, mozzarella de búfala e Minas.

 

LINHA DO TEMPO ALMADÉN NO BRASIL

Década de 1970 - Início dos trabalhos na região de Santana do Livramento, quando se apostou no grandioso projeto de produção de vinhos finos no Brasil.

1973 – Fundação da Vinícola Almadén no Brasil.

1980 - Construção da adega.

1982 - Primeira safra.

1984 - Lançamento da marca.

1986 - Marca assume a liderança no mercado.

1993 - Lançamento no mercado brasileiro dos primeiros varietais finos com a marca Almadén.

2005 - Comemoração dos 30 anos da marca.

2009 - Miolo adquire marca Almadén fazendo reformulação de vinhedos e rótulos e apresentação dos produtos

2011 - Introdução da colheita mecânica, pioneira no país

2021 – Conquista da IP Campanha Gaúcha

2022 – Inauguração do Complexo Enoturístico Almadén com a implantação do primeiro Free Shop de vinhos do Brasil em uma vinícola

2023 – 50 anos da Almadén no Brasil – Lançamento do Roteiro Expedição Lendária

2024 – Inauguração do Trem do Pampa com visitação na Vinícola Almadén

 

Fotos: Divulgação Miolo

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Brasil Selection by CMB destaca importância do Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil




- Inscrições encerram no dia 25 de setembro e são esperadas mais de 1.000 amostras de cerca de 200 produtores

- Concurso será realizado nos dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo

 

São Paulo (SP) – 11 de setembro de 2024 – As inscrições para a edição 2024 do Brasil Selection by CMB serão encerradas no próximo dia 25 de setembro e a expectativa dos promotores é receber mais de 1.000 amostras de vinhos e destilados de produtores brasileiros. “O Brasil Selection by CMB é o mais importante concurso de vinhos e destilados do Brasil e reforça a tradição e o sucesso de 24 anos do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB, que passa a contar com a chancela do Concours Mondial de Bruxelles, principal e mais conceituada competição internacional de vinhos e bebidas espirituosas”, destaca Eduardo Viotti, jornalista, jurado internacional de vinhos e presidente do concurso. 


Segundo Viotti, devido à sua independência, rigor e o processo de degustação e de avaliação, o Brasil Selection by CMB, que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo, é o caminho mais curto para os vinhos e destilados nacionais alcançarem reconhecimento internacional e conquistarem mais mercados em todo o mundo.

 

“O Concours Mondial de Bruxelles continua sua expansão internacional e, além dos eventos na Europa, tem edições Selection na África do Sul, México, Macedônia do Norte e, agora, também no Brasil. O Brasil Selection by CMB é uma parceria entre o grupo belga Vinopres e Market Press e o  objetivo é Identificar os melhores vinhos e destilados brasileiros, com ênfase na cachaça, também reconhecida internacionalmente, oferecer um guia de qualidade e excelência aos consumidores de todo o mundo e promover a vitivinicultura nacional”, enfatiza Zoraida Lobato, diretora da Market Press.

 

De acordo com Zoraida Lobato, a previsão para o Brasil Selection by CMB é receber mais de 1.000 amostras inscritas, quase o dobro do registrado na última edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB. “Serão produtores de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Norte e Distrito Federal”, destaca.

 

“O Brasil é um dos principais produtores de vinho da América do Sul, com várias regiões vinícolas espalhadas por todo o País. Os vinhos e destilados brasileiros estão em ascensão e são reconhecidos internacionalmente. Particularmente em nossas várias competições da CMB, o Brasil tem se destacado em várias ocasiões”, afirma Baudouin Havaux, presidente da CMB.




Competição única e exclusiva

 

Brasil Selection by CMB é muito mais do que uma competição entre produtores e regiões. Tem como objetivo principal fomentar o diálogo e criar um ponto de encontro entre os membros de cada setor, seja o de vinhos ou o de bebidas espirituosas.

 

Sobre CMB

 

O Concours Mondial de Bruxelles é uma competição internacional onde cerca de 15.000 vinhos e bebidas espirituosas são inscritos todos os anos por produtores para serem julgados por um painel de especialistas. Trinta anos de experiência permitiram que o concurso se tornasse uma referência entre os concursos internacionais de vinhos e bebidas espirituosas.

 

Crédito das imagens: Divulgação Sellection Brasil