domingo, 15 de setembro de 2024

Segunda edição da Sake Fair em 2024 contará com a participação de oito produtores japoneses em São Paulo

 Evento permitirá contato direto com fabricantes e a oportunidade de conhecer mais de 50 rótulos da bebida entre os dias 4 e 5 de outubro -



Após o sucesso da primeira edição, realizada em março deste ano em São Paulo, a Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) — organização dedicada à divulgação da bebida milenar e que reúne os produtores de saquê do Japão —, em conjunto com a importadora Mega Sake, promove nos dias 4 e 5 de outubro de 2024 a segunda edição da Sake Fair. Inspirado nas feiras organizadas por produtores de saquê no Japão, o evento reunirá, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, mais de 50 rótulos produzidos em diferentes províncias japonesas e barracas com comidinhas de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo - Otoshi, Sozai Deli, e Ichigo Itiê com as sobremesas. O objetivo é proporcionar ao público a oportunidade de conhecer a variedade de sabores, aromas e estilos do fermentado, feito a partir do grão de arroz, água e koji, cujo consumo cresce em todo o mundo.


Durante os dois dias de evento, além de degustar a bebida, os participantes poderão entrar em contato direto com importadores e produtores nacionais e internacionais. Ao todo, serão cinco importadoras (Tokyo Foods, Marukai, Mega Sake, Nippon Bebidas e Tradbras), duas fabricantes nacionais (Thikara, de Piedade (SP), e Tomoe, de Porto Alegre (RS)) e oito produtores japoneses que virão ao Brasil especialmente para o evento (Shimizu Shoten — responsáveis pela marca Zaku —, Yamatogawa Shuzo, Kodama Jozo, Yagi Shuzobu, Amabuki Shuzo, Tenzan Shuzo, Kunimare Shuzo e Daimon Shuzo). Os cinco últimos ainda não têm representação local e alguns deles estarão expondo seus produtos pela primeira vez no Brasil. 


Como prova do entusiasmo com o mercado brasileiro, dessa vez o evento contará com a presença de uma equipe da própria JSS, encabeçada pelo Diretor da entidade o Professor Hitoshi Utsunomiya, uma das maiores autoridades em saquê do Japão e autor de vários livros. 


"A Sake Fair é uma oportunidade única para conhecer os diferentes estilos e variedades, comparando sabores e experiências sensoriais, além de entrar em contato direto com os produtores e suas histórias", diz Fabio Ota, fundador da Mega Sake e Sake Samurai — honraria máxima concedida aos profissionais dedicados à difusão do sake e da cultura japonesa, dentro ou fora do Japão — e responsável pela organização da feira.


Um dos principais divulgadores da bebida no país, Ota também tem contribuído fortemente para a presença do sake em restaurantes não orientais de alta gastronomia, como Evvai, Oteque, Tuju, D.O.M. e Lasai. "O sake tem quatro vezes mais umami que a cerveja, não possui os taninos do vinho tinto, pode ter grande acidez e uma enorme complexidade sensorial ainda não explorada por aqui", afirma.


Os ingressos, vendidos pela plataforma Sympla, custarão R$ 40 e são voltados a profissionais e ao público maior de 18 anos, devendo ser adquiridos antecipadamente. A entrada inclui uma taça para degustações gratuitas nos stands e acesso a palestras educativas sobre o sake e sua cultura, que serão ministradas no local entre 16h e 20h. Durante o evento, não haverá comercialização de garrafas de sake.

Serviço:

2a edição da Sake Fair 2024
Data: 4 e 5 de outubro
Horário: 16h às 20h
Local: Nikkey Palace Hotel
R. Galvão Bueno, 425, Liberdade
Ingresso: R$ 40 (venda pelo Sympla)

Link para compra do ingresso dia 04/10

https://www.sympla.com.br/sake-fair---4-de-outubro-2024-sexta-feira__2633702 

Link para compra do ingresso dia 5/10

https://www.sympla.com.br/sake-fair---5-de-outubro-2024-sabado__2638588 


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Almadén amplia linha com edição comemorativa aos 50 anos no Brasil



 Novidades chegam ao mercado em agosto trazendo a contemporaneidade da marca

 

Sempre atual, a maior linha de vinhos varietais no mercado nacional ergue mais um brinde para celebrar seu cinquentenário em terras brasileiras. A Almadén, que chegou ao Brasil em 1973 e passou a fazer parte da Miolo Wine Group em 2009, expande ainda mais o portfólio com a estreia de uma edição especial que reúne três rótulos comemorativos: o Almadén Marselan, o Almadén Tempranillo e o Almadén Gewürztraminer. O trio integra as novidades do aniversário, trazendo uma identidade ainda mais moderna com a atualização dos rótulos icônicos que ganham traços desenhados a mão, além de evidenciar a emblemática imagem de Mercúrio, Deus da mitologia romana, que acompanha a marca desde sempre.

 

Para o Diretor Superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo, a Almadén é um universo de possibilidades. “Estamos sempre aprendendo com o terroir da Campanha Central, com a diversidade de castas cultivadas, com o que a natureza nos entrega. Poder avançar no tempo, evoluindo com a marca é uma bênção e celebrar os 50 anos da Almadén no Brasil com esta coleção comemorativa é brindar esta história que faz parte do desenvolvimento da vitivinicultura brasileira”, destaca. O enólogo comenta, ainda, que a Almadén entrega não apenas qualidade, mas também diversidade e excelente custo-benefício, sendo uma ótima opção para quem deseja conhecer mais o vinho brasileiro e toda sua potencialidade.

 

Ao apresentar este trio da Safra 2024, todos com o Selo de Indicação de Procedência Campanha Gaúcha, nas comemorações dos 50 anos da marca no Brasil, a empresa também está evidenciando o potencial do terroir para estas variedades. Rompendo com o convencional, a embalagem da edição comemorativa traz uma estética diferente que busca ganhar notoriedade, chamando a atenção do consumidor no ponto de venda. É uma modernização que não abandona ícones históricos, além de destacar o nome da uva de forma clara e direta.


 Pioneirismo

Precursora na tecnologia de aço inox, no controle de temperatura na fermentação, na introdução da prensagem pneumática contínua e na implantação da colheita mecânica, a Almadén tem uma capacidade total de estocagem de 8,5 milhões de litros. A vinícola tem mapeado todos os seus vinhedos cultivados em espaldeira, em 450 hectares de um total de 1.200 hectares da propriedade. A empresa preserva, ainda, a história de 150 hectares com vinhas de mais de 45 anos (vinhas velhas).

 

É desta propriedade que nasce toda diversidade e tipicidade da Campanha Central. Hoje, carregando o nome da marca, são 11 vinhos varietais secos, sendo sete tintos - Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Merlot, Shiraz, Tannat e Tempranillo – e quatro brancos – Chardonnay, Gewürztraminer, Riesling e Sauvignon Blanc – e três suaves - o branco Ugni Blanc, o tinto Cabernet e o rosé Cabernet. Simultaneamente, a empresa segue fazendo novas pesquisas no terroir, somando mais de 25 variedades de uvas.


OS VINHOS DA EDIÇÃO COMEMORATIVA AOS 50 ANOS DA ALMADÉN NO BRASIL

 

Almadén Tempranillo Safra 2024

Apresenta coloração vermelho rubi com leves traços violáceos. Seu aroma franco, traz complexas notas de especiarias e frutas vermelhas. É um vinho de boa estrutura com taninos persistentes, polidos e agradáveis. Ideal ser apreciado com 16°C. A tanicidade do vinho não é compatível com o amargor das carnes bem passadas, assim como seu teor alcoólico. Desaconselha-se que seja servido com alimentos ácidos ou comidas muito salgadas. Por contraposição, a melhor harmonização seria com comidas untuosas e suculentas. Sendo assim, é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodizio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

 

Almadén Marselan Safra 2024

Este vinho tem coloração intensa vermelho rubi com traços violáceos. Com aroma intenso, traz complexas notas de especiarias, frutas em compota e frutas negras. É um vinho com boa estrutura, taninos presentes, persistentes e integrados. Ideal ser apreciado com 16°C. A melhor harmonização é com comidas untuosas e suculentas. Assim, é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodízio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.

 

Almadén Gewürztraminer Safra 2024

Límpido, de cor amarelo palha claro, é um vinho que traz aromas intensos de frutas tropicais e cítricas, como lichia e abacaxi, e traços florais, lembrando pétalas de rosa. Jovem e harmônico, tem média acidez que ressalta fineza. Ideal ser apreciado com temperatura entre 8°C e 10°C. Ideal como aperitivo, mas também pode acompanhar saladas, peixes, aves, pizzas, massas de molhos leves e queijos frescos de massa mole do tipo ricota, cottage, mozzarella de búfala e Minas.

 

LINHA DO TEMPO ALMADÉN NO BRASIL

Década de 1970 - Início dos trabalhos na região de Santana do Livramento, quando se apostou no grandioso projeto de produção de vinhos finos no Brasil.

1973 – Fundação da Vinícola Almadén no Brasil.

1980 - Construção da adega.

1982 - Primeira safra.

1984 - Lançamento da marca.

1986 - Marca assume a liderança no mercado.

1993 - Lançamento no mercado brasileiro dos primeiros varietais finos com a marca Almadén.

2005 - Comemoração dos 30 anos da marca.

2009 - Miolo adquire marca Almadén fazendo reformulação de vinhedos e rótulos e apresentação dos produtos

2011 - Introdução da colheita mecânica, pioneira no país

2021 – Conquista da IP Campanha Gaúcha

2022 – Inauguração do Complexo Enoturístico Almadén com a implantação do primeiro Free Shop de vinhos do Brasil em uma vinícola

2023 – 50 anos da Almadén no Brasil – Lançamento do Roteiro Expedição Lendária

2024 – Inauguração do Trem do Pampa com visitação na Vinícola Almadén

 

Fotos: Divulgação Miolo

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Brasil Selection by CMB destaca importância do Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil




- Inscrições encerram no dia 25 de setembro e são esperadas mais de 1.000 amostras de cerca de 200 produtores

- Concurso será realizado nos dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo

 

São Paulo (SP) – 11 de setembro de 2024 – As inscrições para a edição 2024 do Brasil Selection by CMB serão encerradas no próximo dia 25 de setembro e a expectativa dos promotores é receber mais de 1.000 amostras de vinhos e destilados de produtores brasileiros. “O Brasil Selection by CMB é o mais importante concurso de vinhos e destilados do Brasil e reforça a tradição e o sucesso de 24 anos do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB, que passa a contar com a chancela do Concours Mondial de Bruxelles, principal e mais conceituada competição internacional de vinhos e bebidas espirituosas”, destaca Eduardo Viotti, jornalista, jurado internacional de vinhos e presidente do concurso. 


Segundo Viotti, devido à sua independência, rigor e o processo de degustação e de avaliação, o Brasil Selection by CMB, que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo, é o caminho mais curto para os vinhos e destilados nacionais alcançarem reconhecimento internacional e conquistarem mais mercados em todo o mundo.

 

“O Concours Mondial de Bruxelles continua sua expansão internacional e, além dos eventos na Europa, tem edições Selection na África do Sul, México, Macedônia do Norte e, agora, também no Brasil. O Brasil Selection by CMB é uma parceria entre o grupo belga Vinopres e Market Press e o  objetivo é Identificar os melhores vinhos e destilados brasileiros, com ênfase na cachaça, também reconhecida internacionalmente, oferecer um guia de qualidade e excelência aos consumidores de todo o mundo e promover a vitivinicultura nacional”, enfatiza Zoraida Lobato, diretora da Market Press.

 

De acordo com Zoraida Lobato, a previsão para o Brasil Selection by CMB é receber mais de 1.000 amostras inscritas, quase o dobro do registrado na última edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB. “Serão produtores de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Norte e Distrito Federal”, destaca.

 

“O Brasil é um dos principais produtores de vinho da América do Sul, com várias regiões vinícolas espalhadas por todo o País. Os vinhos e destilados brasileiros estão em ascensão e são reconhecidos internacionalmente. Particularmente em nossas várias competições da CMB, o Brasil tem se destacado em várias ocasiões”, afirma Baudouin Havaux, presidente da CMB.




Competição única e exclusiva

 

Brasil Selection by CMB é muito mais do que uma competição entre produtores e regiões. Tem como objetivo principal fomentar o diálogo e criar um ponto de encontro entre os membros de cada setor, seja o de vinhos ou o de bebidas espirituosas.

 

Sobre CMB

 

O Concours Mondial de Bruxelles é uma competição internacional onde cerca de 15.000 vinhos e bebidas espirituosas são inscritos todos os anos por produtores para serem julgados por um painel de especialistas. Trinta anos de experiência permitiram que o concurso se tornasse uma referência entre os concursos internacionais de vinhos e bebidas espirituosas.

 

Crédito das imagens: Divulgação Sellection Brasil    

 



terça-feira, 10 de setembro de 2024

Importadora CELLAR VINHOS inaugura Cave na Vila Nova Conceição em São Paulo

 


Inaugurada na Vila Nova Conceição, a Cellar Cave é uma extensão da importadora Cellar Vinhos.  Sob o comando de Rodrigo Malizia, a casa apresenta excelentes rótulos aliados a gastronomia de ponta, em um ambiente agradável e aconchegante, que tem como missão conectar produtores com clientes.

O iluminado espaço é divido em restaurante, loja e espaço para eventos. São mais de 100 opções de vinhos, em sua maioria franceses, sendo que cerca de 30 podem ser degustados em taça via o equipamento Coravin.

 

Com um cardápio contemporâneo, os pratos chegam com muitos ingredientes brasileiros selecionados de pequenos produtores.

 

Vale começar com o Couvert, com Pão de fermentação natural, manteiga defumada da casa e nuts com especiarias e mel (R$35). Como entrada, destaque para o Crudo de peixe do dia (R$ 75), com ponzu e karashi e o Pastel de cebola, queijo conté e vinagre de Jerez (R$ 30) - item que também é servido no Cepa.

 

Entre os principais, Spaghetti feito no caldo de camarão com camarões salteados (R$ 105), prato elaborado em conjunto com o casal Ana e Zé do Do Pão ao Caviar, também sócios do estabelecimento, além da saborosa Costela bovina (R$ 115) com salada de feijão manteiguinha, cebola tostada e vinagre de Jerez. Para encerrar, delícias como a Compota de tangerina, ricota fresca e pistache tostado (R$ 50) e Mousse de chocolate meio amargo com conhaque e crumble de nibs (R$ 35).

 

De 2ª a 6ª feira, é servido o “Menu da Semana”, que inclui entrada, prato principal e sobremesa, por R$95. Há ainda a opção de “Vinho do Dia”, em taça, por R$25.

 

Quem precisar de auxílio na hora da harmonização, pode contar com a ajuda dos sommeliers, sempre à disposição para auxiliar.

A loja acoplada ao salão oferece diversas opções de tintos, brancos, rosés e espumantes, das mais diversas marcas. No andar superior, há ainda um espaço perfeito para eventos sociais e corporativos, além de aulas e confrarias.


Em comemoração ao aniversário de 5 anos da Cellar Importadora e ao Dia do Cliente (comemorado dia 15/9), a Cellar Cave está com uma ação super bacana:

 

De 10/9 a domingo (15/9), quem fizer uma reserva para almoço ou jantar ganha uma degustação de 3 Chardonnays. São eles: Vinho Branco Mâcon-La-Roche-Vineuse Sea Script 2018; Vinho Branco Larkun Chardonnay Vale de Itata 2018  e Vinho Branco Bourgogne Chardonnay Les Charmes 2020.

 

Além disso, estão rótulos com preços promocionais no wine bar e na loja, até o fim do mês de setembro de 2024.

 

CELLAR VINHOS

Sob o comando de Rodrigo Malizia e Julia Frishtak, a importadora Cellar Vinhos detém um portfólio de mais de 1.500 rótulos exclusivos, em sua maioria franceses, provenientes de cerca de 300 produtores. Todos são de produção artesanal e em sua maioria orgânicos e biodinâmicos, com o mínimo de intervenção.

 

CELLAR CAVE

Endereço: Rua Diogo Jácome, 372 – Vila Nova Conceição
Telefone: 11-93260-2000
Horário de funcionamento: Terça, das 19h às 23h. Quarta à sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h. Domingo, das 12h às 16h.
Possui acesso à deficientes. Aceita todas as bandeiras de cartões.
Site: https://www.cellarvinhos.com/
Instagram: @cellar.cave

 

Luciana von Hertwig Ferraz Mesquita

Gina von Hertwig Comunicações

Tel: (11)5044-0550

Cel (11) 99648-0128

luciana@ginacomunicacoes.com.br

www.ginacomunicacoes.com.br

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Lançamento de novas safras dos vinhos Montgras com Adolfo Hurtado e Marcelo Copello



No último dia 22.08.24, houve o lançamento dos rótulos Montgras em São Paulo, com a presença do talentoso Enólogo chileno Adolfo Hurtado, do artista brasileiro Felipe Bernardes que desenhou os novos rótulos que estamparão as safras 2023 e 2024, do crítico Marcelo Copello e de Álvaro Camargo, Trade Manager do Escritório Comercial do Chile no Brasil. Na oportunidade, puderam ser provados os seguintes vinhos: 

O rótulo do Montgras Quatro branco tem rótulo assinado pelo artista plástico Felipe Bernardes


01) Montgras Quatro Branco 2023 - blend de Viognier (49%), Verdejo (23%), Vermentino (22%) e Albariño (6%) - Álcool: 13,5% - Provavelmente, um dos mais exóticos e refrescantes brancos de Colchágua, uma verdadeira miscelânea de variedades francesas, espanholas e italianas. Um branco aromático marcado pela vivacidade. Na taça sua cor sedutora chama atenção. Os aromas também, com uma paleta floral, frutada, herbácea emoldurada por toques minerais. Paladar denso, complexo, volumoso, macio, refrescante, marcado pela acidez e pelo equilíbrio. O núcleo de sabor evoca apontamentos cítricos e minerais. Termina longo, elegante, constituindo-se num dos melhores brancos provados ao longo de 2024. Agora vem o melhor. Pode ser encontrado numa grande rede de supermercados de SP com preço na casa dos dois dígitos! Sem falar que 2023 foi uma safra destacada para os brancos no Chile. Um corte incomum, ousado, para sair da mesmice (SB/Chardonnay) que vale a pena ser conhecido por utilizar variedades pouco comuns.

Montgras 8 é um dos poucos Albariños chilenos disponíveis no Brasil

02) Montgras 8 Handcrafted Albariño 2023 - com 12,5% de álcool, este branco feito com uvas do Vale de Leyda, mais uma vez confirma a excelência do terroir e do savoir-faire chileno no domínio das cepas europeias. Um branco macio, denso, de acidez plena, mesclando fruta e mineralidade com a habitual maestria. O resultado é muito similar aos Albariños da Galicia. Se já está bom agora, espere para prová-lo em dois ou três anos: o Albariño ganha muito com a evolução na garrafa.


03) Montgras 4 tinto 2023 - Cabernet Sauvignon (34%), Carménère (24%), Malbec (24%) e Syrah (18%) - Álcool: 13,5% - Aqui o todo é superior a soma das partes. Um tinto que é um verdadeiro cartão de visita dessa vinícola chilena que procura fazer da inovação o seu grande destaque. Vale à pena conhecê-lo porque não custa três dígitos! Tinto com seis meses de amadurecimento em barricas de carvalho. De cor intensa, no início evidenciou notas de groselha, ameixa dobre um fundo discretamente herbáceo. No paladar, taninos muito finos, álcool integrado, acidez correta, enfim um vinho equilibrado, harmônico, que cresceu acompanhando churrasco, mas que pode ser harmonizado com pratos do dia a dia. 



04) Montgras 5 Handcrafted Carignan 2020 - A Carignan é uma cepa do mediterrâneo que tem um expressão muito particular no Chile, principalmente no Maule, onde há muitos hectares de vinhas velhas. Pouco conhecida dos brasileiros, é uma variedade que produz vinhos de elevada acidez, muitos taninos, porém, de perfil equilibradíssimo, sem as notas herbáceas que incomoda muita gente. Aqui a passagem do tempo, faz lembrar alguns excelentes Riojas. Enfim, um vinho de excelente tipicidade.




05) Montgras Ninquén 2021 - corte de Cabernet Sauvignon e Syrah - Um verdadeiro puro-sangue de Colchágua, elaborado com uvas da memorável safra de 2021. As castas escolhidas são duas tintas amplamente cultivadas na região. Seus vinhos, são potentes, concentrados e, sobretudo, longevos e aqui não foi diferente. Um vinho concebido para a longa guarda (5/10 anos).


Alvaro Camargo, Anna Pizarro e Desirée Mota, todos do Escritório Comercial do Chile em São Paulo 

Gustavo Mendes, representante Montgras no Brasil e o CEO e Enólogo-chefe Montgras, Adolfo Hurtado 

Desirée Mota, Álvaro Camargo, Adolfo Hurtado, Marcelo Copello