terça-feira, 13 de agosto de 2019


 
Nos anos setenta dadas as condições climáticas de Azeitão onde fica localizada a Quinta da Bacalhôa apostou-se na criação de um vinho das castas francesas mais famosas do mundo, o Cabernet Sauvignon e o Merlot. Assim nasceu em 1979 o Quinta da Bacalhôa, o primeiro Cabernet Sauvignon Português. Apostou-se na altura em trazer ao mercado, um vinho, totalmente vinificado em barricas de carvalho novo com um conceito inovador na enologia portuguesa.

A vinha plantada na Quinta da Bacalhôa encontra o “terroir” ideal para a produção de excelentes vinhos – solos argilo-calcários vermelhos e bem drenados com clima ameno devido à forte influência atlântica. As castas escolhidas no encepamento da Quinta o Cabernet Sauvignon e o Merlot beneficiam de condições naturais para uma maturação lenta e equilibrada. Em 2013, tanto o Merlot como o Cabernet Sauvignon apresentaram à vindima, uvas muito sãs, bem maduras, com taninos redondos e presentes. A vindima decorreu normal dada a grande qualidade das uvas.

Após a fermentação dos vinhos elementares a temperatura controlada, seguiu-se um período de «cuvaison» (maceração pelicular pós-fermentativa) de uma semana. Com uma seleção criteriosa, contemplando numerosas provas e análises, criou-se o lote final que estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 13 meses e posteriormente 6 meses em garrafa.

Portugal - Península de Setúbal - Bacalhôa
Quinta da Bacalhôa 2014
Rubi intenso, com aromas de frutos vermelhos combinados com "nuances" de madeira e especiarias; na boca, as sensações de frutas vermelhas são realçadas e combinadas com taninos suaves bem presentes; tem um final fresco, algo mineral, elegante e muito complexo. Possui um grande potencial de envelhecimento.

Uvas: 90% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot
Teor Alcoólico: 14,5% - Temperatura de Serviço: 16-18ºC
Amadurecimento: 13 meses em barricas novas de carvalho francês, mínimo de 6 meses em garrafa antes da comercialização.
Enólogo: Filipa Tomaz da Costa
Harmonização: Baby beef com cebolas carameladas, maminha assada ao molho de pimenta verde, paleta de cordeiro ao alecrim e alho, risoto de cogumelos, tagliatelle à carbonara, queijos duros.
  

 Pontuações:
Sakura – Japan Women’s Wine Awards – Gold (2018)
Wine Enthusiast – 94 Pts (2017)
Selection Das Genussmagazin – 4 stars = Gold, Excellent (2017)
Grandes Escolhas - Os melhores Vinhos de 2017 na Categoria Península de Setúbal
VINHO – Grandes Escolhas – Boa Escolha (2018)



Nenhum comentário:

Postar um comentário