quarta-feira, 29 de maio de 2024

WINE WEEKEND SÃO PAULO FESTIVAL 2024, 15 anos com os melhores vinhos a preços acessíveis




- Evento será realizado entre os dias 4 e 7 de julho, na ARCA, em São Paulo.

- Serão mais de 2 mil rótulos de todas as regiões vinícolas do mundo, de 150 expositores e marcas  do Brasil e exterior, com preços diferenciados e descontos de até 70%.


São Paulo (SP) – 29 de maio de 2024 – O Wine Weekend São Paulo Festival chega, em 2024, à sua 15ª edição. O evento, dirigido aos consumidores finais amantes do vinho, será realizado entre os próximos dias 4 e 7 de julho, no Espaço ARCA, Vila Leopoldina, em São Paulo. Os participantes poderão conhecer e degustar rótulos do mundo todo, além de participar de palestras, experiências únicas e degustações dirigidas.

 

Serão mais de 2 mil rótulos de todas as regiões vinícolas do mundo, de 90 expositores brasileiros e estrangeiros, com preços diferenciados e descontos de até 70%, com a venda direta dos produtores e importadores para os consumidores.

 

“Para comemorar os nossos 15 anos, preparamos algumas novidades e experiências para celebrar esta marca. Vamos explorar o universo sensorial do vinho de várias formas e viajar na história do vinho, afinal, cada garrafa de um vinho carrega a cultura de seu lugar, de seu povo”, comenta Zoraida Lobato, promotora do evento.

 

No Wine Weekend, além da cultura do vinho e da experiência de viver e conhecer sobre vinho, é possível falar diretamente com os produtores, comprar com desconto e provar vinhos inéditos. Participam produtores e importadores de vinhos e alimentos, produtores de destilados, acessórios para vinho, fabricantes de queijos e azeites, fabricantes de taças, copos, de produtos gourmet e de adegas e utensílios.

 

15 anos de sucesso

 

Desde a primeira edição, em 2009, o Wine Weekend São Paulo Festival reuniu mais de 500 mil pessoas que visitaram, conheceram e compraram vinhos de todas as regiões do mundo por preços convidativos de mais de 1.000 expositores diferentes, com cerca de 30 mil rótulos degustados.

 

Palestras

 

Além de poder degustar, conhecer e comprar vinhos de todas as regiões do mundo, o visitante do Wine Weekend poderá participar de palestras para ampliar e explorar o seu conhecimento sobre a cultura do vinho. As palestras serão realizadas no sábado e domingo, dias 6 e 7 de julho e a venda de ingressos já está disponível pelo site www.wineweekend.com.br

 

04/07/2024 (sábado)

 

16:00 Diversidade diferentes Terroirs no Brasil, novas regiões e novos e bons vinhos se apresentam no País

18:00 Vinho do Porto, vinho fortificado, vinho doce, vinho de sobremesa. Você sabe a diferença? Venha descobrir e como e onde servir

 

07/07/2024 (domingo)

 

20:00 Queijos e vinhos uma Harmonização que parece fácil, mas não é. Venha aprender para fazer diferente.

 

- É necessário ter o ingresso ou convite VIP para participar das palestras

 

Experiências exclusivas

 

Na quinta-feira, dia 4 de julho, às 20h, será realizada a Experiência Grand Cru. Vinhos dos expositores, selecionados pelo jornalista Eduardo Viotti, farão parte de uma degustação especial no espaço Arena Sensorial. Para participar é necessário adquirir um ingresso especial.

 

Jurado por um dia

 

Na sexta-feira, dia 5 de julho, será realizada a experiência “Jurado por um dia”. Os participantes poderão viver a experiência de ser um jurado internacional de vinho, degustar, avaliar e eleger os melhores vinhos da feira entre os inscritos no Concurso The Best Of Wine Weekend.

 

Gastronomia

 

O Wine Weekend Festival 2024 terá dois espaços de gastronomia. Um espaço Gourmet com um restaurante da alta gastronomia, com menu assinado por um chef, e um espaço de food Trucks, com pizza, massas e pães tradicionais. Em ambos será possível saborear com o vinho escolhido e comprado na feira.

 

Mostra Rolha Verde, incentivo à sustentabilidade

 

A edição 2024 do Wine Weekend incentive e estimula a sustentabilidade. Para isso, haverá o espaço Rolha Verde, com a apresentação de produtos produzidos a partir da reciclagem das rolhas de vinho, e com uma oficina para workshops e trabalhos a partir do uso criativos de rolhas recicladas. O Rolha Verde é um projeto pioneiro de reciclagem de rolha , lançado em 2013 pelos organizadores do evento com o objetivo de chamar a atenção para a reciclagem desse produto.

 

Espaço PET

 

O Wine Weekend é um evento Pet Friendly. O seu PET Também é bem-vindo e contará com espaço reservado, com total comodidade, segurança e conforto.

 

Alguns Expositores

 

Rio Sol, Vinicola Aurora, Vissimo Group, Concha y Toro, Importadora Qualis Mais, Costellation Brands, Casa Mediterrânea, Vinícola Cabriz, Global Wines, Caves de Murça, Quinta do Silval, Cadeado Wines, Wine Lover, Ivini Enoteca, Wide Wine, Villa Owens-Illinois, Cantina Valpolicella Negrar, Diablo, Wine & Foods, Essência di Fiori, DFJ Vinhos, Família Kretschmar, SIMI, Sicilianess, Casal da Coelheira, Casir dos Santos, Rolha Verde, Bodega Trivento, Bendito Vinho e Lusitano Import.



Serviço -

 

Data: 04 a 07 de julho/2024

Horários: Quinta e sexta-feira 14:00 às 22:00

Sábado: 12:00 às 22:00

Domingo: 12:00 às 20:00

Local: ARCA, São Paulo. Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo.

 

Crédito das imagens: Divulgação Wine Weekend São Paulo Festival  

domingo, 26 de maio de 2024

Pedra Cancela Castas Únicas

 


A enóloga-chefe da Lusovini, Sónia Martins, conduziu, em 21 de maio, prova denominada ‘Pedra Cancela Castas Únicas do Dão’, um resgate de variedades antigas e raras que, até então, só existiam em histórias. 

A degustação seguida de almoço contou com a participação de Celso Ricardo Gromowski (imagem acima), da TDP Wines (importadora dos vinhos Pedra Cancela) e Sónia Martins apresentou os rótulos elaborados com as uvas Terrantez, Douradinha, Uva-Cão, Monvedro e Malvasia Preta.


Quando a Lusovini/Pedra Cancela adquiriu a Vinha da Fidalga, propriedade do século XVIII situada em Carregal do Sal, houve um trabalho de preservação e resgate de uvas praticamente extintas, dando origem ao projeto que Sónia Martins lança agora no Brasil: o ‘Vinhas da Fidalga Castas Únicas do Dão’. 

O investimento na recuperação e desenvolvimento destas variedades esquecidas vem do fascínio de Casimiro Gomesfundador do grupo Lusovini, pela extensão rural interligada com a viticultura. Desde os anos 1980, quando decidiu estabelecer sua vida profissional na região do Dão, ele ouvia falar de castas “extintas”, das quais nunca encontrou os vinhos. 


A aquisição da Vinha da Fidalga aconteceu em 2015 e o cultivo das uvas entre 2017 e 2019. A condução das videiras foi delineada em monoplano ascendente, com poda longa, unilateral. Por não existir informação técnica da zona de frutificação, não se optou por poda curta. Em 2021 foram feitas as primeiras microvinificações e os primeiros vinhos com potencial comercial surgiram em 2022. 

Enóloga Sonia e Rosélia de Araújo (TDP)

                                        Na imagem acima, Enóloga Sónia e Rosélia de Araújo (TDP)


Na enologia, Sónia Martins propôs que o processo de vinificação e estágio fosse o mais neutro possível, recorrendo a depósitos inox e leveduras neutras para equilibrar as características de cada uma das castas e, assim, obter uma expressão autêntica, sem artifícios. Os vinhos de 2022 são agora apresentados no Brasil.

Os rótulos, elaborados com as uvas Terrantez, Douradinha, Uva-Cão, Malvasia Preta e Monvedro, são trazidos pela TDP Wines. A seguir as descrições/avaliações dos vinhos provados, com cerca de apenas 1.500 garrafas produzidas de cada variedade: 

Pedra Cancela Terrantez DOC Dão
 

Pedra Cancela Vinha da Fidalga Terrantez DOC Dão 2022 - Álcool: 12,5% - a Terrantez do Dão é uma casta retumbante, pouco sensível ao stress hídrico, por isso bem adaptada à região. Essa variedade proporciona vinhos de grande frescura, aromáticos e complexos. Historicamente referenciada na Península Ibérica desde o século XVI, disseminada no século XIX, a partir do século presente exclusivamente no Dão, onde em 1986 representava menos de 0,03%. Engarrafado em abril de 2023, elaborado com uvas da Vinha da Fidalga, cuja produção de uvas remonta ao século XVIII, apresentou cor palha intenso tendendo ao translúcido. Aromas intensos destacando a sua complexidade por exibir notas florais, frutadas e minerais com harmonia rara de ver. No paladar, o destaque fica por conta da maciez e da confirmação da complexidade olfativa num branco que em alguns momentos rememora um bom Bourgogne AOC. Sua acidez é um capítulo à parte: pulsante, tem plenitude sem ser cortante, dando vida e movimento ao conjunto. O seu núcleo de sabor é ligeiramente esfumaçado, mas a fruta de polpa branca se destaca ao lado de pinceladas minerais. De longa persistência, promete ganhar complexidade na garrafa com o decurso do tempo. Enfim, um branco memorável, que termina amplo e profundo. Cresceu ainda mais à mesa. Avaliação: 92/100 pts.+   




Pedra Cancela Vinha da Fidalga Douradinha DOC Dão 2022 - Álcool: 11,5% - essa casta resulta do cruzamento da Amaral com Alfrocheiro. Mencionada pelas primeiras vezes em 1851 e 1880, referenciada no Dão em 1986, com um percentual muito reduzido, foi desaparecendo, sendo atualmente uma das castas antigas mais raras na região (Sónia salientou que restaram apenas quatro plantas). Chamada de "douradinha" justamente por seu cacho ter aspecto dourado ao atingir a maturação plena. Tem grande potencial, mostrando aromas delicados e excelente frescura. Na taça coloração palha intenso. Aromas de média intensidade mas de boa complexidade com tons florais, cítricos e minerais. Na boca, o destaque maior fica pela acidez que não prejudica a textura cremosa deste branco seco, razoavelmente frutado, maduro e vivaz. De corpo leve/médio, termina medianamente persistente, com alguma rusticidade (natural) da casta. Avaliação: 89/100 pts.


Pedra Cancela Vinha da Fidalga Uva-Cão DOC Dão 2022 - Álcool: 11,5% - casta referenciada desde 1711, se destaca em Tondela e Carregal do Sal, resistente ao stress hídrico e ao calor. O vinho tem cor palha claro quase translúcido. Ao nariz uma verdadeira paleta de aromas com notas cítricas e minerais revezando-se conferindo-lhe complexidade única. Mas é no paladar que essa casta diz ao que vem: plena de acidez, entrega um vinho amplo e macio, refrescante, de grande profundidade. Sua mineralidade também é outro destaque porque, longe de torná-lo unidimensional, torna-o complexo, prazeroso e gastronômico. Termina com boa persistência. Avaliação: 91/100 pts.+ 

Pedra Cancela Vinha da Fidalga Monvedro DOC Dão 2022 - Álcool: 12% - a Monvedro é uma variedade resultante do cruzamento da Alfrocheiro com outra casta desconhecida, tem pouquíssimas vides na região, em torno de 0,01%. Após o total desengace, o mosto é fermentado em cuba de aço inoxidável usando leveduras Saccharomyces cerevisae "neutras". Manta mexida manualmente duas vezes ao dia no pico da fermentação. Após o fim da fermentação maloláctica espontânea, clarificação natural e ligeira filtração antes do engarrafamento que se deu em setembro de 2023. Na taça, um tinto de cor vermelho-rubi com reflexo violáceo. No olfato, boa complexidade aromática com notas de frutas negras sobre um fundo levemente vegetal. No paladar, taninos macios, álcool integrado, acidez plena e destacada expressão de fruta. Em alguns momentos, o núcleo de sabor chegar a evocar um Garnacha, especialmente pelo frutado evidente aliada à boa acidez e ao corpo leve. Enfim, um tinto de boa fluência no paladar, refrescante, que termina medianamente persistente. Avaliação: 90/100 pts.

Pedra Cancela Vinha da Fidalga Malvasia Preta DOC Dão 2022 - Álcool: 11,5% - a Malvasia Preta do Dão resulta do cruzamento das castas Alfrocheiro com a Caytana Blanca (Sarigo). Referenciada em 1866. Aparece referenciada na região em 1986, como "Negro Mouro", com uma presença próxima dos 4%. Vinho engarrafado em setembro de 2023, sem passagem por madeira, que na taça exibiu coloração violácea intensa. No nariz, exibiu boa intensidade/complexidade aromática, com frutas negras sobre especiarias com boa sustentação. Na degustação, mostrou taninos macios, álcool integrado e aqui, mais uma vez, a boa acidez aliada à expressão de fruta vincou a personalidade deste raro tinto português, muito bem elaborado, que impressiona por seu equilíbrio, frescor, finesse e elegância. Termina persistente, longo, convidando o degustador para a próxima taça! Avaliação: 91/100 pts.


A Vinha da Fidalga produz vinhos leves, baixa extração, baixo teor de álcool, expressão de fruta e ótima acidez
A Vinha da Fidalga produz vinhos leves, de castas esquecidas, moderadamente extraídos, de baixo teor de álcool, boa expressão de fruta e ótima acidez: aqui "menos é mais". Preço estimado de cada garrafa: R$ 300


sexta-feira, 24 de maio de 2024

Ícone chileno, VIU1 chega em nova safra ao Brasil

 


Chega ao país colheita 2021 do vinho que homenageia Don Miguel Viu Manent

 

Um dos grandes ícones do vinho no Chile está chegando em nova safra ao Brasil: o Viu Manent VIU1 2021, trazendo a expressão máxima da experiência e especialização da Viu Manent na elaboração de Malbec - ela é considerada a primeira vinícola chilena a engarrafar e comercializar um vinho Malbec (em 1993).

 

Idealizado como um tributo ao fundador da Viu Manent, Don Miguel Viu Manent, sua primeira safra, em 1999, foi lançada em 2001, um ano após a morte de Don Miguel Viu Manent. VIU1 está em sua 20ª edição, e, assim como seus antecessores, foi elaborado com uvas provenientes de antigas parras de Malbec plantadas há mais de 100 anos.

 

Naturalmente equilibradas devido à sua idade, são vinhas de poucas uvas, cachos pequenos extraordinária concentração de fruta, dando origem a um rótulo sofisticado e elegante.

 

Lançando em edições limitadas e garrafas numeradas, o VIU1 é produzido a partir de uma rigorosa seleção das melhores uvas Malbec do quartel 4 do vinhedo San Carlos, próximo a Cunaco, Vale de Colchagua.

 

De cor cereja com reflexos violeta, destaca-se por sua elegância e caráter, aromas frutados e florais, e notas de especiarias doces. No paladar apresenta grande estruturataninos macios e profundidade. O potencial de guarda é de até 10 anos.

 

“O VIU1, acima de qualquer consideração técnica ou comercial, é o resultado do sonho de um homem e de sua equipe, e representa também a evolução de uma empresa em permanente compromisso com a busca pela excelência e qualidade”, resume José Miguel Viu Bottini.

 

A vinícola Viu Manent foi fundada em 1935, quando o imigrante catalão Miguel Viu García e seus dois filhos, Agustín e Miguel, fundaram a Bodegas Viu, em Santiago, dedicando-se ao comércio e embalagem de vinhos para o mercado local com a marca “Vinos Viu”.

 

Miguel, que sonhava em fazer os seus próprios vinhos, adquiriu, em 1966, a Hacienda San Carlos de Cunaco, em Colchagua. Esta antiga e tradicional propriedade contava com 150 hectares de nobres vinhas pré-filoxéricas francesas, além das adegas.

 

Atualmente, a Viu Manent conta com a terceira geração da família à frente dos negócios.

 

viumanent.cl | @viumanentwinery


CH2A Comunicação | @ch2acomunicacao

Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br

Telefone * WhatsApp: (11) 9 7641.7472

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Festival da SARDINHA NA BRASA acontece sábado ( 25/5 ) no RANCHO PORTUGUÊS - SP


O Rancho Português realiza o seu Festival da Sardinha na Brasa no dia 25 de maio, das 11:00 às 22 horas, na Vila Olímpia. O evento vai celebrar uma das mais gostosas tradições da culinária lusitana.

 

As sardinhas portuguesas serão grelhadas na calçada com sal grosso e servidas à vontade com batatas ao murro e broa de milho, pelo valor de R$149 por pessoa. O preço inclui meia garrafa de vinho português da casa tinto ou branco (375 ml selecionado).

 

As reservas podem ser feitas pelo tel. (11) 2639-2077. 

 

Localizado na Vila Olímpia, o restaurante reúne em um único local um elegante salão, snack bar, empório com produtos vindos de Portugal e adega com cerca de 800 rótulos de todas as áreas do país europeu, oferecendo variados estilos e preços diferenciados.

 

Abaixo horário de funcionamento:*Empório delivery e take away – seg/sáb (9:00/23:00) e dom (9:00/ 18:00). Os pedidos podem ser feitos diretamente pelo Whatsapp (11-953934531) ou através do Ifood.

 

*Atendimento de mesas no salão – almoço e jantar - seg/sábado- (12:00 /23:00) e domingo (12:00/18:00).

 

Rancho Português

Avenida Dos Bandeirantes, 1051 - Vila Olímpia, Fone: 11 2639.2077. 

Acesso para deficientes físicos com banheiro e mobília adaptada, Cartões de crédito: American Express, Diners, Mastercard, Visa. 

Cartões de débito: Maestro, Rede Shop e Visa Electron.  

Aceita Tickets: Elo. Não aceita cheques. Ar condicionado.

Estacionamento com manobrista. Instagram: @ranchoportuguessp Site: http://www.ranchoportugues.com.br/

 Fellipe Toledo

Gina von Hertwig Comunicações


Tel: (11)5044-0550/(11)5536-3317

www.ginacomunicacoes.com.br 

 

Descrição: Descrição: LOGO-1  Siga o nosso Instagram

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQHDgBdWIVTIacT4St66UlggOVExMCPlG07B3W_n4v0Z420f8wAWHt3kcfb Curta a nossa Fan Page

Descrição: Descrição: cid:image002.jpg@01CE9394.287C9820Siga o nosso Twitter

Importadora Cellar Vinhos inaugura Cellar Cave na Vila Nova Conceição - SP


Inaugurada na Vila Nova Conceição, a Cellar Cave é uma extensão da importadora Cellar Vinhos.  Sob o comando de Rodrigo Malizia, a casa apresenta excelentes rótulos aliados a gastronomia de ponta, em um ambiente agradável e aconchegante, que tem como missão conectar produtores com clientes.

 

O iluminado espaço é divido em restaurante, loja e espaço para eventos. São mais de 100 opções de vinhos, em sua maioria franceses, sendo que cerca de 30 podem ser degustados em taça via o equipamento Coravin.

 

O cardápio foi elaborado pelo chef Lucas Dante, do premiado Cepa (que entrou para o prestigiado Guia Michelin 2020 e também figura na lista 50 Best Discovery)Antes de inaugurar seu próprio restaurante, Lucas trabalhou com o chef Marco Renzetti, proprietário da Fame Osteria e da antiga Osterial del Pettirosso, e também lançou o menu da Hospedaria. Para a Cellar Cave, desenvolveu um cardápio contemporâneo, com muitos ingredientes brasileiros selecionados de pequenos produtores.

 

Vale começar com o Couvert, com Pão de fermentação natural, manteiga defumada da casa e nuts com especiarias e mel (R$ 35). Como entrada, destaque para o crudo de peixe do dia (R$ 75), com ponzu e karashi e o Pastel de cebola, queijo conté e vinagre de jerez (R$ 30) - item que também é servido no Cepa.

 

Entre os principais, Spaghetti feito no caldo de camarão com camarões salteados (R$ 105), prato elaborado em conjunto com o casal Ana e Zé do Do Pão ao Caviar, também sócios do estabelecimento, além da saborosa costela bovina (R$ 115) com salada de feijão manteiguinha, cebola tostada e vinagre de Jerez. Para encerrar, delícias como a compota de tangerina, ricota fresca e pistache tostado (R$ 50) e mousse de chocolate meio amargo com conhaque e crumble de nibs (R$ 35).

 

De 2ª a 6ª feira, é servido o “Menu da Semana”, que inclui entrada, prato principal e sobremesa, por R$ 95. Há ainda a opção de “Vinho do Dia”, em taça, por R$ 25.

 

Quem precisar de auxílio na hora da harmonização, pode contar com a ajuda da sommelier Victória Venâncio, que reúne passagens por casas como Cais e Mila, e está sempre à disposição.

 

A loja acoplada ao salão oferece diversas opções de tintos, brancos, rosés e espumantes, das mais diversas marcas. No andar superior, há ainda um espaço perfeito para eventos sociais e corporativos, além de aulas e confrarias.

 

CELLAR CAVE

Endereço: Rua Diogo Jácome, 372 – Vila Nova Conceição
Telefone: 11-93260-2000
Horário de funcionamento: terça, das 19h às 23h. Quarta à sábado, das 12h às 15h30 e das 19h às 23h. Domingo, das 12h às 16h.
Possui acesso à deficientes. Aceita todas as bandeiras de cartões.
Site: https://www.cellarvinhos.com/
Instagram: @cellar.cave

 

Luciana von Hertwig Ferraz Mesquita

Gina von Hertwig Comunicações

Tel: (11)5044-0550

Cel (11) 99648-0128

quarta-feira, 22 de maio de 2024

Vino Verace lança 10 kits exclusivos com rótulos de 60 vinícolas gaúchas

 Loja cria ação para ajudar cadeia produtiva da uva e do vinho diante do maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul -


 

Sensibilizada pelo que tem ocorrido no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas, a Vino Verace, e-commerce e loja de vinhos com sede em Bento Gonçalves e atuação em basicamente todo o território brasileiro, resolveu agir. A empresa criou 10 kits exclusivos de vinhos e espumantes gaúchos, com seis rótulos cada, totalizando 60 vinícolas. Desta forma, brasileiros de todas as partes do país podem ajudar adquirindo um ou mais kits. Além de fazer girar os produtos, a empresa destina 5% das vendas para o projeto Unidos por Bento, que direciona recursos para acelerar a desobstrução e reconstrução das vias comprometidas devido aos desmoronamentos na cidade. Todo valor arrecadado será dobrado pelo Sicredi. A iniciativa também se inspirou na ação da Brasil de Vinhos, que vem se tornando um movimento nacional com a #comprevinhogaucho.

 

Com mais de 2 mil rótulos em seu portfólio, sendo 1.300 brasileiros e destes 1.150 são de 81 vinícolas gaúchas, a Vino Verace tomou esta atitude pensando em ajudar o maior número possível de marcas gaúchas, diversificando ao máximo o modelo da ação. Os 10 kits, assim como todos os rótulos da loja, podem ser acessados pelo site www.vinoverace.com.br. Segundo um dos sócios, Cássio Poletto Cutulli, os kits foram criados levando em consideração estilos e categorias. “Cada caixa reúne rótulos de seis vinícolas de diferentes cidades gaúchas. Garantimos a entrega diante das parcerias que temos com transportadoras que entregam em todo o Brasil a partir de rotas alternativas”, explica. O frete não está incluído, mas na maioria dos kits, dependendo da localização, será gratuito.

 

O sócio Nathan Donatti esclarece que as opções incluem Tintos Acessíveis, Espumantes Moscateis, Vinhos Refrescantes, Vinhos Distintos, Vinhos com DO Vale dos Vinhedos, Espumantes de Pinto Bandeira, Vinhos Ícones, Vinhos Ecléticos, Vinhos Brancos e Vinhos Tintos. “Procuramos selecionar de forma a contemplar preferências e diversidade. Desta forma, os brasileiros, além de ajudar, estarão conhecendo a diversidade da produção nacional, contemplando pequenas, médias e grandes vinícolas”, destaca. Os valores dos kits partem de R$ 414 podendo chegar a R$ 1.799, dependendo da escolha.





 

Verace com 50%

No mesmo site, Cutulli e Donatti, vendem vinhos e espumantes da Verace, marca própria lançada pelos sócios no ano passado. Para estes produtos, 50% da venda será revertida para o projeto Unidos por Bento. O primeiro trio de micro lotes da marca, carregando o terroir da Serra Gaúcha é composto por um espumante elaborado pelo método tradicional, um blend tinto das variedades Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon e um varietal branco com uvas Chardonnay.

 

#comprevinhogaúcho

 

KIT VINHOS GAÚCHOS TINTOS ACESSÍVEIS

Boscato Cave Merlot

Dom Cândido Reserva Assemblage Merlot & Cabernet Sauvignon

Cavas do Vale Provado Cabernet Sauvignon

Gheller Pinot Noir

Zanella Percentual

Família Bebber Almejo Tannat

 

KIT ESPUMANTES GAÚCHOS MOSCATEL

Garibaldi Moscatel

Amitié Moscatel

Capoani Moscato Giallo

Vallontano Moscatel

Don Guerino Moscatel

Larentis Moscatel

 

KIT VINHOS GAÚCHOS REFRESCANTES

Lidio Carraro Faces do Brasil Pinot Noir Rosé

Fabian Chardonnay

Monte Sant'Ana Savoir Giallo

Cristofoli Sangiovese Rosé

Hermann Jovem Alvarinho

Zanotto Sauvignon Blanc

 

KIT VINHOS GAÚCHOS DISTINTOS

Avvocato Gran Reserva Calladoc

Buffon Exóticos Laranja

Peculiare Saperavi

Otto Viognier

Monte Chiaro Viaggio Ancellotta

Casa Dorigon Schloss Semler Riesling Renano

 

VINHOS GAÚCHOS D.O VALE DOS VINHEDOS

Don Laurindo Merlot D.O.V.V.

Almaúnica Reserva Merlot D.O.V.V.

Miolo Lote 43 D.O.V.V.

Pizzato Merlot de Merlots D.O.V.V.

Casa Valduga Gran Chardonnay D.O.V.V.

Dom Bernardo Chardonnay D.O.V.V.

 

KIT ESPUMANTES GAÚCHOS DE PINTO BANDEIRA

Vita Eterna Nature Rosé

Don Giovanni Nature

Cave Geisse Blanc de Blanc Brut

Valmarino & Churchill Extra Brut

Verace Brut 48 Meses

Villa La Grande Bellezza Farfalline Brut

 

VINHOS GAÚCHOS ÍCONES

Monte Bello Gran Corte

Dom Eliziario Capela dos Vinhedos Marselan

Manus Clássico Nebbiolo

Ravanello Dionísio Tannat, Teroldego & Cabernet Sauvingon

Garbo Plenitude Blend 5 Castas

Pedras da Quinta Rare Blend

 

KIT VINHOS GAÚCHOS ECLÉTICOS

Viapiana Premium Syrah

Luiz Argenta Jovem Sauvignon Blanc

Tenuta Foppa & Ambrosi Brazilian Collection Alvarinho

Valparaiso Vitale Rondinella Rosé

Cave Antiga Rosé de Autoras

Casa Pedrucci Brut

 

KIT VINHOS BRANCOS GAÚCHOS

Salvattore Reserva Chardonnay

Berkano Wines Ouroboro Alvarinho

Casa Marques Pereira As Torres Chardonnay

Calza Chardonnay

Epifania Chardonnay

Artisti Ato III Purgatório

 

KIT VINHOS TINTOS GAÚCHOS

Sotterrani Tannat Safra 2018 e 2020

Torcello Creazione

Vistamontes Alicante Bouschet

Maximo Boschi Racconto Marselan

Aracuri Pinot Noir

Bodega Iribarrem Reserva Touriga Nacional

 

Imagem: Divulgação




 

Lucinara Masiero – MTB 16.950

54 9 9151.0006 – lucinara@conceitocom.com.br

@lucinaramasiero

Conceitocom Brasil - @agenciaconceitocom

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Principal evento de vinhos da Itália realiza 3ª edição em São Paulo


 

I Love Italian Wines amplia ações no Brasil * Evento realizará 2ª edição no Rio de Janeiro e chega pela primeira vez a Brasília -


Grandesmédios e pequenos produtores de vinhos da Itália estão prestes a desembarcar no Brasil para o I Love Italian Wines, o principal evento de vinhos italianos realizado no país, que este ano acontece pela 3ª vez em São Paulo, pela 2ª vez no Rio de Janeiro e pela 1ª vez em Brasília.


Nomes consagradoslançamentos e produtores ainda inéditos no Brasil vão apresentar e representar a rica tradição vinícola italiana, reunindo nomes conhecidos internacionalmente e marcas ainda desconhecidas do grande público consumidor.

Milena Del Grosso, diretora para o Brasil da ICE - Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency), destaca que pequenas e médias vinícolas da Itália são parte essencial da cultura enogastronômica do país, que figura entre os maiores produtores e exportadores mundiais da bebida.


Muitas delas são conduzidas por famílias que perpetuam décadas e até séculos de tradição, como guardiões das tradições regionais, quase sempre cultivando variedades autóctones, com uma produção limitada bastante exclusiva.


“Os eventos dão aos brasileiros a oportunidade de terem contato com preciosidades da viticultura italiana, bem como com os produtores mais famosos. O objetivo é ampliar o acesso e o conhecimento da riqueza vitivinícola da Itália, proporcionando aos profissionais do setor verdadeiras descobertas enológicas”, resume Milena Del Grosso.


I Love Italian Wines é promovido pelo MAECI – Ministério das Relações Exteriores e dos Negócios Internacionais da Itália e pela Agência ICE, em colaboração com as feiras Wine South America (www.winesa.com.bre Vinitaly (www.vinitaly.com). Com foco no segmento do vinho, as degustações integram uma série de ações no Brasil para promoção de alimentos e bebidas italianos.


A estreia do evento será no Rio de Janeiro, dia 20 de maio. No dia 22 de maio a comitiva de produtores segue para São Paulo e encerra a sequência de degustações em Brasília, no dia 24 de maio.


Além da participação das principais importadoras brasileiras com marcas italianas em seus portfólios, vinícolas ainda inéditas no país apresentam suas novidades e vinhos com propostas diferenciadas, e vêm em busca de representantes no Brasil.

Exclusivas para profissionais do segmento, as três edições do I Love Italian Wines vão apresentar a especialistas, sommeliers e compradores de redes de supermercados, empórios, enotecas, bares, restaurantes e hotéis cerca de 350 vinhos dos mais variados estilos, uvas e regiões da Itália.


“As edições em SP e RJ já contam com um salto em relação ao número de expositores e visitantes, o que demonstra o interesse do mercado e o êxito dos eventos. Com a realização do primeiro I Love Italian Wines em Brasíliaampliaremos o contato dos profissionais com os vinhos italianos, com a expectativa de, no ano que vem, aumentar o número de cidades que receberão o evento”, resume a diretora da Agência ICE.


Com uma produção de 38,3 milhões de hectolitros, seriamente afetada pelas adversidades climáticas, a Itália foi o segundo maior produtor mundial de vinho em 2023, atrás da França, com 48 milhões de hectolitros, mas sempre muito acima de seus tradicionais concorrentes no mercado brasileiro, como Espanha (28,3 milhões de hectolitros), Chile (11 milhões de hectolitros), Argentina (8,8 milhões de hectolitros) e Portugal (7,5 milhões de hectolitros). Os dados são da OIV – International Organisation of Vine and Wine.


Embora tenha temporariamente perdido a tradicional posição de liderança no volume de produção, sempre segundo dados OIV, os italianos seguem sendo os maiores exportadores da bebida, tendo enviado para o exterior em 2023 cerca de 21,4 milhões de hectolitros, contra 20,8 milhões de hectolitros da Espanha, 12,7 milhões de hectolitros da França, 6,8 milhões de hectolitros do Chile, 6,2 milhões de hectolitros da Argentina e 3,2 milhões de hectolitros de Portugal.


Em matéria de variedade de uvas autóctonesos italianos são imbatíveis, tendo registradas, segundo o Ministério Italiano da Agricultura, nada menos do que 642 variedades de vitis vinífera, ou uvas próprias para vinho. Em todo o mundo são cerca de 1.300, o que significa que mais da metade das variedades de uvas existentes no mundo, usadas na produção de vinho, são encontradas apenas na Itália.


Com quase 10 milhões de litros fornecidos para os brasileiros em 2023 e uma quota de 6,3%, a Itália ficou na 6ª posição entre os principais países fornecedores. Em valor, os italianos estão uma posição acima, registrando vendas para o Brasil em 2023 de 38,3 milhões de dólares, um crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior. Os dados são da Euromonitor.


“Os resultados aguardados até o final do ano são promissores, devido ao conjunto de ações implementadas pela Itália no Brasil, que devem ser incrementadas com outras atividades previstas para os próximos meses”, finaliza a executiva.


I Love Italian Wines São Paulo

capital paulista recebe a 3ª edição do I Love Italian Wines no dia 22 de maio. Este ano o evento conta com 40 marcas expositoras – em 2023, foram 38. Uma masterclass conduzida pelo premiado sommelier Diego Arrebola vai abrir a programação trazendo a degustação de 15 vinhos selecionados, que serão apresentados a especialistas e profissionais convidados.


Encerrada a masterclass, o Hotel Unique abre as portas de seus principais salões para o Walk Around Tasting, onde são esperados centenas de profissionais para degustarem uma seleção exclusiva de rótulos italianos.


Estão confirmadas as importadoras BWC Brasil, Cantu Grupo Wine, Casa Flora, Casa Palla, Caves Santa Cruz, DOC Vineria, Europa Importadora, Importadora Barrinhas, ItaliaMais, Italy Import, Italy’s Wines, La Pastina, La Vie Vin, Parajú Vinhos, Polaris Importadora, Prem1um Wines, Sicilianess, VimpórioVinifera Import e World Wine, pelas vinícolas/importadoras, Antica Cantina Leonardi/Vinifera Import, Az. Agricola Pilandro, Azienda Uggiano/Zahil Vinhos, Birgi Vini/Realwines, Bosca/Villa Ca’ Bianca, Cantina di Solopaca/Vinifera Import, Crea Vini/Realwines, Il Quarto Miglio/Realwines, Inserrata Organic Farm/MM Vinhos, Orestiadi/Ivini, Sibiliana/Realwines, San Marzano/Grand Cru e Vigneti Reale/Vinifera Import e pelas empresas Bixio Produttori, Cantina Valpolicella Negrar/Domini Veneti, Igain, Ozzano Selection, Sorrentino ViniTenuta di Artimino e Valpanera que buscam importadores no Brasil.

 

 

Sobre a ITA

A ICE - Agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália (ITA – Italian Trade Agency) é a agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Com uma rede de 85 escritórios espalhados pelo mundo, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, por meio do fornecimento de informações econômicas, legais, fiscais e mercadológicas, bem como identificando parceiros e oportunidades de negócios e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem Pavilhões Oficiais Italianos em feiras internacionais, missões de empresários e profissionais a feiras italianas, cursos de formação e campanhas de comunicação. A ITA também tem por função atrair investimentos estrangeiros na Itália. Somente em 2024, levou representantes de cerca de 30 das maiores redes de supermercados e importadores de alimentos e bebidas para visitar a Vinitaly, realizada no último mês de abril, e cujos primeiros resultados em novos produtos em circulação no mercado brasileiro devem começar a ser vistos a partir do segundo semestre deste ano. Também bastante aguardada, a campanha Sabores da Itália, realizada em colaboração com os principais e-commerces e redes de supermercados do país, bem como as ações realizadas no âmbito da Semana da Cozinha Italiana do Mundo e que envolvem toda a rede diplomática italiana, que devem trazer muitas novidades e oportunidades para os brasileiros conhecerem ou aumentarem o consumo de produtos Made in Italy.

www.ice.it * www.madeinitaly.gov.it

Instagram: @ita.brasil

Twitter: @icesanpaolo

Facebook: @ICEBrasil

Linkedin: company/ice-sanpaolo

 

Sobre a Wine South America

Considerada uma das maiores feiras profissionais de vinhos na América Latina, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. O evento reúne produtores, grupos, importadoras e empresas nacionais e internacionais, com foco na realização de grandes negócios em toda a cadeia do vinho.

www.winesa.com.br

Instagram: @winesouthamerica

Facebook: @feirawinesouthamerica

Linkedin: company/wine-south-america

 

Sobre a Vinitaly

A Vinitaly é a principal feira internacional do setor vitivinícola do mundo. A feira tornou-se ponto de referência mundial para o segmento graças à contínua apresentação de novidades, unindo uma exposição comercial com referências para a vinificação mundial. O setor vitivinícola italiano estabeleceu-se como o melhor embaixador dos produtos “Made in Italy”, representando a excelência e a qualidade italianas.

www.vinitaly.com

Instagram: @vinitalyofficial

Twitter: @VinitalyTasting

Facebook: @vinitalyofficial

Linkedin: company/vinitaly

 

Informações à imprensa

CH2A Comunicação | @ch2acomunicacao

Alessandra Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

Magaly Corgosinho – coordenadoria@ch2a.com.br

Telefone * WhatsApp: (11) 9 7641.7472