segunda-feira, 1 de junho de 2015

Bodegas Vivanco na World Wine






Na noite do dia 18 de maio, a loja da World Wine na Rua Amauri promoveu um agradável encontro com o enólogo e proprietário da Bodega Vivanco, Rafael Vivanco. No decorrer do evento foram apresentados aos convidados quatro vinhos, e durante um gole e outro, pudemos conversar com Rafael que nos explicou mais sobre a uva “Tempranillo Blanco”, usada juntamente com Viura e Malvasía na produção de seu emblemático vinho branco.

Ele nos disse que a uva é relativamente “nova”, sendo consequência de uma mutação da conhecida Tempranillo tinta. O fato é que um “albinismo” natural afeta os genes ligados ao pigmento da casca da uva, resultando em uma coloração branca ao invés da tinta.

A vinícola está localizada em Briones, La Rioja Alta, aos pés da Serra de Cantabria e do Rio Ebro. Uma zona de microclima ameno e solos argilo-calcários. A principal variedade plantada é a Tempranillo, mas encontramos também Graciano, Garnacha, Mazuelo, Viura e Malvasia.


Os vinhos provados: 

Começamos pelo Vivanco Blanco, um corte de 60% Viura, 20% Malvasía e 20% Tempranillo Blanco. Extremamente fresco e mineral, delicioso!

Em seguida passamos para os tintos.



O jovem e frutado Vivanco Crianza, com 100% Tempranillo.

O Reserva, austero, mineral e complexo, com 90% Tempranillo e 10% Graciano e estagio de 24 meses em carvalho francês e americano, seguido de mais 24 meses em garrafa.

Finalizando com o fantástico 4 Varietales, que como o próprio nome já diz, é um corte de quatro uvas, sendo 70% Tempranillo, 15% Graciano, 10% Garnacha e 5% Mazuelo. Um vinho intenso, encorpado, com notas de frutas negras, especiarias e um final de boca longo e intenso.


World Wine - www.worldwine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário