segunda-feira, 18 de maio de 2020

Quarentena impacta nas vendas de vinhos do dia-a-dia e mulheres estão comprando mais do que os homens
O período de isolamento social é marcado pelas pessoas em casa, fazendo as refeições juntas, lendo mais e consumindo mais séries, filmes e lives. Acompanhando esses prazeres em meio à pandemia, o vinho tem sido inserido no cotidiano e as novas rotinas vêm impactando diretamente na procura por rótulos do dia-a-dia, com aumento de 300% nas vendas de vinhos entre R$ 50 e R$ 60 desde o início da quarentena.
Foi o que registrou a sommelière e consultora Gabriela Bigarelli, que comercializa kits temáticos de vinhos, focados em uvas, estilos ou países, estimulando o conhecimento através do paladar. As vendas de seus últimos kits indicam outro dado importante e surpreendente, que sinaliza uma mudança no padrão de consumo: as mulheres estão comprando mais do que os homens.
“Nas últimas semanas, de 50 kits vendidos, 38 foram comprados por mulheres. É impressionante a mudança do perfil de compra, com elas decidindo mais a compra de vinhos, buscando informações sobre como harmonizar e escolher seus rótulos”, explica Bigarelli.
As temperaturas amenas do outono e a queda nos termômetros no finalzinho da tarde também estão aquecendo as vendas de vinhos, especialmente de rótulos tintos. Bigarelli registrou aumento de 85% nas vendas de tintos desde o início na estação, em março. De acordo com ela, as uvas mais procuradas são Malbec e Pinot Noir.
“São uvas versáteis, complexas e potentes, que combinam muito com as temperaturas mais baixas e acompanham bem os pratos que costumamos consumir nessa época do ano, como fondue, risotos e massas mais elaboradas”, resume.
Talk Gabi
Quem tem dúvidas sobre qual rótulo escolher, pode falar diretamente com Gabriela Bigarelli pelo perfil @gabigarelli no Instagram. A partir de um bate papo informal, ela vai indicar os vinhos de acordo com a personalidade e as preferências de cada um. A mentoria ‘Talk Gabi’ integra o projeto #VinhoEmCasa, criado por Bigarelli para estimular os negócios no setor em meio à crise do coronavírus.

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