Em sua segunda edição, o evento que revelou os
50 Grandes Vinhos para o Mercado Brasileiro já se tornou um dos principais
acontecimentos do setor no país. Um almoço no dia 25 setembro, na Casa
Leopolldo Jardins, em São Paulo, foi o ponto alto das ações da Vinhos de
Portugal no Brasil. A entidade que promoveu os vinhos daquele país no mundo
todo, convidou o master of wine Dirceu Vianna Júnior, brasileiro radicado em
Londres, para eleger os 50 Grandes Vinhos, entre cerca de 460 garrafas de
vinhos oriundos de todas as regiões produtoras de Portugal.
Para Vianna, além de ter sido um evento
desafiador, por causa da necessidade de foco concentrado numa tarefa dessa
envergadura, o mais difícil mesmo foi escolher os 50 Grandes. Sobre isso, disse o único master of wine
brasileiro: “Tenho confiança de que não deixei passar nenhum vinho sem ter
demonstrado o devido respeito por cada garrafa. Em certos casos, garrafas foram
separadas e degustei esses vinhos várias
vezes, para ter certeza”, afirma.
Esse cuidado se justifica. Só mesmo um
profissional como ele é capaz de assumir esse desafio. Afinal, os vinhos
portugueses estão conquistando cada vez
mais espaço no mercado brasileiro e vêm chamando atenção. Para o presidente dos
Vinhos de Portugal, Jorge Monteiro, esta ação em si não deixa de ter como
objetivo impulsionar as vendas, mas “mais do que isso quer reforçar a imagem
de Portugal como país de excelentes
vinhos, com qualidade consistente, de
uma enorme diversidade de aromas e sabores e uma ótima relação
custo-benefício.”
Ocupando
a terceira posição entre os vinhos estrangeiros mais vendidos no Brasil,
Monteiro deseja que já neste ano Portugal possa ocupar o segundo lugar no
coração e nas taças dos brasileiros. “O atual consumo per capita, associado às
expectativas de desenvolvimento econômico, fazem-nos admitir um crescimento
interessante do consumo de vinho no Brasil nos próximos anos. É esse
crescimento que queremos disputar”, afirma o presidente dos Vinhos de Portugal.
Sobre Vinhos de Portugal:
É a associação interprofissional do setor
vitivinícola português, que tem como missão promover a imagem de Portugal,
enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de
Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor
dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos
tranquilos portugueses em 11 mercados e agrupa estruturas associativas e
organizações de profissionais ligadas ao comércio, à produção, às cooperativas,
aos destiladores, aos agricultores e às regiões demarcadas portuguesas.
Sobre Jorge Monteiro
Jorge Monteiro licenciou-se em engenharia Eletrotécnica pela
Universidade do Porto, complementada por diversas pós-graduações na área da
Gestão. Exerceu funções na Renault Portuguesa, Fábrica de Cacia, e na Philips
Portuguesa, Divisão Industrial de Ovar. Foi Gestor de Participações na SPR,
Sociedade Capital de Risco, SA. Foi Diretor-Geral do Business and Innovation
Centre do Porto e Diretor Executivo da APGEI, Associação Portuguesa de Gestão e
Engenharia Industrial. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da CCRN, Comissão de
Coordenação Regional do Norte, acumulando com a gestão do PRODOURO, Programa de
Desenvolvimento do Douro.
Entrou no mundo dos vinhos em 1999, quando assumiu a Direção do
Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVP/IVDP). Após uma passagem num
grupo familiar na área da Produção e Transformação Produtos Agrícolas,
regressou ao setor dos vinhos, em 2011 quando assumiu a Presidência da
ViniPortugal, ou Vinhos de Portugal.
Sobre Dirceu Vianna Júnior
Dirceu Vianna Júnior nasceu em Cândido Rondon,
Paraná, e, em 1989, mudou-se para a Inglaterra. Começou como garçom em Londres
e, com o tempo, aprofundou os estudos sobre vinhos e é hoje o único Master of Wine brasileiro.
Atualmente, é um dos executivos da importadora e distribuidora de vinhos Coe Vintners
e dá consultoria para várias vinícolas do mundo, inclusive no Brasil.
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