sábado, 28 de setembro de 2013

50 GRANDES VINHOS DE PORTUGAL


Em sua segunda edição, o evento que revelou os 50 Grandes Vinhos para o Mercado Brasileiro já se tornou um dos principais acontecimentos do setor no país. Um almoço no dia 25 setembro, na Casa Leopolldo Jardins, em São Paulo, foi o ponto alto das ações da Vinhos de Portugal no Brasil. A entidade que promoveu os vinhos daquele país no mundo todo, convidou o master of wine Dirceu Vianna Júnior, brasileiro radicado em Londres, para eleger os 50 Grandes Vinhos, entre cerca de 460 garrafas de vinhos oriundos de todas as regiões produtoras de Portugal.
Para Vianna, além de ter sido um evento desafiador, por causa da necessidade de foco concentrado numa tarefa dessa envergadura, o mais difícil mesmo foi escolher os 50 Grandes.  Sobre isso, disse o único master of wine brasileiro: “Tenho confiança de que não deixei passar nenhum vinho sem ter demonstrado o devido respeito por cada garrafa. Em certos casos, garrafas foram separadas e  degustei esses vinhos várias vezes, para ter certeza”, afirma.
Esse cuidado se justifica. Só mesmo um profissional como ele é capaz de assumir esse desafio. Afinal, os vinhos portugueses estão conquistando  cada vez mais espaço no mercado brasileiro e vêm chamando atenção. Para o presidente dos Vinhos de Portugal, Jorge Monteiro, esta ação em si não deixa de ter como objetivo impulsionar as vendas, mas “mais do que isso quer reforçar a imagem de  Portugal como país de excelentes vinhos, com qualidade consistente,  de uma enorme diversidade de aromas e sabores e uma ótima relação custo-benefício.”
Ocupando a terceira posição entre os vinhos estrangeiros mais vendidos no Brasil, Monteiro deseja que já neste ano Portugal possa ocupar o segundo lugar no coração e nas taças dos brasileiros. “O atual consumo per capita, associado às expectativas de desenvolvimento econômico, fazem-nos admitir um crescimento interessante do consumo de vinho no Brasil nos próximos anos. É esse crescimento que queremos disputar”, afirma o presidente dos Vinhos de Portugal.

Sobre Vinhos de Portugal:
É a associação interprofissional do setor vitivinícola português, que tem como missão promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca “Vinhos de Portugal” e contribuindo para um crescimento sustentado do volume e do valor dos vinhos portugueses, assim como da sua diversidade. Promove os vinhos tranquilos portugueses em 11 mercados e agrupa estruturas associativas e organizações de profissionais ligadas ao comércio, à produção, às cooperativas, aos destiladores, aos agricultores e às regiões demarcadas portuguesas.

Sobre Jorge Monteiro
Jorge Monteiro licenciou-se em engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, complementada por diversas pós-graduações na área da Gestão. Exerceu funções na Renault Portuguesa, Fábrica de Cacia, e na Philips Portuguesa, Divisão Industrial de Ovar. Foi Gestor de Participações na SPR, Sociedade Capital de Risco, SA. Foi Diretor-Geral do Business and Innovation Centre do Porto e Diretor Executivo da APGEI, Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da CCRN, Comissão de Coordenação Regional do Norte, acumulando com a gestão do PRODOURO, Programa de Desenvolvimento do Douro.

Entrou no mundo dos vinhos em 1999, quando assumiu a Direção do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVP/IVDP). Após uma passagem num grupo familiar na área da Produção e Transformação Produtos Agrícolas, regressou ao setor dos vinhos, em 2011 quando assumiu a Presidência da ViniPortugal, ou Vinhos de Portugal.

Sobre Dirceu Vianna Júnior
Dirceu Vianna Júnior nasceu em Cândido Rondon, Paraná, e, em 1989, mudou-se para a Inglaterra. Começou como garçom em Londres e, com o tempo, aprofundou os estudos sobre vinhos e é  hoje o único Master of Wine brasileiro. Atualmente, é um dos executivos da importadora e distribuidora de vinhos Coe  Vintners  e dá consultoria para várias vinícolas do mundo, inclusive no Brasil.


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