quarta-feira, 31 de julho de 2013

INSTITUTO DEL VINO ITALIANO DI QUALITÀ



                        A Pio Cesare foi fundada em 1881, que leva seu nome em homenagem. Pio Cesare foi um dos primeiros a acreditar no grande potencial de Barolo, Barbaresco e outros grandes vinhos, sendo um dos primeiros a produzi-los e torna-los conhecidos.    
              Os vinhos de Pio Cesare , localizada em Alba na região do Piemonte, são vinificados por cinco gerações, possuindo atualmente 50 hectares de vinhedos em diversas regiões, também utilizam uvas  de alguns “fornecedores históricos” localizadas em áreas específicas e seguem orientações, instruções e controle de qualidade rigorosos da Cantina.
              Abaixo as impressões dos quatro vinhos degustados no evento realizado no Hotel Unique.



BAROLO ORNATO DOCG 2008

 Uva Nebiolo                    Álcool – 14,5% Vol.                    
As uvas são de suas parcelas de Cascina, ornamentado em Serralunga d’Alba. Maceração em cubas de aço inox por 15 dias e envelhecido por 38 meses em barricas de carvalho francês.
Nariz de floral intenso de violetas, frutas vermelhas frescas, menta e especiarias. Na boca taninos presente e equilibrado, final longo. Realmente um Barolo de respeito.





BAROLO CLÁSSICO DOCG 2007

Uva Nebiolo                      Álcool – 14,5% Vol.
Produzido com uvas de vinhedos próprios e de produtores parceiros, sua fórmula é de Barolo mais antiga que permite produzir um vinho típico de características das diversas áreas do Barolo.
Macerado por 20 dias em cubas de aço inox e envelhecido por mais de 3 anos em barricas de carvalho francês.
Aromas de frutas vermelhas (amora, framboesa), menta e mineral terroso. Ataque na boca com seus taninos intensos e persistência aromática.




BARBARESCO DOCG 2007

Uva Nebiolo                      Álcool – 14,5% Vol.
Os vinhedos são de propriedade da família localizados na comuna de Treiso. Maceração em cubas de aço inox e envelhecidos por 28 meses em barricas bordalesas novas.
Explosão de frutas no nariz(cereja, groselha e ameixa), cravo, baunilha e alcaçuz.  Boca de acidez vibrante, taninos presentes mas sedoso.






BARBERA D’ALBA FIDES DOC 2009

Uva Barbera                       Álcool – 14% Vol.
Fides significa fé, confiança em latim e suas vinhas localizam-se em Serralunga d’Alba. Macerado por 10 dias e depois envelhecido em carvalho francês torrado por 20 meses.
Aromas de frutas vermelhas, defumado e leve toque floral. Na boca denota-se sua tipicidade, com taninos marcantes, bem complexos. Bom pra comidas elaboradas com temperos fortes e carnes de caça.



Saúde
Clovis Pavan

Nenhum comentário:

Postar um comentário