segunda-feira, 8 de julho de 2013

WINES OF SOUTH AFRICA - MORGENSTER



 Morgenster Wine Farm 



Em 1992, Giulio Bertrand comprou a histórica fazenda Morgenster e se mudou da Itália para a África do Sul. Datada de 1711, a propriedade foi então adaptada para o plantio de vinhas típicas de Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc and Petit Verdot. Seus vinhos foram reconhecidos pela Wine Advocate 2011, sendo oito deles com notas entre 90 e 94 pontos. A vinícola conta ainda com a consultoria de Pierre Lurton, diretor do Chateau Cheval Blanc e do Chateau d’Yquem.



No evento, o produtor oferecia distintas safras (2001 e 2008) de um mesmo vinho, proporcionando didática comparação entre ambos e atestando um bom potencial de guarda.





Os vinhos apresentados foram:

Lourens River Valley 2001 e 2008

O primeiro conta com um corte majoritário de Merlot, e parcelas de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Discreto atijolado no visual. Frutas vermelhas ainda presentes, cedro e uma nota tostada no nariz. Boca elegante, revelou especiarias, taninos finos e boa acidez.

Na safra 2008, predomina a Cabernet Franc com 53%, combinada com 25% de Merlot, 21% de Cabernet Sauvignon e 1% de Petit Verdot. Nariz vibrante, com notas de especiarias, frutas vermelhas, caramelo e anis. Taninos sedosos e ótima acidez em boca.



Morgenster 2001 e 2008

A safra 2001 denunciou discreto atijolado no visual. Nariz de especiarias e frutas vermelhas. Na boca era fino, elegante e demonstrou todo o potencial do terroir de Stellenbosch.

Já a safra 2008 tinha cor rubi brilhante. Frutas negras, amêndoas e café no nariz. Boca elegante, taninos finos e excelente mineralidade.

Sem duvida, um dos ícones Sul Africanos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário